O @GuilhermeBoulos disse que quem toma a casa de uma pessoa não é ELE nem o MST, mas sim os BANCOS

O ESQUECIMENTO SELETIVO dele não é à toa: o maior avanço na legislação para melhorar a segurança em operações de crédito foi feita no governo LULA

Deixe eu te relembrar, Boulos...
A lógica de um empréstimo é bastante trivial: uma quantia de dinheiro é repassado com uma promessa de devolução do valor + juros. Simples assim.

E se o devedor não pagar?

Aí que entra a questão levantada pelo candidato do PSOL…
Até meados de 2000, havia muita insegurança jurídica na concessão de crédito: era difícil (para ñ dizer impossível) tomar para si bens ou imóveis dados como garantia em empréstimos, pois necessariamente tinha que passar pela justiça, o processo era lento, as partes recorriam, etc
Até que em 2004, em pleno GOVERNO LULA, foi criada a figura da ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA.

Nela, o bem ou imóvel dado em garantia é rapidamente transferido ao credor em caso de não pagamento, sem necessariamente ter que passar pelos trâmites jurídicos...
O que o Boulos finge não saber é que essa Lei revolucionou o mercado de crédito: o indicador de crédito/PIB passou de 1,5% para 10% nos anos seguintes da criação da nova lei

Hj é próximo de 50%

Além disso, possibilitou o acesso de indivíduos que não conseguiam tomar empréstimos
Foi justamente no GOVERNO LULA que foi criado um mecanismo que favoreceu o mercado e deu mais segurança para quem concede empréstimos e financiamentos dos mais variados tipos.

E isso não quer dizer que o mercado funcione perfeitamente...
Quando olhamos os dados, vemos q o 🇧🇷 tem indicadores ruins quanto a recuperação do crédito, mesmo após a Lei da Alienação: demora para retomar a garantia, valor recuperado, casos de judicialização, etc

Tudo isso encarece o processo p/ o credor, que coloca isso no preço (juros)!
Obviamente, o que o Boulos quer fazer é jogar para torcida.

É muito mais fácil dizer que os bancos são os “malvadões” do pedaço às custas da miséria do povo.

Mas na prática, o funcionamento dos mercados na economia são bem mais complexos do que essas ideias vazias...
Referências dessa thread:

- Essa ótima história contada pelo @leosiqueirabr sobre o economista liberal “infiltrado":

- Livro do B.Guimarães contando sobre a agenda liberal e micro reformas q foram feitas no início do governo Lula: amazon.com.br/Riqueza-Na%C3%…

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Daniel José

Daniel José Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @danieljosebr

6 Oct
Com a pandemia, a EDUCAÇÃO precisou se REINVENTAR e se DIGITALIZAR rapidamente

Vejamos os dados divulgados pela @OECD, com resultados de questionários feitos com diretores de escolas participantes do PISA

O resto do mundo já estava bem + preparado do que o 🇧🇷 p/ essa mudança...
Afirmação 1: Número de dispositivos digitais conectados à internet é suficiente na escola
(% dos alunos)

🇧🇷 Brasil: 27,5
🇦🇷 Argentina: 29,4
🇨🇱 Chile: 64,3
🇨🇴 Colômbia: 28,6
🇲🇽 México: 34,2
🇺🇾 Uruguai: 40,3
----
🌐 Países Desenvolvidos (OCDE): 67,2
Afirmação 2: A velocidade de conexão da internet / banda-larga da escola é suficiente
(% dos alunos)

🇧🇷 Brasil: 26,0
🇦🇷 Argentina: 21,7
🇨🇱 Chile: 57,5
🇨🇴 Colômbia: 25,2
🇲🇽 México: 31,7
🇺🇾 Uruguai: 32,8
----
🌐 Países Desenvolvidos (OCDE): 67,5
Read 10 tweets
18 Sep
Uma pesquisa repercutiu bastante nesta semana: “Só com graduação, USP, Unicamp e Unesp retornam 15% mais do que custam”. 🤔

Legal, hein? Eles só não te contaram as letras miúdas…um festival de erros e hipóteses no mínimo questionáveis. 🤦‍♂️

Deixa eu te explicar
👇👇
Resumindo o estudo: pesquisadores compararam o custo anual de manutenção das 3 universidades (+- R$ 10 bilhões) com a diferença salarial entre estudantes formados por USP, UNESP e UNICAMP comparado com todo o resto.

Assim, projetaram esse ganho maior p/ o futuro.

RESULTADO? 👇
Descobriram q essa diferença de produtividade (salários) CONJUNTA desses estudantes era de R$12 bi, superior aos R$10 bi do custo anual das Universidades

Concluíram, portanto, q as Universidades se PAGAVAM apenas c/ a graduação

Agora, vamos para as letras miúdas dessa pesquisa:
Read 11 tweets
10 Sep
As crianças têm menos sintomas provocados pela #COVID19 do q os adultos: mais de 70% das crianças são assintomáticas!

Mesmo assim, muitos argumentam q os pequenos podem espalhar o vírus aos mais velhos e isso impediria a reabertura das escolas

Será q os dados confirmam isso?
👇
Um artigo na renomada revista ‘Pediatrics’ reuniu uma série de estudos que levantam dúvidas se de fato as crianças têm a capacidade de transmitir #covid19 para outras crianças ou adultos.

Vários países, vários contextos, mas um só resultado...

Me acompanhe.
Um estudo francês avaliou o caso de 1 criança infectada que interagiu com 100 colegas em 3 escolas diferentes e nenhum deles contraiu.

Na Austrália, mesmo resultado: 9 alunos e 9 funcionários c/ covid em 15 escolas tiveram contato com 800 pessoas. Apenas 2 infecções secundárias.
Read 11 tweets
28 Aug
As escolas estão fechadas em quase todo o Brasil há mais de 5 meses.

Há diversas evidências que mostram os IMPACTOS desse longo fechamento das escolas sobre a vida no FUTURO desses alunos q são impactados AGORA.

Acredite: 40 anos depois o impacto ainda é sentido!

Segue
👇
Um estudo comparou indivíduos da Áustria e Alemanha com outros da Suiça e Suécia quando tinham 10 anos, e q foram impactados pelo fechamento de escolas na 2a Guerra Mundial.

40 anos depois, esses indivíduos ainda tinham salários menores, resultado da perda educacional sofrida.
O furacão Katrina devastou Nova Orleans em 2005, e forçou o fechamento das escolas durante 2 meses.

Um estudo mostrou q foram necessários 2 ANOS COMPLETOS p/ compensar o aprendizado perdido, trabalhando questões técnicas e principalmente emocionais com os alunos.
Read 9 tweets
25 Aug
Os países que são referências de QUALIDADE na educação tem uma característica em comum: a VALORIZAÇÃO de seus PROFESSORES.

👇👇👇
Ainda, há outro ponto que é observado nesses países: é difícil de ENTRAR na faculdade de licenciatura / pedagogia, além de, no final, esses profissionais serem extremamente qualificados.

Mas e no Brasil, a gente vê isso?

Na verdade, por aqui a gente vê o contrário.
Na ENTRADA, os futuros professores já tem desempenho INFERIOR no ENEM do que os outros cursos, em todos os estados do Brasil.
Read 5 tweets
21 Aug
5 MESES!

Esse é o tempo que as ESCOLAS permanecem FECHADAS no 🇧🇷, com exceção do Amazonas, que voltou recentemente.

Mas o que mostram as EVIDÊNCIAS a respeito dos países que já voltaram? Ainda, qual é o impacto desse longo fechamento de escolas para alunos e sociedade?

👇👇👇
Os estudos sobre o tema tem saído agora, mas há alguns consensos se formando.

1 deles: o vírus é muito menos agressivo nas crianças do que nos adultos. A mortalidade proporcional da gripe comum é 4,5x maior do que a da Covid19 em crianças.

+ de 60% delas ñ apresentam sintomas.
Estudos realizados na Austrália e Reino Unido mostraram baixa infectividade das crianças nos ambientes escolares.

Em 1 dos casos, 18 alunos e funcionários frequentaram a escola, com 863 pessoas próximas.

Foram registrados apenas 2 casos secundários (transmitidos).
Read 10 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!