My Authors
Read all threads
Sobre os dados da capital do Rio de Janeiro, segue momento "elucidar é preciso". 1/n
2/n Sim. Mudanças de critério de classificação de caso impactam na contagem de novos casos, principalmente quando se usa data de divulgação (digitação no banco de dados) ao invés de data de ocorrência (1os sintomas ou óbito).
3/n Sim. Dados apresentados por data de divulgação/digitação não necessariamente refletem a situação atual, pois lá dentro tem casos de toda uma gama de datas de ocorrência. Da semana passada, retrasada, mês passado, ...
4/n Não. Usar o dado por data de ocorrência já inserido no banco para dizer que agora está em queda não é correto. Se o dado por data de divulgação não é adequado para tendência pq tem muito caso antigo no meio, então o dado recente por data de ocorrência é muito incompleto.
5/n Ou seja, o número de novos casos ou óbitos, por data de ocorrência, referente às semanas recentes também não refletem a realidade, pois sempre parecem estar caindo, por conta do atraso. Olha as semanas 14 e 17, por ex (dado do estado):
6/n O dado de casos graves de síndrome respiratória por data de ocorrência, **corrigido pelo atraso de divulgação**, sugere que não está caindo há várias semanas na capital. Para usar o dado por data de ocorrência (mais adequado p/ tendência) TEM q usar correção do atraso.
7/n Não. Ñ é razoável supor q a tendência de estabilização nesses dados de SRAG da capital são consequência de casos do interior, pois usamos município de residência para esse dado em particular (p estados e macrorregiões de saúde usamos município de notificação).
8/n. Não. Os dados de SRAG ñ sofrem com mudança de critério de confirmação de casos de #COVID ou de internação quando se usa os dados gerais com filtro de sintomas adequados à SRAG mantido constante ao longo do tempo.
9/n Novos casos de SRAG terem parado de cair pode resultar em aumento de óbitos divulgados algumas semanas depois, pois não estar mais caindo faz com que o número de novos óbitos represados pare de cair e, portanto, o divulgado pode subir. Isso se soma à mudança de classificação.
10/n Além disso, sabemos que mudança na tendência de casos leva algumas semanas à se refletir em mudança nos óbitos (tudo por data de ocorrência), pois isso depende do tempo de evolução natural da doença, i.e., tempo médio entre 1os sintomas e óbito nos casos graves.
11/n Ou seja, está correto dizer que parte desse aumento nos registros de casos de sg e óbito de covid sejam consequência de mudança de critério, mas não é só isso. É errado dizer que o dado por data de ocorrência apresenta queda. Esse dado apresenta queda mesmo no pico.
12/n O conjunto de evidência aponta para o fato de que não, não estamos mais em queda na capital do Rio de Janeiro. Diminuímos bastante em relação ao pico, mas o problema não acabou.
13/n Quase esqueço: sim, mudanças na agilidade da inserção de registros pode afetar a estimativa de casos recentes. Isso pode explicar pq lá pela semana 26 a estimativa sugeria possível aumento e hoje vemos que foi suave e estabilizou.
14/n no entanto, como o modelo é atualizado semanalmente, ele é capaz de aprender com o novo perfil do atraso. Portanto, como o sinal de estabilização se mantém há várias semanas, não é razoável supor que isso ainda é efeito de mudança na agilidade de digitação dos dados.
@threadreaderapp unroll por favor :*
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Marcelo F C Gomes

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!