, 10 tweets, 3 min read
My Authors
Read all threads
A FUGA DE CARLOS GHOSN EM MANGÁ

Após sua fuga espetacular do Japão para o Líbano, Carlos Ghosn deu nesta quarta-feira sua primeira entrevista à imprensa. Ele não deu detalhes sobre a fuga. Então resolvemos contar essa história através de um mangá. Confira na thread!
No dia 29/12, Carlos Ghosn saiu de casa usando um chapéu e uma máscara cirúrgica. Ele se encontrou com colaboradores em um hotel, às 14h30min. Nesta mesma tarde, o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, foi para o mesmo hotel, onde se hospedou para festejar o Ano Novo.
Por pouco, os dois não se esbarram no lobby.
Ele pegou um trem-bala da estação de Shinagawa até Osaka às 16h30 e, chegando lá, tomou um táxi até um hotel perto do aeroporto internacional de Kansai, numa ilha artificial perto de Osaka.
Aparentemente, Ghosn viajou como carga num jato Bombardier Global Express, operado pela empresa aérea turca MNG Holding, escondido dentro de uma enorme mala preta que seria grande demais para passar pelo raio X.
O Bombardier pousou às 5h30 do dia 30 de dezembro em Istambul. Como mudar de aeronave poderia chamar a atenção das autoridades para Ghosn, ele foi transferido, segundo um funcionário turco, dentro de uma caixa para um avião Bombardier menor, que logo decolou para Beirute.
Ghosn chegou a tempo de se reunir com a mulher e amigos para um jantar de Ano Novo, onde brindaram com champanhe.
As ilustrações são de André Mello, da editoria de arte do Jornal O Globo.
Ghosn enfrenta quatro acusações no Japão - ele se diz inocente em todas elas- incluindo ocultar renda e enriquecer-se com pagamentos a concessionárias no Oriente Médio.
A fuga teria sido planejada por meses, com o auxílio de dois ex-militares de elite: Michael Taylor, veterano das Forças Especiais do exército americano, os Boinas Verdes; e o libanês George-Antoine Zayek, que era membro de uma milícia cristã quando conheceu Taylor nos anos 90.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Jornal O Globo

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!