, 13 tweets, 3 min read
My Authors
Read all threads
A política de abstinência sexual anunciada pelo governo Bolsonaro me lembrou daquela que vi ser adotada por uma missão religiosa no interior da África Subsaariana, onde eu morei por um ano, em 2006. Segue a thread:
Eu morei em Moçambique como professora voluntária, dando aulas de português numa escola pública, localizada dentro de uma missão católica (no interior da província de Sofala). O lugar era tão isolado que na época não tinha energia elétrica, nem referência no Google Maps.
Os religiosos promoviam a abstinência sexual e eram contra o preservativo, alegando que estimulava a promiscuidade. Em palestra aos alunos, uma religiosa (brasileira, por sinal), disse que a camisinha causava Aids: "Em Uganda, distribuíram preservativos e toda a aldeia morreu!"
Na 8a classe, onde eu dava aula, a idade média dos alunos era de 18 anos. Na catequese, que eram obrigados a frequentar, todos juravam que faziam abstinência sexual. Na vida real, seguiam transando sem camisinha. Cerca de 10 alunas foram expulsas ao longo do ano por engravidarem
Em 2016, Moçambique registrava então 270 mortes por dia em consequência do vírus HIV. O governo distribuía camisinhas, mas os religiosos da missão onde eu morava preferiam não distribuí-las.
Preocupados com a situação, criamos na escola uma campanha para discutir educação sexual e prevenção ao HIV. Nas atividades, pedíamos que os alunos escrevessem anonimamente suas dúvidas, e depois juntos tentávamos respondê-las. Aos interessados, também distribuíamos preservativo
Descobrimos que eles tinham dúvidas básicas. "É verdade que se colocar sete preservativos protege mais?" A falta de educação sexual também favorecia mitos e teorias da conspiração. Era corrente a ideia de que os EUA tinham implantado o HIV no preservativo para matar os africanos
Quando o padre da missão descobriu nosso trabalho de conscientização sobre métodos contraceptivos e de prevenção ao HIV, ele transformou o tema em seu sermão dominical - que todos os alunos eram obrigados a assistir. Alertou que havia "falsos profetas" distribuindo preservativos.
Na mesma missão, também trabalhava um religioso que eu e outros professores descobrimos que era pedófilo. Encontramos mais de cem fotos de alunas seminuas no seu computador. Ele seguiu em cargo de direção educativa por mais um ano depois de denunciarmos o caso.
Impactada pela experiência, segui estudando o tema em um projeto de mestrado. Na minha dissertação (do PPG em Sociologia da UFRGS), usei o conceito de racionalidade cínica para analisar as relações que imperavam naquela missão religiosa, em nome de ideais aparentemente tão nobres
Minha dissertação, "Reduções do século XXI: O papel de uma Missão católica na reprodução de relações coloniais tardias – o caso de Mangunde, Moçambique", foi concluída em 2013. Não imaginava que ela seria tão relevante para entender o Brasil de 2020. lume.ufrgs.br/bitstream/hand…
Aliás, recomendo à ministra Damares uma visita à Africa Subsaariana para compreender como podem ser perigosos os efeitos da política de abstinência sexual no combate à gravidez precoce e à Aids.
(Fim da thread)
Ops, corrigindo ali em cima - O ano correto é 2006, não 2016: "Em 2006, Moçambique registrava então 270 mortes por dia em consequência do vírus HIV. O governo distribuía camisinhas, mas os religiosos da missão onde eu morava preferiam não distribuí-las."
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Letícia Duarte

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!