A narrativa até ontem era de uma “onda azul” nas eleições americanas, o que significa que os Democratas iriam levar a presidência, senado e câmara. Bom, até agora não sabemos da presidência, mas os Democratas perderam assentos na câmara (ainda têm a maioria) e perderam o senado
Isso, segundo analistas, era o pior cenário possível, já que vários projetos e estímulos não andariam com a velocidade adequada ou seriam bloqueados. E o que aconteceu? Bolsas dispararam, bonds dispararam, criptomoedas dispararam e ouro caiu
Hoje a narrativa par explicar o movimento é que esse cenário é bom, já que os Democratas não conseguiriam aumentar muito o déficit e isso seria bom para o país.

Não vou nem considerar que a Europa está começando mais um lockdown...
.. os números da economia americana vieram bem piores que as expectativas e que vários insiders estão vendendo ações a uma velocidade assustadora, mas o fato é que o mercado usa a mesma narrativa para justificar uma alta ou baixa
Não é a primeira vez que isso acontece, então, cuidado com as narrativas e foque nos fundamentos

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Marcelo Lopez, CFA

Marcelo Lopez, CFA Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @malopez1975

28 Oct
Juros baixos funcionam? Thread...

Muita gente está defendendo a política de juros baixos nos EUA, mas vale a pena uma reflexão.
Em primeiro lugar, juros deveriam ser ditados pelo mercado, não por um bando de burocratas apontados por seus amigos sem nenhuma experiência no mundo real. Todos sabemos q tabelamento não funciona mas, de alguma maneira,...
.. as pessoas acham q tabelar o preço mais importante de todos, o custo do dinheiro, dá certo.

Com a enormidade de riscos existentes no mercado hoje, duvido que os juros estariam tão baixos não fosse a intervenção pesada dos bancos centrais.
Read 8 tweets
28 Oct
Inflação ou não? Há dúvidas... (thread)

A japanificação do mundo desenvolvido segue com força total. Para evitar ir ao inferno e voltar, os bancos centrais alteraram artificialmente o custo do dinheiro (taxa de juros) para que tomássemos mais empréstimos hoje e consumíssemos.
Obviamente, esses empréstimos deverão ser pagos e afetarão a demanda futura, mas isso é um problema para os próximos governos..

Pouca gente sabe, mas no começo dos anos 20, houve uma crise de proporções avassaladoras – na verdade, uma depressão.
Recomendo o excelente livro do Jim Grant sobre o tópico para os mais curiosos. Jim entra nos detalhes dessa crise esquecida.

Basicamente os índices acionários desmoronaram, o desemprego disparou, houve uma forte deflação de quase 20% (isso mesmo, não foi typo)...
Read 11 tweets
27 Oct
Thread sobre anti-ESG...

Fundos passivos continuam a ganhar mercado. Em setembro, dos quase US$21 trilhões de investimentos reportados à Bloomberg pelos gestores de fundo, 42,2% estavam em fundos passivos. No mesmo período ano passado, esse número era de 41,8%.
Falarei depois especialmente sobre os fundos passivos e dos riscos que eles apresentam para o mercado. Já toquei nesse assunto em artigos há alguns anos, mas vale a pena voltar à carga para que tenhamos consciência desses riscos e saibamos nos proteger.
Mas dentro dessa onda de fundos passivos, um dos que mais crescem são os que têm investimentos ESG (environmental, social and governance), que é o investimento da moda.
Esses fundos selecionam empresas que, em teoria, não poluem – ou poluem menos, levam em conta os empregados e..
Read 14 tweets
5 Sep
O Famoso índice acionário S&P500, um dos mais famosos e seguidos índices do mundo, apresentou o resultado de seu último encontro, no qual decidiria quais ações entrariam na composição do índice na próxima janela.
Essa composição era muito esperada, pois especulava-se que uma empresa em especial poderia ser inclusa: a Tesla.

A #Tesla é a sexta maior empresa do Nasdaq, então é surpreendente que ela não esteja no S&P500, a não ser por um detalhe: o S&P500 só aceita empresas que...
..obtém lucro nos últimos 12 meses. Aparentemente, a Tesla conseguiu vencer essa barreira, após 16 anos. Mas só aparentemente.

Como já mencionei milhares de vezes, a Tesla nunca deu lucro e, provavelmente, nunca dará. A empresa, que na minha opinião é imbatível...
Read 12 tweets
5 Sep
Agora é hora de proteger patrimônio(thread). O bull market que vivemos desde o crash de 2008 até jan desse ano foi liderado por fundos de risk-parity, fundos de pensão – que se viram compelidos a comprar ações diante das baixíssimas taxas de juros–, fundos passivos e por buybacks
Agora temos um fator novo e que acredito ser o que faltava para coroarmos esse mercado como uma bolha: a participação do varejo e o "feel good factor". Esse era o ingrediente que faltava e que esteve presente em todas as bolhas na história. Agora não falta mais.
São cada vez mais frequentes os relatos de pessoas que nunca operaram com bolsa ou com qualquer outro tipo de investimento começando a investir e se dando bem – muito bem, por sinal.
Read 7 tweets
4 Sep
Parece que as ações sofreram um pouco ontem, especialmente as de tecnologia. Não sei se esse é o começo de um bear market (já passou da hora) ou se foi apenas uma pequena correção. De qualquer modo, vale a pena observar o passado... (thread)
Puxadas pela já conhecida TINA (there is no alternative – não há alternativa) e pelo FOMO (fear of missing out – medo de ficar de fora), as bolsas continuaram seu movimento de alta, mas com um breadth cada vez mais estreito.
Em alguns dias de agosto, mais de 70% das ações do S&P 500 caíram, enquanto o índice fechava em alta. Isso é fácil de se entender, já que as maiores empresas têm peso maior no índice, porém o aviso é o mesmo: cuidado!
Read 14 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!