, 10 tweets, 3 min read
My Authors
Read all threads
“Ninguém está verdadeiramente isento de tendências políticas. A opinião de que arte não deveria ter a ver com política é em si mesma uma atitude política”, escreveu George Orwell, que morreu no dia 21 de janeiro de 1950, em um hospital de Londres, há exatos 70 anos.
George Orwell nasceu Eric Arthur Blair em Bengala, Índia, onde seu pai trabalhava para o Departamento de Ópio do Serviço Público Indiano da Grã-Bretanha; estudou em instituições de elite e foi ele próprio durante cinco anos agente da polícia imperial na Birmânia;
Viveu com os miseráveis de Paris e Londres no final dos anos 1920; lutou pela causa republicana na Guerra Civil Espanhola ao lado de uma milícia minoritária de inspiração anarquista e trotskista, quando levou um tiro na garganta que quase lhe tirou a vida.
Autointitulado socialista democrático, criticou o socialismo oficial da Inglaterra e denunciou o governo soviético, o que suscitou a desconfiança da esquerda britânica e dificultou a publicação, entre outros, de "A revolução dos bichos".
Publicado em 1949, "1984" obteve sucesso imediato. Até hoje, junto com "A revolução dos bichos", vendeu quase 50 milhões de cópias em mais de sessenta países.
Na época, o uso da obra como munição ideológica na Guerra Fria fez Orwell declarar: “Meu recente romance não consiste num ataque ao socialismo ou ao Partido Trabalhista Britânico (o qual apoio)”.
E completou que a escolha da Inglaterra como espaço onde se desenrola a ação serviria para mostrar que “se não for combatido, o totalitarismo pode triunfar em qualquer parte”.
Terminou de escrever "1984" em meio a crises de tuberculose, doença que o matou sete meses depois da publicação da obra. Tinha apenas 46 anos.
"A atualidade da obra de Orwell é justamente o fato de que nunca deixou de ser atual."

Leia, na @quatrocincoum, uma resenha de "1984", obra-prima de Orwell, escrita por Samir Machado de Machado: bit.ly/2v1NgC7
No @OGlobo_Cultura, você confere uma entrevista com Dorian Lynskey, autor do livro "O ministério da verdade: Uma biografia de ‘1984’”: glo.bo/2NOkSdj

A obra, que será lançada ainda este ano pela Companhia das Letras, examina os diferentes aspectos de "1984".
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Companhia das Letras

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!