My Authors
Read all threads
'CORRA!' E AS OLIMPÍADAS NA ALEMANHA NAZISTA

Os Jogos Olímpicos de 1936 foram organizados para serem uma grande propaganda nazista e reforçar o conceito de Hitler de que a raça ariana era superior às outras. Mas quem brilhou nessa edição foi um atleta negro chamado Jesse Owens.
Em 'Corra!' o personagem Dean, sogro de Chris, comenta que seu pai foi desclassificado nas eliminatórias das Olimpíadas de 1936 por Jesse Owens, que teria vencido a medalha de ouro em pleno Jogos Olímpicos na Alemanha Nazista. Em partes essa história é real.
Naquela época tudo indicava que o alemão Lutz Long venceria as disputas de velocidade e salto em distância, mas quem saiu vitorioso foi Owens com 4 medalhas de ouro no atletismo, fazendo cair por terra a ideia da supremacia ariana de Hitler.
Apesar disso, consta que Owens teria sido recebido melhor na Alemanha nazista do que nos Estados Unidos. Mesmo com toda propaganda nazista, ele foi acolhido como um superstar pelo o povo alemão - precisava sair da vila olímpica escoltado por soldados tamanho assédio.
Sua popularidade na Alemanha fez com que a Adidas o patrocinasse, tornando-o o primeiro atleta negro a ser patrocinado na história.
Há muitas versões sobre a forma como Hitler reagiu ao sucesso de Owens nas Olimpíadas. Uma delas é que Hitler teria ficado furioso com a vitória de Jesse e se recusado a parabenizar o atleta.
A versão que consta na biografia de Jesse, é que o líder nazista já havia parado de cumprimentar um a um os vencedores, pois assim não mais atrasava o cronograma das competições.
“Quando eu passei, o chanceler (Hitler) se ergueu, e acenou com a mão para mim, eu respondi ao aceno. Não foi Hitler que me ignorou, quem o fez foi Franklin Delano Roosevelt (então presidente dos EUA). O presidente nem sequer me mandou um telegrama.”
Jesse Owens relatou que em um evento na Casa Branca ele foi obrigado a entrar pela porta de trás, enquanto os outros atletas brancos entravam pela porta da frente.
O momento da subida de Jesse ao pódio chegou a ser registrado pela cineasta Leni Riefenstahl no filme "Olympia". Riefensthal afirmou que Joseph Goebbels, então Ministro da Propaganda, não queria que ela mostrasse atletas negros no filme, mas ela acabou convencendo-o do contrário.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Dias de Cinefilia

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!