, 16 tweets, 4 min read
My Authors
Read all threads
MEC coloca em ENORME risco a existência do Fundeb ao dizer que vai enviar nova PEC.
E ainda desrespeita 3 anos de trabalho do Congresso Nacional, liderado pela @profdorinha.
Governar não deveria ser para amadores, diversionistas e oportunistas👇🏻
O prazo de aprovação é final de 2020, sem a qual os sistemas educacionais entrarão no mais completo CAOS em janeiro de 2021.
Entre outras consequências, a diferença entre investimento por aluno sairá dos já indecentes 579% para 13.800%!
Desde 2017 temos trabalhado na formulação de um novo Fundeb, com uma série de pesquisas, modelagens e simulações, para melhorarmos seu desenho e impacto nos resultados educacionais.
O novo Fundeb é uma oportunidade propulsora de equidade socioeconômica no País, de ampliarmos os recursos públicos para a Educação com foco na APRENDIZAGEM dos estudantes e de enfrentamento das desigualdades educacionais e das ineficiências alocativas.
Temos feito uma defesa incansável do imperativo de investirmos mais em quem mais precisa. O mais fundamental do novo Fundeb que defendemos é que ele seja pró-equidade em 4 níveis, a saber: Brasil, Unidades da Federação, municípios e escolas/alunos.
No nível nacional, defendemos o modelo de distribuição da complementação da União ente-a-ente, como tb proposto por estudo da própria Câmara. Assim, municípios pobres de Estados mais ricos receberiam complementação, enquanto os com alta capacidade fiscal deixariam de receber.
Defendemos ainda que a distribuição dos recursos da União leve em conta todos os recursos vinculados à educação (VAAT) e não somente aqueles da cesta de recursos do Fundeb.
Para assegurar, AO MESMO TEMPO, que não haja perdas para qualquer rede e que as mais pobres ganhem mais, defendemos um período de transição entre o modelo atual e o VAAT. O tempo da transição dependerá do % de complementação da União alcançado.
Já demonstramos em muitas audiências públicas que, em um modelo muito mais redistributivo como o proposto por nós, a complementação deve sair de 10% para 15% logo após a aprovação, para tirarmos por volta de 40% dos municípios da indigência de financiamento. E mais 👇🏻
A partir desse novo patamar, o necessário aumento pode ser gradual e incorporar condicionalidades e incentivos a resultados.
Inserir condicionalidades aos fundos adicionais do Fundeb é a melhor oportunidade para melhorarmos a cadeia de implementação e a gestão na ponta.
Para viabilizar este aumento, o @TodosEducacao foi a única org da soc civil a apresentar um estudo de fontes de recursos para a expansão do aporte da União de 10% até 40%, entregue para o presidente @RodrigoMaia, @profdorinha, @DeputadoBacelar e outros parlamentares.
Vejam o quanto o novo Fundeb pode representar no avanço da educação brasileira, para a melhoraria da sua qualidade!
É financiamento a favor da oferta educativa e do direito dos alunos a uma educação muito melhor, que assegure sua aprendizagem.
A defesa de alguns de simplesmente tornar o Fundeb permanente na CF com as regras atuais é a expressão da mediocridade que nos faz entender pq temos tanta dificuldade em avançar.
A educação sofre enormemente com os mais diversos interesses que passam muito longe dos alunos.
O @TodosEducacao continuará trabalhando para construir o consenso em torno de um substitutivo aperfeiçoado da PEC 15. Nunca patrocinamos PECs alternativas, como outros 👁 👁 fizeram.
É a partir do conhecimento acumulado e do diálogo plural estabelecido na Comissão Especial da PEC 15 que o Brasil poderá transformar o novo Fundeb em uma poderosa alavanca de equidade e qualidade, além de esteio da educação básica pública do país.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Priscila Cruz

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!