Além do RNA, que é a informação que o corpo usa pra fazer as proteínas do vírus que o sistema imune ataca, a vacina precisa de lipídeos (gordura) pra carregar esse RNA pra dentro da célula. A diferença pode estar na composição que cada uma usa.
ft.com/content/74e415… Image
No caso da Moderna, eles já estavam testando a vacina em temperaturas mais altas e viram que ela ainda é viável. A BioNTech/Pfizer ainda não testou. Pode ser que também seja viável em temperaturas mais altas, agora que viram que ela é eficaz, devem testar.
Juntando outra resposta aqui, produzir essas vacinas em outros polos é uma questão da tecnologia envolvida. Vírus atenuado, como na CoronaVac, é uma tecnologia mais tradicional que o Brasil tem condições de fazer na FioCruz ou no Butantan.
Vacina de RNA tem RNA, que até dá pra sintetizar (não sei quantos centros no Brasil fariam). Mas ela depende de nanopartículas de lipídeos pra carregar o RNA (bolinhas de gordura). Pelo que entendi da Pfizer, esse é o maior limitante deles. Não sei qtos centros no mundo fariam.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Atila Iamarino

Atila Iamarino Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @oatila

18 Nov
As duas vacinas de RNA saíram na frente. Não acho coincidência, acho que é o começo de uma "revolução" na forma como fazemos vacinas. Comento sobre isso na coluna da @folha de hoje:
www1.folha.uol.com.br/colunas/atila-…
Para quem quiser conhecer a história do desenvolvimento dessa vacina da Pfizer dentro da BioNTech, tem de tudo. De um casal turco imigrante ao desenvolvimento de vacinas contra o câncer – que com certeza vai dar passos largos agora.

ft.com/content/c4ca84…
Já quem ler sobre a Moderna, vai descobrir uma startup que dependeu de muito investimento até dar resultados. E que começou adiantada por conta de pesquisa básica com a MERS. Ciência empilhada em mais ciência.

nature.com/articles/s4158…
ft.com/content/0cf071…
Read 4 tweets
16 Nov
Duas ótimas notícias, com um potencial enorme. A Moderna, que testa outra vacina de RNA, anunciou resultados preliminares com 94% de eficácia.
Com esse tipo de resultado, o gasto com refrigeração e transporte desse tipo de vacina começa a valer. Segue fio.
nytimes.com/2020/11/16/hea…
Ainda são resultados preliminares e podem mudar, como é o caso da vacina da Pfizer, também de RNA. Mas todos os testes clínicos foram feitos pra dar resultado precoce se funcionarem muito bem. E parece coincidência demais as duas candidatas de RNA serem as primeiras a dar certo.
Se for o caso de o novo coronavírus (SARS-2) ser mais imunogênico (despertar mais resposta imune), veremos esse mesmo tipo de eficácia nas outras candidatas, com outros métodos como vírus inativado (CoronaVac) ou vetor (AstraZeneca/Oxford).
Read 10 tweets
12 Nov
O pessoal que analisa o SIVEP-Gripe, como o @marfcg vem alertando constantemente sobre tendências de alta em várias cidades, apesar do sistema ter saído do ar. E apesar da falta de testes forçar de novo a volta de Síndrome Respiratória Aguda Grave.

Ou seja, sem testes como o país tem feito sempre, não temos como ver um aumento de casos óbvio em todas as cidades. E somos obrigados a usar métricas indiretas, como SRAG ou internações hospitalares. E essas têm aumentado muito. São Paulo, por exemplo
Olha a reversão em hospitais privados. A situação estava melhorando, até que parou de melhorar e piorou. Só que hospitais particulares fazem mais testes e pessoas com mais dinheiro circulam mais. Esses são os primeiros sinais, como foi no começo do ano.
Read 19 tweets
10 Nov
Cidade do Texas contrata caminhões refrigerados porque necrotério está lotando com a COVID. É o começo do ano em câmera lenta. É o que nos aguarda. reuters.com/article/us-hea…
Nas palavras do ex-chefe do FDA dos EUA:
"A pandemia vai explodir aqui antes de termos terapia pra contra-ataque"

Vacinas não vão nos poupar tão cedo, prevenir ainda é o melhor caminho.
cnbc.com/2020/11/09/the…
Read 4 tweets
10 Nov
Se o teste clínico foi suspenso por motivos políticos, quem tá ganhando é a COVID. Que tem pra comemorar nisso, que mais gente vai morrer?
br.reuters.com/article/saude-…
Todos os memes de “Atila quer matar quem falta pra chegar em 1 milhão”, “Atila vai parar a vacina pq torce pela COVID”...
Read 6 tweets
9 Nov
Proteção coletiva depende quantos tão imunes ao coronavírus, ela vem mesmo acima de 60%.

O quão rápido chegamos nisso depende de: quão eficaz é a vacina (90% é ótimo), quão rápido distribuímos (depende da Pfizer) e quão cedo começamos (Brasil vacilou).

theconversation.com/how-effective-…
A distribuição da Pfizer/BioNTech vai ser atrasada pela necessidade de manter a vacina a -80 ºC. Ou contornam isso ou vamos gastar muito, muito mesmo, pra viabilizar isso em grande escala. Só com uma eficácia bem alta pra compensar (o que aparentemente rola).
Já no quão cedo começamos, o Brasil foi coerente na competência geral contra a COVID e perdeu a chance de ter doses ainda este ano. Por enquanto, dependemos do que cada estado firmou com a farmacêutica.
Read 4 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!