Insinuar que os manifestantes chilenos estão corretos apenas porque organizam protestos é tão coerente quanto assumir que o MBL tinha razão sobre a esquerda brasileira pelo simples fato de comandar protestos ainda maiores, com mais de 1 milhão de pessoas, contra ela.
Protestos são instrumentos legítimos numa democracia - mas não são argumentos finais. Os coletes amarelos que tacaram fogo há poucos meses em Paris não provaram o fracasso da economia europeia. O mesmo vale para o Chile.
Um país deve ser analisado pelos seus dados socioeconômicos. IDH, renda, índice de pobreza, violência, infraestrutura, saneamento básico. Um governo deve ser avaliado pela sua evolução nesses dados. Não há como tratar política pública de outra forma. Grito não é argumento.
Não bastasse, questionar o modelo chileno é necessariamente fazer oposição ao Partido Socialista do Chile, que comandou o país por 14 dos últimos 19 anos, sem alterar a estrutura econômica do "neoliberalismo". A esquerda governou o Chile em 75% do tempo das últimas duas décadas.
Além disso, não rola defender o modelo econômico português e protestar contra o chileno ignorando que o IDH do Chile é o mesmo de Portugal. Portugal é um país colonizador europeu com séculos de história. Chile é um país colonizado com poucas décadas de desenvolvimento.
O Chile tem problemas, claro - como qualquer país. E a desigualdade, a sétima da região, é um deles. Mas não dá pra jogar o bebê fora com a água do banho. Um pobre chileno vive melhor que um pobre de qualquer outro lugar na América Latina. Não dá pra ignorar essa informação.
Na América Latina, o Chile é oficialmente o país mais seguro, o que possui maior renda e menor pobreza, o que tem maior desenvolvimento humano, acesso a saneamento básico e melhor educação.
Nada disso é opinião.
Se o modelo chileno fracassou, o que dirá dos demais?
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Rodrigo da Silva

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!