Com a pandemia, a EDUCAÇÃO precisou se REINVENTAR e se DIGITALIZAR rapidamente

Vejamos os dados divulgados pela @OECD, com resultados de questionários feitos com diretores de escolas participantes do PISA

O resto do mundo já estava bem + preparado do que o 🇧🇷 p/ essa mudança...
Afirmação 1: Número de dispositivos digitais conectados à internet é suficiente na escola
(% dos alunos)

🇧🇷 Brasil: 27,5
🇦🇷 Argentina: 29,4
🇨🇱 Chile: 64,3
🇨🇴 Colômbia: 28,6
🇲🇽 México: 34,2
🇺🇾 Uruguai: 40,3
----
🌐 Países Desenvolvidos (OCDE): 67,2
Afirmação 2: A velocidade de conexão da internet / banda-larga da escola é suficiente
(% dos alunos)

🇧🇷 Brasil: 26,0
🇦🇷 Argentina: 21,7
🇨🇱 Chile: 57,5
🇨🇴 Colômbia: 25,2
🇲🇽 México: 31,7
🇺🇾 Uruguai: 32,8
----
🌐 Países Desenvolvidos (OCDE): 67,5
Afirmação 3: Número de dispositivos digitais utilizados para o ensino educacional é suficiente
(% dos alunos)

🇧🇷 Brasil: 23,0
🇦🇷 Argentina: 23,3
🇨🇱 Chile: 55,6
🇨🇴 Colômbia: 25,2
🇲🇽 México: 33,7
🇺🇾 Uruguai: 35,6
----
🌐 Países Desenvolvidos (OCDE): 59,0
Afirmação 4: Os dispositivos digitais disponíveis na escola têm poder computacional suficiente para o ensino
(% dos alunos)

🇧🇷 Brasil: 27,4
🇦🇷 Argentina: 29,6
🇨🇱 Chile: 55,5
🇨🇴 Colômbia: 28,4
🇲🇽 México: 37,1
🇺🇾 Uruguai: 35,8
----
🌐 Países Desenvolvidos (OCDE): 68,5
Afirmação 5: A disponibilidade de softwares apropriados para o ensino é suficiente
(% dos alunos)

🇧🇷 Brasil: 24,7
🇦🇷 Argentina: 33,7
🇨🇱 Chile: 50,7
🇨🇴 Colômbia: 27,8
🇲🇽 México: 41,9
🇺🇾 Uruguai: 38,7
----
🌐 Países Desenvolvidos (OCDE): 71,3
Afirmação 6: Os professores têm conhecimentos técnicos e pedagógicos para integrar a tecnologia ao ensino cotidiano
(% dos alunos)

🇧🇷 Brasil: 50,6
🇦🇷 Argentina: 40,9
🇨🇱 Chile: 62,2
🇨🇴 Colômbia: 55,5
🇲🇽 México: 76,5
🇺🇾 Uruguai: 49,5
----
🌐 Países Desenvolvidos (OCDE): 64,6
No Brasil, o local físico da ESCOLA é muito importante para o aprendizado.

Apesar disso, não damos as condições mínimas, principalmente no quesito tecnológico!

Com a pandemia, o ensino passou a ser remoto: e assim, dependia da infraestrutura da casa do aluno...
Não à toa, a participação dos estudantes nas atividades remotas na rede estadual de SP fica próximo de 50%

Por isso, é tão importante voltarmos às aulas presenciais o quanto antes, com todos os cuidados necessários e dando a opção para os responsáveis decidirem nesse momento!
FONTE DA THREAD:

Todos os dados mencionados nas tabelas dos países estão no relatório "PISA 2018 Results (Volume V) - Effective Policies, Successful Schools" -> link: oecd-ilibrary.org/education/pisa…

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Daniel José

Daniel José Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @danieljosebr

7 Oct
O @GuilhermeBoulos disse que quem toma a casa de uma pessoa não é ELE nem o MST, mas sim os BANCOS

O ESQUECIMENTO SELETIVO dele não é à toa: o maior avanço na legislação para melhorar a segurança em operações de crédito foi feita no governo LULA

Deixe eu te relembrar, Boulos...
A lógica de um empréstimo é bastante trivial: uma quantia de dinheiro é repassado com uma promessa de devolução do valor + juros. Simples assim.

E se o devedor não pagar?

Aí que entra a questão levantada pelo candidato do PSOL…
Até meados de 2000, havia muita insegurança jurídica na concessão de crédito: era difícil (para ñ dizer impossível) tomar para si bens ou imóveis dados como garantia em empréstimos, pois necessariamente tinha que passar pela justiça, o processo era lento, as partes recorriam, etc
Read 9 tweets
18 Sep
Uma pesquisa repercutiu bastante nesta semana: “Só com graduação, USP, Unicamp e Unesp retornam 15% mais do que custam”. 🤔

Legal, hein? Eles só não te contaram as letras miúdas…um festival de erros e hipóteses no mínimo questionáveis. 🤦‍♂️

Deixa eu te explicar
👇👇
Resumindo o estudo: pesquisadores compararam o custo anual de manutenção das 3 universidades (+- R$ 10 bilhões) com a diferença salarial entre estudantes formados por USP, UNESP e UNICAMP comparado com todo o resto.

Assim, projetaram esse ganho maior p/ o futuro.

RESULTADO? 👇
Descobriram q essa diferença de produtividade (salários) CONJUNTA desses estudantes era de R$12 bi, superior aos R$10 bi do custo anual das Universidades

Concluíram, portanto, q as Universidades se PAGAVAM apenas c/ a graduação

Agora, vamos para as letras miúdas dessa pesquisa:
Read 11 tweets
10 Sep
As crianças têm menos sintomas provocados pela #COVID19 do q os adultos: mais de 70% das crianças são assintomáticas!

Mesmo assim, muitos argumentam q os pequenos podem espalhar o vírus aos mais velhos e isso impediria a reabertura das escolas

Será q os dados confirmam isso?
👇
Um artigo na renomada revista ‘Pediatrics’ reuniu uma série de estudos que levantam dúvidas se de fato as crianças têm a capacidade de transmitir #covid19 para outras crianças ou adultos.

Vários países, vários contextos, mas um só resultado...

Me acompanhe.
Um estudo francês avaliou o caso de 1 criança infectada que interagiu com 100 colegas em 3 escolas diferentes e nenhum deles contraiu.

Na Austrália, mesmo resultado: 9 alunos e 9 funcionários c/ covid em 15 escolas tiveram contato com 800 pessoas. Apenas 2 infecções secundárias.
Read 11 tweets
28 Aug
As escolas estão fechadas em quase todo o Brasil há mais de 5 meses.

Há diversas evidências que mostram os IMPACTOS desse longo fechamento das escolas sobre a vida no FUTURO desses alunos q são impactados AGORA.

Acredite: 40 anos depois o impacto ainda é sentido!

Segue
👇
Um estudo comparou indivíduos da Áustria e Alemanha com outros da Suiça e Suécia quando tinham 10 anos, e q foram impactados pelo fechamento de escolas na 2a Guerra Mundial.

40 anos depois, esses indivíduos ainda tinham salários menores, resultado da perda educacional sofrida.
O furacão Katrina devastou Nova Orleans em 2005, e forçou o fechamento das escolas durante 2 meses.

Um estudo mostrou q foram necessários 2 ANOS COMPLETOS p/ compensar o aprendizado perdido, trabalhando questões técnicas e principalmente emocionais com os alunos.
Read 9 tweets
25 Aug
Os países que são referências de QUALIDADE na educação tem uma característica em comum: a VALORIZAÇÃO de seus PROFESSORES.

👇👇👇
Ainda, há outro ponto que é observado nesses países: é difícil de ENTRAR na faculdade de licenciatura / pedagogia, além de, no final, esses profissionais serem extremamente qualificados.

Mas e no Brasil, a gente vê isso?

Na verdade, por aqui a gente vê o contrário.
Na ENTRADA, os futuros professores já tem desempenho INFERIOR no ENEM do que os outros cursos, em todos os estados do Brasil.
Read 5 tweets
21 Aug
5 MESES!

Esse é o tempo que as ESCOLAS permanecem FECHADAS no 🇧🇷, com exceção do Amazonas, que voltou recentemente.

Mas o que mostram as EVIDÊNCIAS a respeito dos países que já voltaram? Ainda, qual é o impacto desse longo fechamento de escolas para alunos e sociedade?

👇👇👇
Os estudos sobre o tema tem saído agora, mas há alguns consensos se formando.

1 deles: o vírus é muito menos agressivo nas crianças do que nos adultos. A mortalidade proporcional da gripe comum é 4,5x maior do que a da Covid19 em crianças.

+ de 60% delas ñ apresentam sintomas.
Estudos realizados na Austrália e Reino Unido mostraram baixa infectividade das crianças nos ambientes escolares.

Em 1 dos casos, 18 alunos e funcionários frequentaram a escola, com 863 pessoas próximas.

Foram registrados apenas 2 casos secundários (transmitidos).
Read 10 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!