, 14 tweets, 5 min read
My Authors
Read all threads
Um fio sobre a economia do Irã, importante para dar contexto ao que aconteceu hoje. Primeiro: o país é de renda média, com 80 milhões de pessoas. Na figura a projeção do PIB per capita, antes do ataque americano (renda no Irã é 2/3 da brasileira, que é U$9000) (1/n)
O país está realmente na média mundial, tanto em PIB per capita (eixo X), quanto qualidade do capital humano (eixo Y). Ou seja, o país não é pobre e tem população razoavelmente educada! (2/n)
É um país bem grande, com mais de 80 milhões de pessoas. E não é um país muito velho. Ou seja, teria potencial para se desenvolver, em tese. (3/n)
Fora não ser um país rico com crescimento fraco (e isso antes do ataque), outro grande problema é o desemprego, que atinge mais de 10% dos homens e quase 20% das mulheres (4/n)
Metade da população empregada está em serviços, seja para homens ou mulheres. Não é a economia mais sofisticada do mundo, mas não é um país pobre. (5/n)
Fora desemprego, outro grande problema, em parte por causa das sanções americanas, é a desvalorização cambial. O câmbio quadruplicou, desde 2012. Seria o equivalente a estar mais de R$10 hoje, no Brasil. (6/n)
Obviamente, com desvalorização e economia fraca cheia de sanções, inflação é um problema. Chegou a 40% ao ano, mas agora está “somente” em 10%. (7/n)
Mesmo com inflação alta, os juros não são tão absurdos como no Brasil (taxa média de empréstimos é de 18%, enquanto chega perto de 40% no Brasil, que tem inflação muito menor. Por isso, o crédito privado têm crescido. (8/n)
Mais importante, as exportações, mesmo com as sanções, estavam se recuperando. (9/n)
Assim como as importações. (10/n)
Mais alguns dados interessantes: 21% dos homens fumam, mas somente 1% das mulheres. Somente 1 em 2600 mulheres morrem no parto (taxa de país rico). Grau de cobertura de vacinas é universal (99%). E mais! (11/n)
O país gasta 3% do PIB com a área militar (U$13 bi por ano) e tem 560.000 pessoas nas forças armadas (número bem considerável). Por fim, em educação, 30% dos jovens em idade universitária estão matriculados (mais que o Brasil) (12/n)
Pra resumir. O Irã é um país de renda média, com nível de educação e saúde comparáveis ou até mais altos que o Brasil, com população elevada e potencial para se desenvolver, se não fossem os problemas internos e a maluquice americana. Fin.
@bollemdb @goescarlos @lmonasterio @MiriamLeitaoCom @lauraabcarvalho um fio sobre a economia do Irã, com dados de Banco Mundial e afins.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Rodrigo Zeidan

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!