Somente Rio Novo Do Sul, Ecoporanga, Guaçuí, Baixo Guandu, Muniz Freire, Marechal Floriano, Pancas, Apiacá, Dores do Rio Preto, Governador Lindenberg e Conceição do Castelo apresentam aumento da Média Móvel de casos em 14 dias (MM14D), juntos somam 194.271 hab, 4,78% da pop.
Com Média Móvel de 7 dias (MM7D) de 3 óbitos no dia de hoje, equivalente ao período de 17-18/abril, a parte da Região Metropolitana, representada por Serra, Vitória, Cariacica e Vila Velha (somam 1.778.337 hab), apresenta menos de um óbito/dia por cidade.
Já nos números de casos, o comportamento da pandemia na Grande Vitória (GV) equivale aos dias 13-14/abril. Praticamente fechamos a curva completa, consolidando a fase de recuperação. Na segunda quinzena de setembro voltaremos a testar contatos de casos PCR+.
Daqui para frente, podemos ter um pouco mais de queda uma linha "residual" de casos, uma prevalência latente com pequenas variações e em alguns meses novas curvas podem querer voltar. Somos mais seguros quanto a capacidade de enfrentar a pandemia e romper a cadeia de transmissão.
Na GV, temos 74 casos na MM7D, equivale a 4,16 casos novos/dia por 100.000 habitantes, no atual padrão de testagem em breve podemos chegar a ter 1 caso novo/dia por 100.000/hab. No entanto, esse valor deverá ser protelado pela capacidade de investigar contatos assintomáticos.
Com 267 casos na MM7D, o interior do ES tem 11,68 casos/dia x 100.000 hab e poderá chegar na primeira semana de outubro a valores que desenharão uma consolidação equivalente a curva da GV.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Parei para ler as notícias, avaliações e comentários sobre a reformulação do Programa Mais Médicos.
Segue o fio até o final e acompanhe as considerações que considero pertinentes. 🧶⬇️
Para além da dimensão do provimento, a reformulação do programa tem o seu foco no jovem médico, naquele que saiu da universidade e que será convidado a se especializar nos serviços de atenção primária do SUS.
Terá tutoria de médicos especialistas, fará pós-graduação em medicina da família e comunidade (MFC), mestrado profissional e ainda poderá fazer a prova de título da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade dentro das normas da @AMB_oficial.
O esquema vacinal completo (2 doses + reforços definidos para cada grupo) utilizando as vacinas disponíveis PROTEGE contra hospitalização/óbitos pelas variantes da #omicron.
E no 🇧🇷 de nov/22 temos:
28,3 milhões 🧑🤝🧑 não vacinados;
85,2 milhões🧑🤝🧑 com vacinação desatualizada. ⬇️🧶
💉Quando se trata de vacinação com finalidade de reduzir hospitalização e óbito, 95% é a meta de cobertura. Não teríamos tido 70 mil óbitos pela Covid-19 no Brasil em 22 se tivéssemos alcançado plena cobertura vacinal da população com esquema completo e temporalmente atualizado.
🧐Repito perguntas de outrora: Quanto vale uma vida? Qual o padrão de “convívio” que vamos escolher ter com o vírus? Qual será o modelo de enfrentamento que adotaremos nacionalmente? A atual onda já esta estabelecida e vamos ter óbitos evitáveis.
Hoje a história do #SUS, que traz a história dos que lutam por um mundo solidário e justo, perdeu um grande líder; e eu perdi um amigo, um professor, uma das minhas principais referências. Que dia triste. Fica a memória, a saudade.
Professor Marcão! Presente! ⬇️(1/3)
Por conta do seu quadro grave você não chegou a ver a vitória de Lula e a derrota do fascismo nas eleições.
Saiba que dia 1º estaremos em Brasilia celebrando a posse de Lula, muitos estaremos lá lembrando de você. Nós seguiremos a boa luta, até a vitória final. #Venceremos(2/3)
Amigo, tudo o que você representou, acreditou e defendeu trazia o melhor daquilo que as diferentes formas de fé trazem ao ser humano. Tenho certeza que Deus tem muitos amigos ateus ao lado dele. Nós vamos nos abraçar novamente um dia, tenho certeza. Descanse em paz amigo.😭(3/3)
A #monkeypox logo sairá do grupo HSH e irá rodar o Brasil pelas rodovias e aeroportos fazendo o mesmo caminho feito pela #COVID, pois se trata do caminho das pessoas, vírus não possui pernas e nem cérebro.
Podemos levar de 12-24 meses até ter melhor disponibilidade de vacinas 🧶
Nas duas últimas reuniões da Comissão Intergestora Tripartite dedicamos atenção e alertamos para esse cenário. Ainda existia emergência, era necessário avançar mais na vacinação e acompanhar a consolidação da queda.
⚠️ Competição ecológica entre BA.4/BA.5 ganhando predomínio sobre a BA.1/BA.2;
🚀 Cepa mais contagiosa circulando em população com baixa cobertura satisfatória do esquema vacinal completo e ainda uma parte significativa não imunizada;
🫣Redução da percepção de risco, menor procura e oferta irregular de testes, fragilizando notificações e prejudicando isolamento adequado de positivos e as ações governamentais;
❌ Relativização da recomendação do uso de mascaras;