, 30 tweets, 6 min read
My Authors
Read all threads
Um fio para alunos de mestrado e doutorado. Algumas dicas de alguém que sabe que poderia ter feito diferente e melhor. Divido as dicas em 1) longo prazo; 2) autonomia; 2.1) síndrome do impostor; 3) resiliência; 4) (in)deferência; 5) metodologia; 6) gestão de processos. (1/n)
Longo prazo: o que você quer ser qd crescer? De outra forma, o q vc quer DEPOIS do stricto sensu? Dar aulas? Não dar aulas (fazer só pesquisa)? Ir pra indústria? Ser móvel? Virar bicho do mato? Dialogar com o Brasil e/ou com o mundo? As respostas são fundamentais, pois: (2/n)
Elas que vão determinar se vc deve se aprofundar numa língua estrangeira (inclusive escrevendo a tese em outra língua), buscar um doutorado-sanduíche, e até se auto-promover no twitter (em economia há o #econtwitter para networking). Exemplo: (3/n)
Eu sempre sonhei em sair do Brasil. Mas não tinha ideia de como fazer. Como já era professor da Estácio quando comecei o doutorado, me entupi de aulas para ganhar melhor, mas paguei um preço alto por isso. Não saí pra estudar fora nem por um tempo. E aí? (4/n)
Simplesmente fiquei defasado em relação ao que os alunos de ponta fora do Brasil estavam aprendendo, tanto em termos de método quanto linhas de pesquisa. O resultado é que tenho muito menos conhecimento técnico que alguém de escola de ponta. Pior! (5/n)
Tb comecei minha carreira sem networking. Até traduzi artigos da tese em inglês e publiquei em bons periódicos, mas teriam ido para os top 5 se eu tivesse melhor treinamento e networking! E isso é um problema até hoje. Pq? (6/n)
Pq o mestrado e o doutorado é onde vc mais tem capacidade de aprendizado, o misto de energia e tempo que quando começar a carreira vc não terá mais. As lacunas no treinamento não se fecham. Por isso, nunca publiquei nos top 3 de finanças e economia. Tem mais. (7/n)
Mitiguei um pouco da falta de treinamento ao longo dos anos (depois com publicações top 5), mas catching up completo é impossível. Então segue a dica: estejam antenados com a nata da sua área. E saiam do Brasil se for o caso. (8/n)
Claro que se o objetivo for um emprego tranquilo, focado em dar aulas (nada de errado com isso, pelo contrário!) e com segurança, o mais importante não é maximizar treinamento, mas otimizar chance de se graduar. Para isso, pulamos para: (9/n)
Autonomia. Vc é dono do seu processo. Orientador pode te ajudar (ou ser uma barreira, o que não deveria acontecer, mas acontece). Mas, na boa, se vc está no stricto sensu é pq ralou pra isso. Hj é muito mais fácil se manter atualizado metodologicamente. E aí? (10/n)
Por isso vc define o seu objeto de pesquisa, pega conselhos com colegas e outros professores, e seu orientador VALIDA cada etapa do processo. Não fique esperando que o orientador te dê o passo a passo. Ele não tem! (11/n)
Obs: é difícil não usar o gênero masculino para usar classe geral orientador ou professor. Saibam que o mundo seria muito melhor se houvesse maior (MUITO MAIOR) diversidade de orientadores. Assim, perdoem o uso do masculino. Seguindo. (12/n)
Eu continuo publicando sem manual de passo a passo. E ninguém me ensinou a treinar pesquisadores. Na verdade, quase ninguém sabe ensinar como fazer pesquisa! É quase tudo tentativa e erro. Pior, o processo pode vir com assédio, egos etc. Fuja disso! Como? (13/n)
Independência. Orientador não é amigo ou confidente. Não entregue lealdade (unilateralmente) e submissão. Aja profissionalmente, entregue os capítulos no prazo, documente o processo e siga em frente. Mas! (14/n)
Tem muita armadilha. Tem orientador que quer te usar pra fazer os projetos dele, que tem síndrome de poder, que não aceita sua independência. Não existe receita única para lidar com todos os problemas potenciais. Mas autonomia é fundamental para se proteger. Então? (15/n)
Maturidade intelectual não vem de graça. Todo mundo sofre de síndrome do impostor (a não ser q vc seja um gênio, coisa que não sou, nem a maioria é). Não se isole. Procure colegas e outros professores. Estamos todos no mesmo barco. Ademais, (16/n)
Resiliência é fundamental. “Tese boa é tese defendida”; “Doutorado é teste de resistência”; coloque aqui todos os clichês que queira. Problemas de família, namorados, bichos, saúde, tudo conspira contra. Não tenho mais dicas sobre isso e pulo. (17/n)
(In)deferência. No Brasil adoramos argumento da autoridade. Fulano disse isso. Sicrano aquilo. Foucault fala sobre poder que... Esqueça isso. Foucault já defendeu pedófilo. Respeito (não por Foucault), mas não deferência. Vc tem algo a dizer. Diga. (18/n)
PS2: se ficou ofendido com a provocação sobre Foucault é pq vc tem ídolos. Está errado. Vc está se tornando um cientistx. Respeito, mas não deferência. Só um relógio atômico está certo (24hs, 0 min e 0.0004995 segundos hj). (19/n)
Não crie sua identidade propagandeando o que disse o autor (branco famoso morto?) tal. Nenhuma teoria é completa, nenhum conceito universal, nenhum modelo verificado perfeitamente. Vc vai se tornar um dos experts de uma micro-área do conhecimento. Dialogue! (20/n)
Método: uma dissertação é normalmente a intersecção de três conjuntos: perguntas bem definidas, interessantes e respondíveis. O erro mais comum é querer abraçar o mundo com uma tese muito geral. O 2º erro mais comum? (21/n)
É não entender que muitas perguntas não são respondíveis. Isso é ainda pior em ciências sociais. A sociedade é por demais complexa. P.ex: vc realmente acha que vai conseguir explicar toda a origem da desigualdade? Não vai! (22/n)
Se explicar 5% (coloquei um valor cardinal para exemplificar, nem eh possível quantificar isso) está de bom tamanho. Explicar a desigualdade vinda da situação X com condições Y é possível. Explicar TUDO? Boa sorte. Por isso, método! (23/n)
Como vc vai explicar o que vc quer? Análise de discurso ou cristalografia ou regressões múltiplas baseadas em modelos estruturais? É no método q vc se diferencia como pesquisador. É aí q vc convence seus pares. Se seu método é falho, sua dissertação desmorona. Por isso: (24/n)
Vc tem que desenvolver uma gestão de processos que funcione para si. Eu tinha metas de artigos lidos e, depois, de palavras digitadas por dia. Mas tinha relação informal com orientador. Pode ser que seja necessário agendar e estruturar conversas. Não existe UMA regra! (25/n)
Mas tem que ter ALGUM processo e planejamento. E se vc descobrir que os dados não existem depois de passar anos aprendendo ou desenvolvendo modelos para testar algo? E se sofrer assédio e não estiver documentando? Processos. (26/n)
Fico por aqui. Resumindo: vc é dono do seu processo numa longa jornada que é bem solitária e que vem sem mapa, embora com alguma ajuda de guias. E vc vai se sentir um impostor no meio do caminho. Boa sorte. Se precisar de algo, me escreva: rz25 at nyu.edu. Fin.
PS: meu objetivo eh contribuir para nossa comunidade. Estou a disposicao. Compartilhem que eu continuo tentando escrever conteudo que acho positivo, que torne nosso ambiente academico e politico melhores.
Se quiserem contar historias de terror sobre orientadores, mandem DM que eu posto anonimamente. Assim podemos tracar estrategias para melhorar nosso ambiente academico.
@_pinheira em parte pela sua batalha sobre saúde mental na pós graduação, comecei a tentar passar meu conhecimento adiante.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Rodrigo Zeidan

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!