Thread sobre anti-ESG...

Fundos passivos continuam a ganhar mercado. Em setembro, dos quase US$21 trilhões de investimentos reportados à Bloomberg pelos gestores de fundo, 42,2% estavam em fundos passivos. No mesmo período ano passado, esse número era de 41,8%.
Falarei depois especialmente sobre os fundos passivos e dos riscos que eles apresentam para o mercado. Já toquei nesse assunto em artigos há alguns anos, mas vale a pena voltar à carga para que tenhamos consciência desses riscos e saibamos nos proteger.
Mas dentro dessa onda de fundos passivos, um dos que mais crescem são os que têm investimentos ESG (environmental, social and governance), que é o investimento da moda.
Esses fundos selecionam empresas que, em teoria, não poluem – ou poluem menos, levam em conta os empregados e..
.. bem-estar profissional, além de ter uma gestão qualificada e transparente.

No começo do ano, até mesmo a gigante BlackRock entrou na onda e se comprometeu a vender todos os investimentos em carvão (alto poluente) e investir mais de acordo com a cartilha ESG.
Não vou entrar no mérito de sustentabilidade ou até mesmo da realidade dos fatos, mas essa corrida por investimentos ESG está abrindo novas oportunidades para quem não tem que ser politicamente correto.
Algumas empresas que mineram o carvão mineral, por exemplo, estão sendo negociadas se não nas mínimas históricas, pelo menos bem perto delas. O mesmo vem acontecendo com algumas empresas menores do setor de óleo e gás.
São setores que estão fadados a desaparecer? Talvez, mas não em um futuro próximo, na minha opinião. O próprio Japão anunciou há pouco que será “carbon-neutral” em 2050 – será um grande passo e torço para isso, mas...
.. não posso deixar de notar que eles estão construindo agora mesmo 17 novas usinas elétricas à carvão.

Esse carvão tem que vir de algum lugar, e algumas mineradoras estão vendendo até mais que antes. Como o setor está tendo problemas...
.. especialmente a falta de financiamento, uma boa chance de investimento pode estar se desenhando no horizonte. IMHO, deve haver aumento no M&A, que levará a uma consolidação no setor, favorecendo as grandes e bem estruturadas empresas.
Talvez exista uma boa oportunidade para quem, assim como nós na L2, tem a disponibilidade para buscar investimentos diferentes em áreas onde ninguém mais está olhando, ou seja, em áreas onde a competição é baixa.

No começo do século, o investimento fora da moda era...
.. aquele feito em empresas que comercializavam cigarros. Vários processos bilionários foram movidos contra elas e o número de fumantes estava diminuindo, ou seja, era um claro sinal para ficar de fora. E, quem ficou, se deu mal (ver gráfico abaixo)
Apesar da queda brutal nos últimos anos, as ações da Philip Morris/Altria bateram com folga o S&P500 – sem incluir os gordos dividendos!

Gosto de lembrar que, quando estão todos do mesmo lado do barco, ele tende a virar.
Essa concentração que está havendo em investimentos passivos ESG está dando oportunidades a quem quer fazer o dever de casa e tem estômago para aguentar as altas e baixas bem acima da média.

Para se tornar ainda menos ESG, talvez valha a pena olhar investimentos no setor...
.. de óleo e gás na Rússia, onde a governança e o social não parecem ser prioridade. Segundo a Bloomberg, a Gazprom, por exemplo, está oferecendo dividendos de quase 10%aa e sendo negociada perto das mínimas. Para ser claro, não tenho ações da Gazprom.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Marcelo Lopez, CFA

Marcelo Lopez, CFA Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @malopez1975

28 Oct
Juros baixos funcionam? Thread...

Muita gente está defendendo a política de juros baixos nos EUA, mas vale a pena uma reflexão.
Em primeiro lugar, juros deveriam ser ditados pelo mercado, não por um bando de burocratas apontados por seus amigos sem nenhuma experiência no mundo real. Todos sabemos q tabelamento não funciona mas, de alguma maneira,...
.. as pessoas acham q tabelar o preço mais importante de todos, o custo do dinheiro, dá certo.

Com a enormidade de riscos existentes no mercado hoje, duvido que os juros estariam tão baixos não fosse a intervenção pesada dos bancos centrais.
Read 8 tweets
28 Oct
Inflação ou não? Há dúvidas... (thread)

A japanificação do mundo desenvolvido segue com força total. Para evitar ir ao inferno e voltar, os bancos centrais alteraram artificialmente o custo do dinheiro (taxa de juros) para que tomássemos mais empréstimos hoje e consumíssemos.
Obviamente, esses empréstimos deverão ser pagos e afetarão a demanda futura, mas isso é um problema para os próximos governos..

Pouca gente sabe, mas no começo dos anos 20, houve uma crise de proporções avassaladoras – na verdade, uma depressão.
Recomendo o excelente livro do Jim Grant sobre o tópico para os mais curiosos. Jim entra nos detalhes dessa crise esquecida.

Basicamente os índices acionários desmoronaram, o desemprego disparou, houve uma forte deflação de quase 20% (isso mesmo, não foi typo)...
Read 11 tweets
5 Sep
O Famoso índice acionário S&P500, um dos mais famosos e seguidos índices do mundo, apresentou o resultado de seu último encontro, no qual decidiria quais ações entrariam na composição do índice na próxima janela.
Essa composição era muito esperada, pois especulava-se que uma empresa em especial poderia ser inclusa: a Tesla.

A #Tesla é a sexta maior empresa do Nasdaq, então é surpreendente que ela não esteja no S&P500, a não ser por um detalhe: o S&P500 só aceita empresas que...
..obtém lucro nos últimos 12 meses. Aparentemente, a Tesla conseguiu vencer essa barreira, após 16 anos. Mas só aparentemente.

Como já mencionei milhares de vezes, a Tesla nunca deu lucro e, provavelmente, nunca dará. A empresa, que na minha opinião é imbatível...
Read 12 tweets
5 Sep
Agora é hora de proteger patrimônio(thread). O bull market que vivemos desde o crash de 2008 até jan desse ano foi liderado por fundos de risk-parity, fundos de pensão – que se viram compelidos a comprar ações diante das baixíssimas taxas de juros–, fundos passivos e por buybacks
Agora temos um fator novo e que acredito ser o que faltava para coroarmos esse mercado como uma bolha: a participação do varejo e o "feel good factor". Esse era o ingrediente que faltava e que esteve presente em todas as bolhas na história. Agora não falta mais.
São cada vez mais frequentes os relatos de pessoas que nunca operaram com bolsa ou com qualquer outro tipo de investimento começando a investir e se dando bem – muito bem, por sinal.
Read 7 tweets
4 Sep
Parece que as ações sofreram um pouco ontem, especialmente as de tecnologia. Não sei se esse é o começo de um bear market (já passou da hora) ou se foi apenas uma pequena correção. De qualquer modo, vale a pena observar o passado... (thread)
Puxadas pela já conhecida TINA (there is no alternative – não há alternativa) e pelo FOMO (fear of missing out – medo de ficar de fora), as bolsas continuaram seu movimento de alta, mas com um breadth cada vez mais estreito.
Em alguns dias de agosto, mais de 70% das ações do S&P 500 caíram, enquanto o índice fechava em alta. Isso é fácil de se entender, já que as maiores empresas têm peso maior no índice, porém o aviso é o mesmo: cuidado!
Read 14 tweets
1 Sep
Não faço análise macro mas, quando estão todos no mesmo lado do barco, esse tende a virar. Assim, é importante olhar para o outro lado e ponderar. Essa (longa) thread é somente para alertar sobre um lado que ninguém está olhando: deflação. Mais detalhes na carta mensal do Fundo
Tendo a acreditar que a baixa taxa de juros seja deflacionária em casos de países endividados. Vimos esse exemplo no Japão, na Europa e agora deveremos ver nos EUA. Achar que haverá inflação só porque estão imprimindo dinheiro não condiz com o que já vimos num passado recente
Para se ter realmente inflação,esse dinheiro tem que se multiplicar por meio dos bancos comerciais e a velocidade da moeda deve aumentar.Não estamos vendo nenhuma dessas duas coisas acontecerem.Muito pelo contrário, os bancos estão segurando crédito para empresas e indústrias...
Read 20 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!