My Authors
Read all threads
Prometi que hoje comentaria a pesquisa em profundidade realizada em 2019 pela Esther Solano com 24 eleitores bolsonaristas das classes C e D e que revelou uma crescente rejeição com o presidente. Esses entrevistados apontaram Sergio Moro como a pessoa capaz de dar ordem à crise
Vamos lá: 1) O perfil deste eleitor é antiesquerdista, antissistema, antipartidário e anti-intelectual. Foram feitas rodadas de entrevistas: início de 2018, fevereiro e março, e em setembro último. Na última rodada, Moro foi mencionado como o líder capaz de dar jeito no país.
2) A opinião dos bolsonaristas é antissistêmica. Uma ilustração vem desta passagem da fala de um dos entrevistados: “São todos iguais. PT, PSDB. Poder é poder. Não querem saber da gente. É tudo corrupto, tudo... Eu não voto por esquerda nem direita, voto na pessoa.”
3) O mesmo entrevistado cita os motivos para votar em Bolsonaro (antes da decepção do final do ano passado): “Ah, eu acho que Bolsonaro é diferente e pode mudar tudo isso. A gente acredita nele. A gente tem fé nele, que ele vai melhorar.”
4) E é por aí que surge a Lava Jato como cruzada moralista. A percebem como primeira grande operação de combate à corrupção que realmente conseguiu punir. Moro, então, se apresenta como “salvador”. Mais que isso, como “um enviado capaz de limpar o Brasil”.
5) Uma segunda característica marcante dos entrevistados bolsonaristas é o tradicionalismo patriarcal. Odeiam as pautas identitárias, dos movimentos feministas, LGBT e negro. Sentem saudades da época em que não se questionava o ideário masculino da família tradicional patriarcal.
6) Finalmente, a articulação da família com a religião. Fala de uma entrevistada: “voto no Bolsonaro porque ele defende a família, ele é do lado religioso. O PT queria fazer o kit gay, ia liberar os presos, e as crianças escolheriam na certidão se querem ser meninos ou meninas”.
7) Mas, aí veio a “bagunça”, como alguns entrevistados qualificam o primeiro ano de Bolsonaro. O presidente se revelou muito polêmico e violento – uma ofensa à ordem, à paz social. Moro, por aí, reforça seu perfil de “salvador” e “enviado por Deus”.
8) Analisemos friamente. De um lado, é evidente o pendor anti-esquerda (ou anti-petista, que se confunde no discurso desses eleitores) dos entrevistados. Disso, não há dúvida.
9) Mas, há um outro dado importante neste deslocamento: a frustração com Bolsonaro. Esta é uma novidade da maior relevância. Houve um degelo em relação à projeção que os eleitores de Bolsonaro fizeram. Desmanchou uma convicção que se apresentava como uma pedra.
10) O que gostaria de sugerir é que esta primeira trincheira foi quebrada. Talvez, a mais importante delas: a convicção quase religiosa. Como se fosse a primeira batalha perdida numa Cruzada Santa. Perdida pelo líder dos templários.
11) Bolsonaro não é Moro. Bolsonaro tem um perfil mais próximo do brasileiro mediano: afirma sua ignorância quase diariamente (como em relação aos temas da economia), é desajeitado, exagera, não segue protocolos e despreza a liturgia do cargo que ocupa.
12) Moro não tem este perfil. Está mais para um bom-moço de classe média. Não há como negar: há um distanciamento nítido em relação ao brasileiro médio. E não possui nem de longe a estrutura política montada pelos Bolsonaro desde 2014.
13) Este deslocamento enfraquece o bolsonarismo, mas ainda não cria um “morismo” ou algo que o valha. Moro terá que comer muito feijão para deixar de ser promessa e se tornar realidade.
14) Para finalizar: o deslocamento dos bolsonaristas é uma primeira derrota da extrema-direita histérica. Uma primeira decepção consistente. Uma defecção. Um racha. Um enfraquecimento que as forças democráticas deveriam estar preparadas para explorar.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Rudá Ricci

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!