GROUND CONTROL TO MAJOR TOM: Sputnik-V decolou, mas mostra claros sinais de preocupação para a comunidade científica

Liguem os motores, porque o fio será lançado AGORA!

Trocadilhos de lado, acompanhe abaixo :)
38 pesquisadores assinaram uma nota de preocupação (traduzido livremente do "Note of Concern") para a revista @TheLancet após a publicação dos dados da Sputnik-V, a vacina russa que usa 2 adenovírus para a imunização dos indivíduos testados

A nota: cattiviscienziati.com/2020/09/07/not…
PEQUENO RESUMO DA SPUTNIK-V: O estudo relata os resultados da fase 1/2 de uma candidata a vacina baseada em adenovírus, usando os vetores Ad5 e Ad26 para a proteína spike do SARS-CoV-2 como antígeno em duas formulações diferentes (líquida e liofilizada).
Os autores encontraram perfis interessantes e favoráveis de imunização e segurança com a combinação dos adenovírus, nas duas formulações (o que seria interessante, dado que a liofilizada é melhor de transportar)
O primeiro ponto levantado pelos cientistas na nota é a disponibilização dos dados brutos. Os dados numéricos para todos os experimentos e arquivos FACS originais permitem a reprodução direta de todas as análises e achados.
No entanto, sem eles, temos apenas a abstração dos dados a partir do que está plotado nas figuras. O problema maior, e o centro dessa nota, é em torno da apresentação destes dados.
Vamos olhar a figura 2 do trabalho. Os autores do artigo relatam quantidades MUITO IGUAIS de anticorpos (AC) contra o domínio de ligação do receptor (RBD) + AC neutralizantes em diferentes momentos, para todos os grupos de pacientes (expostos a diferentes formulações).
Isso na ciência é algo com uma probabilidade baixíssima de acontecer. São diferentes fatores envolvidos, diferentes exposições para obter-se resultados quase que similares, em diferentes indivíduos. Não é implicância com os Russos. Isso salta aos olhos de qualquer pesquisador.
Na mesma figura 2, a gente pode ver vários padrões de dados que aparecem repetidamente para os experimentos relatados. Uma análise de medidas repetidas para o mesmo paciente (1 paciente, com várias medidas ao longo do tempo) seria super interessante para este fim.
Vamos olhar na figura 2 a caixa vermelha: 9 de 9 (!) voluntários que receberam a rAd26-S parecem ter títulos de AC idênticos em 21 e 28 dias; isso também é visto para 7 de 9 voluntários que receberam o outro adenovírus, o rAd5-S (ressaltado nas caixas amarelas).
Na caixa azul, vemos todos os pontos diferindo numa proporção parecida em dois experimentos completamente SEM RELAÇÃO entre si. Nas caixas verdes, 8 de 9 pontos experimentais são completamente preservados entre outros dois grupos de voluntários completamente não relacionados.
Se a gente for parar e pensar sobre probabilidades, as chances de se observar tantos pontos de dados de uma forma preservada entre diferentes experimentos é altamente improvável. E sem os dados brutos para repetir as análises, fica muito difícil entender esses desfechos.
Agora vamos para a figura 3: ela trata da resposta CELULAR dos indivíduos ao receberem a candidata a vacina com os adenovírus. Diferentes indivíduos receberam diferentes formulações e, usando as mesmas cores do caso acima, a gente vê dados muito parecidos também
Agora a figura 4: aqui os dados dos AC neutralizantes são apresentados. Assim como na figura 2, os mesmos problemas também são apresentados. As caixinhas coloridas são tal qual as representações anteriores para exemplificar essa preocupação
Novamente, o principal problema aqui é só termos as figuras e os dados nela para abstrair e fazer inferências sobre valores, dados, etc.
A necessidade de dados brutos se faz absoluta nesse caso, para poder literalmente seguir a metodologia de análise dos dados dos autores e tentar reproduzir a análise, tentar chegar nesses mesmos dados.

A ciência é sobre transparência E REPRODUÇÃO
Se eu faço um experimento aqui no Brasil, e no artigo eu comento todas as condições, medidas que tive que tomar no percurso, como eu analisei, que métodos estatísticos usei, quantas amostras usei para isso, alguém na Indonésia, ao ler, deve ser capaz de reproduzir o trabalho.
Dessa foram, sem esses dados brutos numéricos adicionais, fica muito complicado concluir se esses dados tem credibilidade, especialmente nessa questão em que aparentemente aconteceu duplicações de resultados.
Além disso, na nota, os cientistas comentam que os autores do artigo não especificaram características dos pacientes convalescentes, ou seja, que pegaram e se recuperaram da COVID-19 e tem anticorpos, usados como controle para a avaliação da resposta humoral na figura 2
Uma vez que essa nota foi enviada diretamente para a revista @TheLancet , os próximos passos lógicos seriam o contato, através do corpo editorial da revista, com os autores da publicação da Sputnik-V para prestação de esclarecimentos.
Ficaremos no aguardo, não é mesmo?

Por hora, o lançamento da Sputnik-V está pausado na nossa grande corrida das vacinas para a COVID-19. Cenas para os próximos capítulos
Great thread from @MonicaMalta7 highlighting relevant points in the note of concern:

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Mellanie Fontes-Dutra

Mellanie Fontes-Dutra Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @mellziland

13 Sep
Pfizer+Biontech anunciam expansão da fase III! Dessa forma, haverá uma coleta maior de dados quanto a segurança e a eficácia, pela companhia!

Acompanhe abaixo :))
As empresas anunciaram que recrutarão mais candidatos (um aumento de 50%) para a fase III, aumentando a diversidade dos participantes, consequentemente, tornando mais robusto os dados quanto a segurança e a eficácia da candidata a vacina
Read 11 tweets
4 Sep
E a Sputnik-V foi apresentada pra comunidade! Saiu os dados na @TheLancet sobre a vacina, a qual encontra-se em Fase I/II (conforme prevíamos) e mostrando um estudo no mínimo satisfatório e limitado enquanto desenho

Vamos às evidências?
Aqui o artigo publicado na The Lancet

thelancet.com/journals/lance…
Primeira pergunta: do que é feita a vacina russa?

Ela tem uma tecnologia parecida com a vacina da AstraZeneca/Oxford, utilizando não um, mas dois vetores de ADENOVÍRUS (Ad26 e Ad5), ambos carregando a sequência da da glicoproteína S, importante pra infecção do vírus nas células
Read 22 tweets
3 Sep
Duas notícias que mexem com o coração do pessoal:

1 - Pfizer confirma resultado de vacina contra covid-19 para outubro

2 - UE prevê vacina de Oxford contra a covid-19 disponível em novembro

Vamos entender melhor o que isso tudo se trata? - 🧶
Primeira notícia: exame.com/ciencia/pfizer…

A Pfizer + BioNTech atualmente tem sua vacina candidata de RNA mensageiro na fase clínica III (fase mais avançada). Segundo o noticiado, eles estão prevendo a APRESENTAÇÃO DOS DADOS dessa fase para Outubro
Até agora, a experimentação já foi realizada com 23.000 voluntários, mas a empresa quer chegar a 30 mil para a análise e conclusão dos achados. Desse total até agora investigado, 1.000 serão amostras Brasileiras de pessoas entre 18 a 85 anos, oriundos da Bahia e São Paulo.
Read 15 tweets
1 Sep
Tu não sabe, mas em 2013, o Sarampo causou a morte a 96.000 pessoas. É a doença que mais leva a óbito entre as doenças evitáveis por vacina. Entre 2000 e 2013, a vacinação diminuiu em 75% o número de mortes por sarampo.
Foi considerado erradicado no Brasil em 2016, mas novos surtos da doença foram confirmados à partir de 2018. Em 2019, o Brasil teve 18,2 mil casos de Sarampo e, em meio a COVID-19, tem 23x mais casos em 2020.

saude.ig.com.br/2020-02-10/bra…

brasildefato.com.br/2020/05/13/em-…
Tu não sabe, mas antes da minha geração, e talvez até da tua, a poliomielite era MUITO presente na população. Muita gente conhecia alguem com, ou que perdeu algum filho/criança para a polio.
Read 22 tweets
28 Aug
2 notícias que mexem com as expectativas dos brasileiros:

1ª - CoronaVac, uma das vacinas testadas aqui, foi aprovada para uso emergencial na China

2º - Butantan prevê distribuição de doses da CoronaVac até dezembro pelo SUS

Vamos dar uma conversada sobre? - 🧶
Bueno, em primeiro lugar, sobre a aprovação para uso emergencial na China: essa aprovação é parte de uma estratégia de vacinação de GRUPOS DE RISCO na China

g1.globo.com/bemestar/vacin…
E aparentemente não foi somente a CoronaVac da SinoVac, mas também a Sinopharm conseguiu uma aprovação emergencial por lá, segundo a publicação do G1.
Read 19 tweets
12 Aug
Vamos de fio instrutivo: RT-PCR, RT-qPCR, PCR, qPCR... o que tudo isso significa e por que estamos usando a terminologia errada para as PCR que estamos fazendo para a COVID-19?

Segue o fiozinho da Mell 🧶
Primeira coisa, vamos definir o que é a REPLICAÇÃO, TRANSCRIÇÃO e por fim TRANSCRIÇÃO REVERSA de um material genético (DNA)!

A replicação é um conceito de biologia molecular que pode ser simplificado em pegar as fitas de DNA e fazer cópias delas, ou duplicá-las.
Cada fita de DNA interage com a outra, formando uma dupla-fita. É a forma convencional que desenhamos/representamos um DNA, usualmente. Uma fita é complementar a outra, e essa interação estabiliza essa forma de visualização chamada dupla hélice!
Read 17 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!