My Authors
Read all threads
Alguns comentários breves (pelo menos espero que sejam, mas ñ garanto...) sobre uma eventual imunidade de grupo em estados/municípios Brasileiros.
1o) Sem dados sólidos de testagem de ampla cobertura populacional, acho precipitado supor que um local já tenha atingido. Pq? Análise de risco. Fazer essa suposição para embasar reabertura ampla e descobrir que estava errado tem um custo humano altíssimo (e econômico tbm).
2.a) Caso um determinado local tenha de fato atingido imunidade de grupo, mas em algum momento tenha sofrido colapso do seu sistema de saúde, isso significa que as iniciativas de controle implantadas falharam. Ou seja, ñ é motivo de alegria, mas de muita tristeza.
2.b) Isto é, fizemos menos do que precisávamos para proteger nossa população. Deixamos que o vírus corresse sem grande empecilhos, sem termos "achatado a curva" de maneira adequada.
3.a) Muito provavelmente temos "ilhas de suscetíveis". São aquelas famílias que tiveram condições de manter o distanciamento e não se infectaram até agora. Retomando as atividades regulares, essas famílias estarão expostas.
3.b) A imunidade de grupo necessária para conter o crescimento dos novos casos num contexto de distanciamento é distinta da imunidade de grupo na normalidade.
3.c) A retomada das atividades regulares, principalmente ensino presencial e eventos de massa, é um "caldeirão de mistura" que tem potencial para permitir que o vírus acesse aquelas ilhas de suscetíveis. Diminui a importância dos "super espalhadores" para a transmissão sustentada
4) Já temos exemplos de diversos países que passaram ou estão passando por uma "segunda onda", que é a retomada do crescimento após ter observado uma queda significativa por várias semanas (e até meses) consecutivas.
#muitacalmanessahora
Adendo sobre o Maranhão: estudo recente aponta para um total de aprox. 40% [35,6% - 45,3%] da população já tendo sido infectada. E o estado passou por colapso do sistema de saúde. Dados do "Relatório Inquérito COVID-19 SES/UFMA" saude.ma.gov.br/wp-content/upl…
@threadreaderapp unroll please
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Marcelo F C Gomes

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!