Hoje entregamos mais 40 leitos de UTI novos no Hospital Dório Silva. Lembro que a decisão de construir esses leitos foi em fevereiro, sob os olhares que diziam "dúvida", " loucura", "para quê?", " será?". Mas existiram olhares que projetaram o desafio que seria submetido o SUS.
Durante os meses de fevereiro e março era um corre-corre com planilhas e desenhos de projeções de leitos ampliados por hospitais, seriam entregas para 4, 5, 6 e até 7 meses a frente. Decidimos e optamos por ampliar e fortalecer o SUS: público, universal e gratuito.
Era o governo Chinês fazendo hospitais em 10 dias e nós aqui decidindo construir leitos para 90-210 dias. O amigo Mareto do DER e a equipe de engenharia da SESA sofreram muito "bullying" rs... Obrigado pela resiliência amigo Mareto.
Mas hoje seguimos entregando o legado da estratégia capixaba de enfrentamento ao COVID-19. @Casagrande_ES nunca vetou uma "vírgula" de proposta, ao contrário, sempre exigiu a estratégia mais ampla, segura e prudente para salvar vidas. Ansioso e ocupado, sempre exigiu pressa.
O mesmo aconteceu com o LACEN-ES funcionando 24h e agora podendo produzir 2.5 mil/testes/dia de PCR-RT, com uma vigilância em saúde valorizada e hoje com uma atenção básica na linha de frente do bloqueio casos e rastreamento de contatos.
Nosso sistema de informação agora permite rastrear/monitorar casos por bairro/unidade. O eSUS-VS, desenvolvido em parceria com a @OPASOMSBrasil e o @minsaude já permite monitorar em tempo real todas as doenças de notificação compulsória.
Tivemos êxito e muitas vitórias até aqui, mas não acabou, seguimos com a responsabilidade de tomar decisões difíceis, algumas com o coração tão apertado que não passaria nem WiFi pelos ventrículos cardíacos. Partimos de premissas seguras e de evidências claras.
Desde o dia 30 de Junho temos um comportamento de queda sustentada e ininterrupta do óbito por COVID-19, na mesma tendência, a ocupação nas UTI-COVID vem caindo desde o dia 13 de julho. Hoje a internação é mais precoce e com melhores práticas assistenciais. Salvamos muitas vidas.
Na questão dos leitos hospitalares tem um detalhe pouco comentado, chegamos a ter 248 leitos de UTI-Isolamento. Desde o começo nos preocupamos em não mesclar pacientes suspeitos nos hospitais. Tínhamos pouco mais de 40 leitos de isolamento nos hospitais SUS antes da pandemia.
A nossa realidade capixaba possui características objetivas que diferenciam as conclusões na análise das estratégias de enfrentamento a pandemia de outras realidades. Vamos seguir mantendo a humildade diante da força da pandemia no mundo, não acabou.
Volto a afirmar, sem coesão sócio-sanitária podemos ter uma segunda onda de casos, de menor impacto nos óbitos e nas internações, mas com perdas, todas as vidas importam.
Num contexto de baixa transmissão, o distanciamento e os protocolos reduzem o risco de contágio e permitem uma retomada segura. Nenhum país do mundo esperou 7 meses para reabrir as escolas num contexto de queda da transmissão da doença.
No contexto capixaba, propor voltar às aulas somente em 2021 não é razoável e muito menos socialmente justo. Repito: depois dos óbitos, fechar as escolas foi a segunda maior violência da pandemia. Foi necessário, mas agora é preciso facultar abrir e retomar.
Propuseram voltar somente a rede privada, "não haveria conflito". A opinião do SUS não é orientada pela natureza econômica da atividade escolar ou para evitar conflito com correntes políticas derrotadas nas eleições do sindicado que transformaram a pandemia em trampolim político.
Decidimos com responsabilidade social e sanitária. Os filhos da classe trabalhadora e dos setores mais vulneráveis seriam duplamente prejudicados. É preciso coerência e equilíbrio. Não decidimos o retorno geral e absoluto de toda atividade escolar, seríamos contrários a isso.
Facultamos a rede privada, aos municípios e aos alunos/famílias retornar, do ponto de vista epidemiológico, temos uma janela de oportunidade. Isso é uma conquista que deveria ser celebrada.
Se o contexto pandêmico piorar, sem nenhuma soberba, voltaremos a restringir atividades sociais e econômicas e seguiremos salvando vidas, protegendo a sociedade e sendo prudentes como fomos até agora.
Resistir. Lutar. Decidir e vencer!
Venceremos!
SomoSUS.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Parei para ler as notícias, avaliações e comentários sobre a reformulação do Programa Mais Médicos.
Segue o fio até o final e acompanhe as considerações que considero pertinentes. 🧶⬇️
Para além da dimensão do provimento, a reformulação do programa tem o seu foco no jovem médico, naquele que saiu da universidade e que será convidado a se especializar nos serviços de atenção primária do SUS.
Terá tutoria de médicos especialistas, fará pós-graduação em medicina da família e comunidade (MFC), mestrado profissional e ainda poderá fazer a prova de título da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade dentro das normas da @AMB_oficial.
O esquema vacinal completo (2 doses + reforços definidos para cada grupo) utilizando as vacinas disponíveis PROTEGE contra hospitalização/óbitos pelas variantes da #omicron.
E no 🇧🇷 de nov/22 temos:
28,3 milhões 🧑🤝🧑 não vacinados;
85,2 milhões🧑🤝🧑 com vacinação desatualizada. ⬇️🧶
💉Quando se trata de vacinação com finalidade de reduzir hospitalização e óbito, 95% é a meta de cobertura. Não teríamos tido 70 mil óbitos pela Covid-19 no Brasil em 22 se tivéssemos alcançado plena cobertura vacinal da população com esquema completo e temporalmente atualizado.
🧐Repito perguntas de outrora: Quanto vale uma vida? Qual o padrão de “convívio” que vamos escolher ter com o vírus? Qual será o modelo de enfrentamento que adotaremos nacionalmente? A atual onda já esta estabelecida e vamos ter óbitos evitáveis.
Hoje a história do #SUS, que traz a história dos que lutam por um mundo solidário e justo, perdeu um grande líder; e eu perdi um amigo, um professor, uma das minhas principais referências. Que dia triste. Fica a memória, a saudade.
Professor Marcão! Presente! ⬇️(1/3)
Por conta do seu quadro grave você não chegou a ver a vitória de Lula e a derrota do fascismo nas eleições.
Saiba que dia 1º estaremos em Brasilia celebrando a posse de Lula, muitos estaremos lá lembrando de você. Nós seguiremos a boa luta, até a vitória final. #Venceremos(2/3)
Amigo, tudo o que você representou, acreditou e defendeu trazia o melhor daquilo que as diferentes formas de fé trazem ao ser humano. Tenho certeza que Deus tem muitos amigos ateus ao lado dele. Nós vamos nos abraçar novamente um dia, tenho certeza. Descanse em paz amigo.😭(3/3)
A #monkeypox logo sairá do grupo HSH e irá rodar o Brasil pelas rodovias e aeroportos fazendo o mesmo caminho feito pela #COVID, pois se trata do caminho das pessoas, vírus não possui pernas e nem cérebro.
Podemos levar de 12-24 meses até ter melhor disponibilidade de vacinas 🧶
Nas duas últimas reuniões da Comissão Intergestora Tripartite dedicamos atenção e alertamos para esse cenário. Ainda existia emergência, era necessário avançar mais na vacinação e acompanhar a consolidação da queda.
⚠️ Competição ecológica entre BA.4/BA.5 ganhando predomínio sobre a BA.1/BA.2;
🚀 Cepa mais contagiosa circulando em população com baixa cobertura satisfatória do esquema vacinal completo e ainda uma parte significativa não imunizada;
🫣Redução da percepção de risco, menor procura e oferta irregular de testes, fragilizando notificações e prejudicando isolamento adequado de positivos e as ações governamentais;
❌ Relativização da recomendação do uso de mascaras;