Oi pessoal! Hoje é dia 2, dia de causos africanos e suas influências pelo mundo.
Vou contar hoje uma história narrada por meu professor Marcos Alvito da UFF. A pergunta dele é deliciosa: seriam os gregos antigos macumbeiros?
Quando a gente pensa na relação da Europa com a África na modernidade, a tendência é sempre da dominação desta por aquela. Os horrores do colonialismo contemporâneo, contudo, são só a ponta do iceberg de um loooongo processo de interação e cruzos.
O Marcos tenta, então, citar inúmeros causos em que gregos antigos parecem fazer quizumbas, feitiços e práticas sagradas que lembram bastante mandigas norte africanas, também replicadas por aqui. Sócrates era chegado numa macumba, garante o professor.
Assim como os orixás africanos, cada deus grego era agraciado com oferendas específicas. Sacrifícios a Hermes incluíam incenso, mel, bolos, porcos e especialmente carneiros. Zeus, por sua vez, preferia bodes
e cabras. Elas seriam muitas vezes postas em tigelas de barro.
Outro ponto de contato: uma forma de granjear a
simpatia dos deuses era através das libações -- derramava-se ao solo um pouco de vinho antes de bebê-lo. Parece aquilo que os brasileiros chamam de “dar um golinho pro santo”. No caso, era pro Deus mesmo.
A comparação mais gostosa é entre o deus Hermes e Exu. Ambos representam o princípio da mobilidade e, por isso, suas oferendas eram feitas em encruzilhadas. A semelhança continua: nos dois casos, as oferendas envolviam uma estátua de um pênis ereto. O pinto unindo a galera!
O causo do Marcos não tem o objetivo de explicar de onde vêm essas coincidências. Trocas culturais? Destino? Alienígenas (essa parte eu inventei mesmo)?. A ideia é reforçar como olhamos para casos parecidos de maneira diferente, dependendo de quem estamos analisando.
Comparar gregos e africanos seria uma heresia acadêmica! Afinal, europeus seriam os criadores da civilização ocidental, da democracia. Os africanos, ao contrário, seriam vistos como selvagens e irracionais, particularmente por alguns (cof, Bolsonaro) no Brasil.
Como já dizia o mestre @simas_luiz , uma das graças da vida é o cruzo, a combinação não esperada, expressa na síncope do batuque de samba. O santo que é orixá que, vai saber, vai ver é deus grego também. (Leiam esse livro, é lindo!)
Eu contei essa história ontem para meus alunos do 8 ano aqui em São Gonçalo e eles adoraram. Fizeram comparações com heróis da TV. Passei o trabalho do @Ka_Bral para eles lerem. Vai ver essa misturada interessa os seus alunos e alunas também?
Esse causo pode interessar ao muso das RI @lucasableite e ao @fr_abstru, de quem sou fã!
E um beijo pras primas que sempre tão aqui me dando força <3
O professor Marcos explica essa história nesse texto e vídeo aqui!

yumpu.com/pt/document/re…
@threadreaderapp unroll please!

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Bárbara Garcia

Bárbara Garcia Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @NossoLeste

22 Nov
Oi gente! Hj eu quero falar de gênios, sincretismo e de uma mulher-aparição que perseguia espanhóis colonizadores no norte da África.
Quando a gente fala dessa região, se trata de um espaço com grande hibridismo: ali, o Islã encontrou religiões locais e rolou uma mistura boa.
Isso é interessante por que a gente às vezes acha que o Islã é uma religião monolítica ou que só aqui no Brasil nós tivemos práticas religiosas sincréticas. Que nada! Nas minhas pesquisas eu até achei pai de santo muçulmano na Nigéria (juro!).
Uma materialização desse encontro do Islã, religião fundada por Maomé no séc VII, e diversas práticas sagradas no norte da África são os Djinns (gênios). Ao que tudo indica, o Islã fagocitou deuses e espíritos locais e transformou eles nesses seres.
Read 14 tweets
20 Nov
Gente, primeiro causo. Escutei essa do Jean, um refugiado do Congo aqui do RJ. Conheci ele na região da Gamboa no início do ano. Ele me contou que essa história está há tempos na família dele, do avô do avô do avô. Da época que os belgas ainda eram colonizadores e senhores de lá.
Diz ele que, na parte sul do país, onde o avô-do-avô-do-avô morava, o administrador era um belga deveras violento. Maltratava e açoitava a todos. Ele adorava dizer, além disso, que não conseguia identificar um congolês do outro, "vocês são todos horrendos e iguais!"
Conta o Jean que um belo dia o ditadorzinho resolveu fazer uma aposta com o povo. Ele se orgulhava de ser um grande corredor, reforçava que os europeus eram uma raça superior. "Apostaremos uma corrida, eu e qualquer um dessa tribo. Se eu vencer, prometo que irei embora"
Read 14 tweets
20 Nov
Queridos, em um dia tão difícil como hj, inauguro meu projetinho: Mosároyê ("senti sua falta", em iorubá). Ele tem como objetivo compartilhar histórias populares, causos e relatos de países da África e do Oriente Médio, usando dessas narrativas para falar mais sobre esses lugares Image
Nos últimos meses, entrevista refugiados, professores, políticos, um monte de gente! Usei whatsapp, skype, telefone ... Fui coletando histórias destes lugares e tentando saber mais sobre eles. Se você gosta dos meus causos, acho que vão adorar o que vou colocar aqui!
Para quem não sabe, sou professor de uma escola pública de Geografia. Meus alunos são, em sua maioria, pretos e pretas. Porém, a quantidade de histórias sobre África e o Oriente Médio são praticamente nulas. Esse é meu esforço, de formiguinha, pra tentar mudar um pouco isso.
Read 7 tweets
26 Jul
Oi gente! Causo novo e, já aviso aos amigos, será um dos últimos dessa história da fazenda. O ponto final está chegando e quero que esse ciclo se feche bonitinho. A história de hj aconteceu no fim da década de 1960, duas semanas antes do meu avô e avó desistirem e se mudarem.
Tia Denise conta que em um determinado momento, ela acha que em abril daquele ano, os "homens" da casa começaram a mandar ela e irmã dormirem assim que o sol se punha. Ela já era deficiente visual nessa época e lembra de ficar sentada na cama por horas até o sono bater.
O que deixava ela mais enervada nessa época é que Maninho, o meio-irmão, começou a andar com um anel gigante na mão esquerda. Ele ia batendo com uma moeda no anel, tec, tec, tec, o dia inteiro. Ela lembra, mesmo sem enxergar, de ouvir aquilo anunciando sua chegada.
Read 15 tweets
5 Jul
Oi amigos! Histórias do vô chegando!
Hj falei com meu avô e acabei de sair do telefone com minha mãe tb. O causo é complexo pq acabei tendo que ouvir os dois sobre aquele tempo - e eles têm memórias diferentes.
Falei com o vô sobre a qntidade de gente linda mandando bj. Fui lendo os nomes, @veiadoscausos, @LisandraP_MS, @tatizinhaf , @AmarinaLobo, @mamaisou e mais um monte que listei. "Ô povo com nome engraçado", rs. Ficou rindo de bobo como ñ via faz tempo.
Outra coisa que conversei com ele foi essa mudança de crença. Ele sempre foi bem cético sobre td, com a vó uma carola. Agora está mais religioso, como vcs repararam. Ele não soube explicar direito - mas fica a sensação de que ele está falando de outra pessoa ..
Read 26 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!