Será verdade que a @DGSaude pediu para as pessoas fecharem os vidros dos carros na A28?

Vou deixar aqui umas pistas:
1. A imagem não foi manipulada. Foi transmitida hoje no jornal da tarde da @SIConline, e a pessoa que está na imagem é a Teresa Leão
2. Esta investigadora do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, diz enquanto enumera conselhos práticos que "circular de janelas fechadas pode ser uma boa alternativa também"
3. A peça corta depois para as declarações de Graça Freitas, da @DGSaude, na CI de ontem, que pode ser consultada aqui: facebook.com/27463723638067…
4. Em nenhuma parte da CI, Graça Freitas faz o pedido para que se circule de janelas fechadas na A28. Recomenda apenas a quem tiver sintomas, que contacte o @SNS_Portugal.
5. No site da @DGSaude, na parte dedicada à doença, nada aparece indicado: dgs.pt/saude-a-a-z.as…
6. Na página do @SNS_Portugal também nada. (Curiosidade: quem for à página desta entidade vai ficar com a sensação que a última CI dedicada à #COVID19PT foi a 22 de Maio de 2020 sns.gov.pt/conferencias-d…)
Nas redes sociais das entidades oficiais não se consegue encontrar nenhum apelo deste género, aos que circulam na A28.

@JornalPoligrafo @estevescorner penso que alguém devia investigar isto.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Jorge Gomes

Jorge Gomes Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @jmgvostpt

11 Nov
Acabei agora de ler o artigo do @danielolivalx hoje no @expresso, com o título "No desespero, decide-se bem com boa informação".
Em comum, com o que é escrito pelo @danielolivalx, tenho a preocupação de se estarem a tomar decisões assentes em dados que não são granulares o suficiente para se tirarem conclusões. Como eu, e muitos outros já referimos, juntar coabitantes e familiares na mesma fatia, é errado
Também carecem de validação os outros principais factores de contágio, que foram mudados no espaço de três dias, sem que ninguém tenha questionado as entidades competentes sobre essa mudança:
Read 11 tweets
10 Nov
O que acontece quando não existem dados públicos, é que cada OCS escreve o que quer, baseado no que quiser, e não há hipótese de contraditório.
Isto quer dizer que, neste momento, a @DGSaude é uma enabler de notícias falsas, por pura falta de transparência.
Com vários OCS, locais e regionais, a avançarem com números que ninguém sabe de onde vêm, estão a colocar várias populações em níveis de ansiedade evitáveis.
Esperar "pelo momento certo" soa a estratégia política, não a ciência ou saúde pública.
Esta "estratégia" (estou a ser simpático) de guardar dados, de não os divulgar, de não ser transparente, vai trazer muitos maus resultados. Ninguém vai compreender que a uma 2ª feira sejam 121 concelhos, e a uma 6ª passem a 280. É assim que se perde credibilidade.
Read 7 tweets
9 Nov
Hoje de manhã já confessei à @Idzabela, ao @tomahock, e ao @camandro que até eu próprio estou farto de me ler a escrever sobre os dados que (não) temos sobre a #COVID19PT em Portugal. Mas por mais farto que esteja, e que alguns (muitos?) de vocês estejam, abro uma thread:
O primeiro relatório de situação, com a confirmação de casos em Portugal, foi divulgado no dia 03 de Março de 2020.
A 24 de Março, os relatórios diários passaram a incorporar os os novos casos por concelho, que são divulgados diariamente.
Read 26 tweets
8 Nov
"Deslocações a mercearias e supermercados e outros estabelecimentos de venda de produtos alimentares e de higiene, para pessoas e animais;"

Portanto, pode-se continuar a ir às compras, mesmo depois das 13h.

#EstadoDeEmergênciaPT
Afinal tomar a temperatura corporal pode ser eventualmente pedida, não tem cariz obrigatório. Não se refere em que circunstâncias.

#EstadoDeEmergênciaPT
Os senhores deputados e membros do governo continuam isentos de todas as regras e mais algumas, porque devem ser imunes

#EstadoDeEmergênciaPT
Read 5 tweets
1 Nov
#COVID19PT Fala-se muito na gradual politização da pandemia, de colocar a política - e o jogo político - acima da saúde pública e da ciência. Vão-se dividindo as opiniões, segundo as diversas correntes ideológicas, e as diferenças, dizem, são muitas. 1/n
O Governo, que mostrou clareza e uma postura pragmática e eficaz na primeira fase, dá agora uma imagem de fragilidade, e confusão, com mais excepções que regras, e com regras contraditórias com a mensagem que se quer passar.
A oposição nada mais faz do que reagir às regras e às políticas seguidas. Andei à procura e não encontrei, em nenhum site de nenhum partido, um programa alternativo para esta fase, que é mais crítica que a anterior.
Read 17 tweets
25 Aug
Ainda sobre os infames 7 segundos, que o @expresso divulgou ao mundo (sim, foram eles que enviaram aquilo para fora da redacção e tudo o resto é conversa)

A @SICNoticias anda a passar excertos da entrevista ao primeiro-ministro, e um dos planos deveria fazer-nos todos pensar
Nesse excerto vemos o primeiro-ministro, a cumprimentar os jornalistas, todos sorridentes, como se de um encontro de amigos se tratasse. Ali não há separação, fazem parte todos do mesmo grupo, apesar de alguém não ter recebido o memo sobre o dress code a utilizar.
Aquele ambiente de descontração, risota, e boa disposição - que nada mais nada menos é do que o nacional porreirismo em todo o seu esplendor - explica, em grande parte, o que levou Costa a referir-se como se referiu a alguns médicos.
Read 14 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!