My Authors
Read all threads
🏳️‍🌈FIO IMPORTANTE! pra todos os Gays de esquerda sinceramente preocupados com o fato do Irã e outros países do Oriente Médio vítimas do imperialismo serem países com políticas duras contra homossexuais dentro de uma perspectiva da organização das lutas LGBT.
Primeiro quero lembrar a história de como surgiu o movimento LGBT organizado em nosso país.
Desde 2014, com o relatório final da Comissão Nacional da Verdade, se tem provas incontestáveis do espancamento, tortura e prisão motivadas por LGBTfobia de 1,5 mil pessoas somente em São Paulo durante as políticas de higienização da ditadura militar.
Famosamente em 1968, quando a “ilustre” Rainha Elizabeth 2ª visitou São Paulo, o delegado Richetti declarou nos jornais era preciso ‘limpar a cidade dos assaltantes, prostitutas, traficantes, homossexuais e desocupados'” para recebe-la
Os relatos da prisão de travestis por exemplo vão nas linhas de “Após três dias de humilhações, em que muitas ficavam sem comida e eram forçadas a limpar a cadeia, algumas chegavam ao ponto de tentar o suicídio para serem soltas mais rapidamente”
E numa época como essa que ser bixa era considerado um agravante da periculosidade frente à Segurança Nacional qual era a política do movimento de esquerda organizado? um completo nada.
Era notável a LGBTfobia latente nas organizações de trabalhadores, sendo considerar isso uma "pauta menor" quase um progressismo quando a grande maioria via como "um vício pequeno burguês"
Bom lembrar inclusive que no início das movimentações do ABC paulista o queridinho Lula declarou em alto e bom tom "Não existem bichas na classe operária".
Frase que tem semelhanças até que demais com "Não há homossexuais no Irã", frase do ex-presidente do Irã Mahmoud Ahmadinejad que causou burburinho em 2007 e está sendo desenterrada hoje em dia pela mídia burguesa.
Sorte do Lula que ele não é oriente médio se não seria retratado como um selvagem maluco até hoje.
Enfim, dentro desse cenário horrível sabem como as bicha brasileira se organizaram? Cancelando o movimento dos trabalhadores? Cancelando as greves do ABC? Não. Fizeram o que a gente faz de melhor que é se meter no meio e mostrar como que se faz direitinho.
Em 1978 se formou em São Paulo o SOMOS, que é a primeira organização LGBT no país e em 1980 iriam entrar pra história do movimento operário brasileiro.
Pois mesmo sabendo a hostilidade do movimento sindical, um grupo de 50 viado e sapatão se juntou a marcha de 1º de maio de 1980 durante as greves do ABC,
levantando duas faixas na cara de todo mundo: “Contra a intervenção nos sindicatos do ABC” e “Contra a discriminação do/a trabalhador/a homossexual”.
Tive a oportunidade de conversar com um antigo membro do SOMOS que disse que reinava um medo absoluto do que poderia acontecer na marcha, o medo era tanto que gerou brigas internas no grupo
Uma parte do grupo achava a ação perigosa e extrema demais e considerou mais seguro fazer um piquenique no parque em busca de apoio.. longe da classe trabalhadora. A bixa velha fez graça "até hoje o movimento LGBT se separa entre as bixa do ABC e as bixa do piquenique"
E foi assim que se pavimentou o caminho para hoje ser quase impossível encontrar qualquer organização de esquerda no Brasil sem uma bixa afrontosa ou uma sapatão do papo reto nas suas fileiras.
Não foi com cancelamento e piquenique das boazuada demais pra ficar perto dos "ignorantes preconceituosos" foi dando a cara a tapa e pegando junto, fazendo pelo certo independentemente se alguém ia gostar ou não
Os direito LGBTs nunca foram conquistando com as bixa se isolando achando-se boas demais pra esse mundo, ao contrário, é se metendo no meio da muvuca que se mostra a fragilidade dos preconceitos.
É botando a contradição na prática “coé lulinha, se não tem bicha na classe operária que que eu tô fazendo aqui com essa faixa? Atura ou surta pois agora vamo tá junto ombro a ombro com os trabalhadores pois é o correto, não é pra ser gostada não”
Então, sim, não vou pintar o Irã e outros lugares do Oriente Médio vítimas do imperialismo como uma maravilha com as gay pq não é.
Mas se a senhora realmente ta preocupada com as gay de lá, te pergunto: o preconceito que a bixa sofre lá diminui com tu virando a cara? Diminui dizendo que os árabe são maluco? Quais ações efetivas que podemos fazer para mudar esse cenário?
Não seria o momento de mostrar que a dor dos oprimidos deve ser uma ponte e não uma ilha? Destruir preconceitos se da pela ação conjunta que o outro te vê como um igual e não por palavras bonitas.
Pois não é mais poderoso para mudar a cabeça de um iraniano médio, uma gay, bi, lésbica, travesti mostrando solidariedade sem preconceitos nos momentos difíceis mais do que uma dúzia de palestras?
Sonho com um mundo sem imperialismo e sem nenhuma opressão de gênero e sexualidade e pra isso se tornar verdade é preciso aproveitar cada oportunidade de estar junto com quem pensa diferente, pois se a ação vira conjunta o pensamento também vira.
A dor que o imperialismo e o capital nos causa é algo que nos conecta, uma ponte que nos permite conhecer melhor todos os povos oprimidos do mundo e enxergar a unidade na nossa diversidade, é o que possibilita a ação conjunta.
Então além de repudiar firmemente as ações imperialistas do EUA contra Irã, faça questão de mostrar que é um LGBT fazendo isso, esse é o ato mais radical e poderoso que se pode fazer contra o imperialismo e pelos gays do Irã e do oriente médio no geral.

FIM DO FIO
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Auto Proclamada Mἶss America Latina 》♡~

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!