O @GuilhermeBoulos disse que quem toma a casa de uma pessoa não é ELE nem o MST, mas sim os BANCOS
O ESQUECIMENTO SELETIVO dele não é à toa: o maior avanço na legislação para melhorar a segurança em operações de crédito foi feita no governo LULA
Deixe eu te relembrar, Boulos...
A lógica de um empréstimo é bastante trivial: uma quantia de dinheiro é repassado com uma promessa de devolução do valor + juros. Simples assim.
E se o devedor não pagar?
Aí que entra a questão levantada pelo candidato do PSOL…
Até meados de 2000, havia muita insegurança jurídica na concessão de crédito: era difícil (para ñ dizer impossível) tomar para si bens ou imóveis dados como garantia em empréstimos, pois necessariamente tinha que passar pela justiça, o processo era lento, as partes recorriam, etc
Até que em 2004, em pleno GOVERNO LULA, foi criada a figura da ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA.
Nela, o bem ou imóvel dado em garantia é rapidamente transferido ao credor em caso de não pagamento, sem necessariamente ter que passar pelos trâmites jurídicos...
O que o Boulos finge não saber é que essa Lei revolucionou o mercado de crédito: o indicador de crédito/PIB passou de 1,5% para 10% nos anos seguintes da criação da nova lei
Hj é próximo de 50%
Além disso, possibilitou o acesso de indivíduos que não conseguiam tomar empréstimos
Foi justamente no GOVERNO LULA que foi criado um mecanismo que favoreceu o mercado e deu mais segurança para quem concede empréstimos e financiamentos dos mais variados tipos.
E isso não quer dizer que o mercado funcione perfeitamente...
Quando olhamos os dados, vemos q o 🇧🇷 tem indicadores ruins quanto a recuperação do crédito, mesmo após a Lei da Alienação: demora para retomar a garantia, valor recuperado, casos de judicialização, etc
Tudo isso encarece o processo p/ o credor, que coloca isso no preço (juros)!
Obviamente, o que o Boulos quer fazer é jogar para torcida.
É muito mais fácil dizer que os bancos são os “malvadões” do pedaço às custas da miséria do povo.
Mas na prática, o funcionamento dos mercados na economia são bem mais complexos do que essas ideias vazias...
Referências dessa thread:
- Essa ótima história contada pelo @leosiqueirabr sobre o economista liberal “infiltrado":
Uma pesquisa repercutiu bastante nesta semana: “Só com graduação, USP, Unicamp e Unesp retornam 15% mais do que custam”. 🤔
Legal, hein? Eles só não te contaram as letras miúdas…um festival de erros e hipóteses no mínimo questionáveis. 🤦♂️
Deixa eu te explicar
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Resumindo o estudo: pesquisadores compararam o custo anual de manutenção das 3 universidades (+- R$ 10 bilhões) com a diferença salarial entre estudantes formados por USP, UNESP e UNICAMP comparado com todo o resto.
Assim, projetaram esse ganho maior p/ o futuro.
RESULTADO? 👇
Descobriram q essa diferença de produtividade (salários) CONJUNTA desses estudantes era de R$12 bi, superior aos R$10 bi do custo anual das Universidades
Concluíram, portanto, q as Universidades se PAGAVAM apenas c/ a graduação
Agora, vamos para as letras miúdas dessa pesquisa:
As crianças têm menos sintomas provocados pela #COVID19 do q os adultos: mais de 70% das crianças são assintomáticas!
Mesmo assim, muitos argumentam q os pequenos podem espalhar o vírus aos mais velhos e isso impediria a reabertura das escolas
Será q os dados confirmam isso?
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Um artigo na renomada revista ‘Pediatrics’ reuniu uma série de estudos que levantam dúvidas se de fato as crianças têm a capacidade de transmitir #covid19 para outras crianças ou adultos.
Vários países, vários contextos, mas um só resultado...
Me acompanhe.
Um estudo francês avaliou o caso de 1 criança infectada que interagiu com 100 colegas em 3 escolas diferentes e nenhum deles contraiu.
Na Austrália, mesmo resultado: 9 alunos e 9 funcionários c/ covid em 15 escolas tiveram contato com 800 pessoas. Apenas 2 infecções secundárias.
As escolas estão fechadas em quase todo o Brasil há mais de 5 meses.
Há diversas evidências que mostram os IMPACTOS desse longo fechamento das escolas sobre a vida no FUTURO desses alunos q são impactados AGORA.
Acredite: 40 anos depois o impacto ainda é sentido!
Segue
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Um estudo comparou indivíduos da Áustria e Alemanha com outros da Suiça e Suécia quando tinham 10 anos, e q foram impactados pelo fechamento de escolas na 2a Guerra Mundial.
40 anos depois, esses indivíduos ainda tinham salários menores, resultado da perda educacional sofrida.
O furacão Katrina devastou Nova Orleans em 2005, e forçou o fechamento das escolas durante 2 meses.
Um estudo mostrou q foram necessários 2 ANOS COMPLETOS p/ compensar o aprendizado perdido, trabalhando questões técnicas e principalmente emocionais com os alunos.
Os países que são referências de QUALIDADE na educação tem uma característica em comum: a VALORIZAÇÃO de seus PROFESSORES.
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Ainda, há outro ponto que é observado nesses países: é difícil de ENTRAR na faculdade de licenciatura / pedagogia, além de, no final, esses profissionais serem extremamente qualificados.
Mas e no Brasil, a gente vê isso?
Na verdade, por aqui a gente vê o contrário.
Na ENTRADA, os futuros professores já tem desempenho INFERIOR no ENEM do que os outros cursos, em todos os estados do Brasil.
Esse é o tempo que as ESCOLAS permanecem FECHADAS no 🇧🇷, com exceção do Amazonas, que voltou recentemente.
Mas o que mostram as EVIDÊNCIAS a respeito dos países que já voltaram? Ainda, qual é o impacto desse longo fechamento de escolas para alunos e sociedade?
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Os estudos sobre o tema tem saído agora, mas há alguns consensos se formando.
1 deles: o vírus é muito menos agressivo nas crianças do que nos adultos. A mortalidade proporcional da gripe comum é 4,5x maior do que a da Covid19 em crianças.
+ de 60% delas ñ apresentam sintomas.
Estudos realizados na Austrália e Reino Unido mostraram baixa infectividade das crianças nos ambientes escolares.
Em 1 dos casos, 18 alunos e funcionários frequentaram a escola, com 863 pessoas próximas.
Foram registrados apenas 2 casos secundários (transmitidos).