My Authors
Read all threads
O real está desvalorizado? Reduziram demais os juros? Inflação está alta?

Todo esse episódio evidencia o seguinte fato: o governo não é bom gestor de nada, inclusive e sobretudo, no que tange à moeda.
“O quê? Mas e quem se encarregaria da provisão monetária? Os empresários em busca do lucro? Oooh...”

Pois sabiam que a nação mais rica e das mais livres do planeta foi fundada sobre o pilar da moeda livre, moeda escolhida pelo mercado.
O dólar que hoje conhecemos tem origem no “dólar espanhol”, uma moeda de prata cunhada pelo império espanhol que continha 371,25 grãos de prata pura.

Quando a constituição americana foi escrita, essa era a moeda corrente no mercado; não porque o Rei da Inglaterra assim ordenou,
mas sim porque os indivíduos livremente a adotaram. Além disso, havia livre circulação de moedas de prata e de ouro.

O monopólio sobre a cunhagem e o banco central apareceram bem mais tarde. E hoje o dólar é uma medida abstrata sem definição legal
que tampouco representa moeda forte (mas bem menos fraca que a nossa, claro).

Mas voltando ao Brasil, o estado de coisas aqui é desalentador. Nossa inflação é mais do que o dobro de países desenvolvidos. E o pior, somos obrigados a usar o real.
Pior ainda, é uma contravenção recusar o real no comércio. Mas não acaba aí, somos também proibidos de pactuar contratos em moeda estrangeira ou em ouro.

Claro que com o Plano Real evoluímos e muito. Antes o descontrole era absoluto.
Em nome do “interesse público”, o estado prometia tudo e gastava o que não tinha. Anos de alta inflação e hiperinflação, verdadeiros crimes contra a humanidade, onde nenhum culpado é punido, sequer processado.
As vítimas – em especial os mais pobres assalariados -- sofrem sob a destruição da moeda sem possibilidade de recurso.

O que seria senão uma atrocidade condenar um indivíduo a poupar os frutos do seu trabalho num dinheiro que perde poder de compra constantemente?
“Ah mas hoje nossa inflação é apenas 4% ao ano... estamos dentro da meta!”

Então que se reduza logo essa meta e permitam a liberdade de escolha do cidadão. Felizmente vejo a equipe econômica atual com projetos nesse sentido (espero que se concretizem logo),
por exemplo, de abrir a possibilidade de termos conta corrente em dólares (sim, hoje é proibido).

E por que esse tipo de coisa é proibida? Porque poderia reduzir a demanda pelo real.
Ou seja, o estado é incapaz de nos fornecer uma boa moeda e nós somos obrigados a arcar com as consequências de sua incompetência.

No passado, na época do padrão ouro/prata, os cidadãos comuns podiam poupar simplesmente acumulando dinheiro em espécie.
Hoje, em tempos de juros mínimos e inflação alta (sim, 4% é alta), todos têm de se aventurar na bolsa de valores simplesmente para manter seu poder de compra.
Ou quase empatar emprestando para o governo a taxas pós-fixadas (ou algúem aqui honestamente arrisca emprestar ao estado brasileiro a taxas pré de 5% segurando o título anos a fio?)
O ponto aqui é: não há política mais popular, mais benéfica para a sociedade que estabilidade da moeda. E se o governo é incapaz de fornecê-la, que então remova de uma vez as amarras que impedem o cidadão de buscar alternativas livremente.
Nenhuma civilização enriqueceu tendo como política o enfraquecimento de sua moeda. Nenhuma.

Juros altos ou baixos não são ruins ou bons, são dados de mercado que refletem a oferta e demanda de poupança, de fundos emprestáveis.
Manipular a taxa de juros, injetar dinheiro na economia não cria magicamente bens e serviços. Não são causa de prosperidade nem produtividade.

A qualificação de ruim ou bom se aplica apenas ao conceito de coerção e liberdade. Somos coagidos a demandar um bem? Ruim.
Somos livres para perseguir alternativas? Bom.

E, para encerrar, num ambiente de liberdade, o indivíduo vai sempre preferir uma moeda que mantém poder de compra a uma que é desvalorizada constantemente. Duvida? Então conceda-lhe a liberdade e deixe ele escolher. {fim}
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Fernando Ulrich

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!