Pela primeira vez, o estado do Rio Grande do Sul é completamente vermelho na pandemia da COVID-19

Isso não aconteceu nem no início da pandemia. A segunda onda é real e mais forte e precisamos agir de forma real e mais forte para esse enfrentamento.

estado.rs.gov.br/pela-primeira-…
Alguns fios em ordem cronológica sobre avisos e acontecimentos, focando na região sul/Porto Alegre, por @schrarstzhaupt
04/11: Primeira matéria para o Sul21: sul21.com.br/ultimas-notici…
07/11: Aumento de vírus no esgoto de POA:
Desde Outubro, vários pesquisadores, cientistas de dados e analistas estão avisando para a reversão de tendência, crescimento de novos casos, indicando que não estávamos mais na estabilidade. É sempre mais adequado e efetivo agir antes que as coisas acelerem
Poderíamos ter amenizado essa chegada? Sim. Poderíamos ter redirecionado esse rumo da nossa curva. Estamos entrando numa aceleração perigosa e num período crítico de aglomeração: Natal e Ano Novo

Cabe a nós, novamente e desde sempre, escolher que rumo queremos tomar.
Mas não se enganem: essa decisão tem que ser em sociedade. Da sociedade pela sociedade. E precisamos mais do que nunca de lideranças para nos guiar no enfrentamento.

A ciência aliada às autoridades realizando políticas baseadas em evidências. Isso enfrenta uma pandemia.
@marivarella e a nossa live de ontem alertando justamente pra isso..

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Mellanie Fontes-Dutra, PhD

Mellanie Fontes-Dutra, PhD Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @mellziland

27 Nov
Como esperado, precisamos de mais dados da vacina da AstraZeneca para poder entender e validar de fato as eficácias observadas.

Os problemas do ensaio começaram com o regime de dose de meia dose-dose inteira que não foi projetado pelo ensaio clinico original.
Ainda, houve divergencias na execução do protocolo: No Reino Unido, por exemplo, os voluntários que não receberam o imunizante foram injetados com a vacina meningocócica; no Brasil, os do grupo de comparação receberam injeção de solução salina como placebo.
Explico nesse fio toda a linha temporal de acontecimentos com a AstraZeneca, considerando o que foi noticiado, com fios incríveis de divulgadoras maravilhosas:
Read 10 tweets
26 Nov
Recentemente, a AstraZeneca/Univ. de Oxford noticiaram, pela imprensa, os dados das eficácias (isso mesmo, plural) de sua vacina em diferentes regimes de dose. Ficamos otimistas e confusos, na espera de + detalhes.

Sobre vacinas, notícias de imprensa e a espera de dados - 🧶
Primeiro, retomando o que aconteceu:

No dia 23/11, a desenvolvedora em parceria com a Univ. de Oxford divulgou que finalizou a fase 3 e, em notícia para a imprensa (press-release), expôs os dados de suas eficácias, em alguns regimes de doses diferentes:

Tivemos excelentes fios comentando essa notícia, vou deixa-los à disposição:

Por @izabellapena1
Read 29 tweets
25 Nov
Me pediram para comentar a reportagem sobre o antisséptico bucal contra a COVID-19

Então lá vai!

Acompanhe o fiozinho
Qual a idéia: que produtos que tu tem em casa podem te ajudar a enfrentar o vírus. O artigo faz um uso ruim de vários termos. Cita "cura da Covid-19 com esses itens rotineiros.", já comecei a ficar ressabiada daí
O que foi identificado pela pesquisa em questão é que é possível inibir um tipo de coronavírus com produtos comuns. Um tipo de coronavírus: HCoV-229e que parece ser diferente do SARS-CoV-2
Read 17 tweets
24 Nov
Mais dados da vacina Sputnik-V!

Acompanha abaixo :))
Os resultados apresentados hoje são uma análise interina de 18.794 participantes, 7 dias após terem recebido sua dose de reforço. (Apenas um em cada quatro recebeu o placebo.)
“Embora os números de casos [COVID-19] permaneçam pequenos, isso é altamente eficaz”, disse Azra Ghani, epidemiologista de doenças infecciosas do Imperial College London, ao Science Media Centre. S
Read 7 tweets
24 Nov
Divulgada, nesta quarta, mais notícias sobre a Sputnik-V: vacina podera ser até 2x mais barata, quando comparada com as outras, podendo ser armazenada em até 8ºC, segundo o diretor do Fundo Russo de Investimentos Diretos

Acompanhe abaixo!
Segundo a reportagem, "Nenhum efeito colateral novo foi registrado nos dados preliminares da fase 3, que conta com a participação de mais de 40 mil voluntários na Rússia e outros países."
Read 12 tweets
23 Nov
Vamos para algumas atualizações de hoje das vacinas: Oxford e Coronavac!

Eficácias, pedidos de autorização emergencial... segue o fio pra gente conversar um pouquinho sobre!
Primeiro, a notícia da vacina de Oxford/AstraZeneca! Noticiando sua eficácia em 2 regimes de doses, sem dúvida todo mundo ficou muito empolgado, e não é pra menos: temos muitos acordos, inclusive de transf. de tecnologia pro Brasil quando ela for aprovada!
Além de provavelmente ter um preço mais barato do que as de RNA, e uma distribuição possivelmente menos complexa em virtude da temperatura, essa vacina é uma forte promessa aqui pro Brasil.
Read 17 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!