My Authors
Read all threads
Certa vez eu conversava com o então Comandante da Brigada Militar do Rio Grande do Sul (Brigada é como se chama a Polícia Militar de lá), quando ele me disse que na sua tropa não se dizia mais “bandido”. O termo usado era INDIVÍDUO EM SITUAÇÃO DE RISCO SOCIAL.
O Brasil foi convencido de que o criminoso é uma vítima da sociedade. A mídia e os formadores de opinião são obcecados com a violência policial e completamente cegos para a violência dos criminosos. Os ideólogos nos forçaram a usar um novo vocabulário, carregado de hipocrisia.
O mesmo Comandante me disse que, na sua opinião, a função da polícia não era prender criminosos, mas MEDIAR CONFLITOS.

Essa doença contaminou toda a sociedade. No Rio, por exemplo, não existem mais mendigos ou moradores de rua. Viraram, todos, PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA.
A modificação da linguagem é sempre para aliviar ou isentar o indivíduo de qualquer responsabilidade. O criminoso com menos de 18 anos era um bandido, pivete ou trombadinha; depois se tornou, por força de lei, menor infrator e hoje é um ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI.
Não importa o que o "adolescente infrator" faça - assalto, estupro, assassinato - ele jamais comete um crime, ele comete ATO INFRACIONAL.

Ele não pode ser preso, ele só pode ser APREENDIDO.

Ele não cumpre pena, ele fica internado para o CUMPRIMENTO DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS.
Os criminosos que cumprem pena em cadeias eram chamados de presos ou detentos; depois se transformaram em APENADOS e agora, pela obra e graça das ONGs e dos ideólogos da segurança, são PESSOAS PRIVADAS DE LIBERDADE.

Não ria. Essa é a nomenclatura oficial.
A mudança da linguagem força, inconscientemente, a mudança das atitudes. A sociedade passa a achar o crime violento uma coisa comum e banal, e o criminoso se torna um pobre coitado que não merece punição, e sim ajuda.

O país fica doente.
Só um país doente criaria o auxílio-reclusão (ou bolsa penitenciária) que paga mais de MIL REAIS por mês ao bandido enquanto ele está preso.

Pense bem no que isso significa: a família de uma vítima que foi assassinada ajuda, com seus impostos, a sustentar a família do assassino
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Roberto Motta

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!