Saiu um estudo fundamental sobre medidas de isolamento. Avaliaram o efeito de vários tipos de medidas, como fechamento de escolas, aglomeração, trabalho de casa, etc., na transmissão do vírus em 131 países. Medidas fundamentais pras políticas públicas que virão. Segue o fio.
Começando com achados mais importantes, que têm vários poréns que explico: fechar eventos públicos foi o que mais reduziu casos e reabrir escolas e permitir aglomerações de +10 pessoas (bares, academias, igrejas e afins) foi o que mais aumentou a transmissão novamente.
Brasil não entrou, mas lições são bem válidas. Cada país adotou as medidas de um jeito – fechamento de escolas, por exemplo, foi gradual ou abrupto, todas idades ou só algumas. E cada país faz testes de uma forma. Então o que é relevante apesar da confusão, faz muita diferença.
Eles medem os efeitos na transmissão de se adotar as medidas e depois quando elas são terminadas. O que é bem importante, pq algumas acontecem muito juntas e interagem. Escolas foram fechadas junto com aglomerações em muitos países, e fazem os pais trabalharem de casa.
Adotar medidas funciona rápido, casos caem em média depois de 1 semana. Quando são suspensas, os casos levam mais de 3 semanas pra subir. isolamento tem efeito cedo e duradouro. Mas pode confundir, pela demora depois de reabrir – ainda mais no Br, que mede internação.
Não viram muito efeito em várias medidas que dão um prejuízo econômico enorme, o que é ótimo pra todo mundo. Fechar transporte público e impedir circulação interna não teve muito efeito. Fechar locais de trabalho reduziu casos, mas reabrir não fez muita diferença pra aumentar.
O que teve mais efeito pra reduzir o contágio foi impedir eventos públicos, como shows e jogos de futebol. Ou seja, se retomarmos esse tipo de evento, estamos dando chance do vírus ganhar mais força. Especialmente se as pessoas criarem confiança e voltarem a encher os locais.
O que mais aumentou o contágio quando retomado foi abrir escolas e aglomerações de +de 10 pessoas. Contribuíram quase igualmente. Ou seja, abrir bares e não abrir escolas traz a mesma consequência na transmissão, sem o benefício das aulas. O sacrifício poderia fazer mais sentido.
Faltando da análise, pq são muitos lugares e isso não ficou claro em todos, é qual o tipo de aglomeração e o tipo de escola. Pode ser que aglomeração de +10 externa não seja tão ruim, ou que reabrir creches não faça tanta diferença, mas vai ter que ficar pra estudos mais focados.
A Europa e os EUA já mostram que o vírus não foi embora e ganha força no inverno. Então na hora de adotar medidas de isolamento, os números e os efeitos aqui vão ajudar a decidir o que é mais prioritário, o que deve ser adotado antes ou por mais tempo.
thelancet.com/journals/lanin…

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