Análise principal excluía quem já tinha evidência da doença até 7 dias da segunda dose. Incluindo todos, ainda assim eficácia observada.
Eficácia também em subgrupos, incluindo dados só do Brasil (87.7, 8.1–99.7), porém como no Brasil são poucos doentes, o intervalo é bem amplo.
Perfil de segurança dentro do esperado.
Tiveram 2 óbitos no grupo vacina (cardiovascular/morte súbita) e 4 no controle (2 causa desconhecida, 1 AVC, 1 infarto). Nenhum óbito considerado relacionado à vacina ou placebo.
Mais sobre segurança no suplemento
Proteção contra casos graves
Parabéns aos brasileiros e brasileiras envolvidos. No site do NEJM tem o protocolo, suplemento, etc.
Sigam outros perfis que também trarão mais detalhes. gostaria de comentar sobre o método e análise estatística, mas não vou ter tempo. Valeu.
1 - A logística da cadeia vacinal é difícil e um desafio. Para essa vacina, ainda mais.
2 - Temos que ter a vacina no Brasil, isso vc deve cobrar ação dos seus líderes políticos e que deixem o sistema, já implementado, trabalhar.
3 - As medidas de usar máscara, distanciamento, lavagem de mãos e evitar aglomeração vão demorar um bom tempo até não precisarmos mais delas.
Se cuide!
Vale sempre lembrar: ensaios clínicos respondem à pergunta feita.
Os achados de eficácia e segurança valem para o período estudado: 2 meses. Teremos seguimento deste estudo e outros mais a vigilância. Até o momento, dentro do esperado e nada diferente de vacinas p outras doenças.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Na minha visita hoje aos dados dos portais estaduais, vi isso aqui.
Olha que interessante. Casos por semana epidemiológica
Da onde vocês acham que são estes dados?
Aqui do mesmo local, por dia, casos e com média móvel
Essas curvas são da cidade de Manaus.
é polêmico e é uma polêmica que não gosto de discutir, porque imunidade coletiva só com vacina. Mas me parece que afirmar isso para Manaus não bate muito.
Acho q fica claro que a segunda onda ocorreu, q não foi tão menor que a primeira 1/n
Fiz uma nova visita a vários sites das Secretarias Estaduais, e o Ceará ainda me parece o mais claro e fácil.
Vejam só o que já trazem na página inicial sobre positividade no tempo e região 👏.
Se tudo fosse assim, a comunicação seria muito melhor!
Alguns outros estados apontam para melhorias, tipo o SIMI em SP e agora vejo em MG também um link para planilhas referentes a dados (avisam que mudou para xlsx... mas ok... não abri para ver se daria pra ver positividade)
O Ceará ainda mostra a minha curva preferida por início de sintomas e com os suspeitos assim dá uma ideia do atraso, tira de certa maneira a queda artificial.
Pessoal, vamos se proteger, proteger a quem amamos e proteger a nossa sociedade.
A volta de casos no Brasil é bem clara em muito locais. Casos hospitalizados e graves. É a mesma história que já contamos aqui desde Março: o vírus está circulando e temos muitos susceptíveis.
A prevenção sempre será a melhor ferramenta que temos para combater a pandemia. E quem acompanha desde o começo sabe: as mesmas mentiras ou ilusões voltaram. Muitas são de má fé, mas outras são porque estamos cansados e queremos esperança. Só que
o vírus não lê nem entende nossa linguagem. Ele só se reproduz, tem muitas vantagens do lado dele, se transmite, infecta, produz mais vírus e segue o caminho dele. Já conhecemos muito dele, e as dinâmicas já conhecemos de muitos anos de estudo. Melhoramos algo em tratamento.
Um estudo quantificou a proteção para reinfecções de quem já produziu anticorpos para COVID-19
✅ 4 hospitais no Reino Unido
✅ ~12 mil profissionais da saúde seguidos por 6-7 meses
✅ Quem tinha anticorpo prévio: ⬇️ menor risco de reinfectar / ter sintoma
Método resumido: este estudo fez uma coorte no baseline e seguiu majoritariamente profissionais de saúde, tendo testes regulares e screening. Também diferenciam se os testes foram de screening (assintomáticos) ou se as pessoas tinham sintoma.
Método resumido: A análise principal foi ter anticorpo IgG contra a spike como exposição da coorte no baseline (grupo com IgG x grupo sem IgG). Também análise complementar para IgG contra o nucleocapsídeo. Tb analisaram se o título do anticorpo poderia trazer maior proteção.
Estamos todos felizes com mais uma vacina mostrando eficácia (provável: espero publicação de dados e fim de seguimento)
Três pensamentos rápidos:
1 - Como pode ser outra vacina ter eficácia >90%?
2 - O que estamos protegendo com a vacina?
3 - Como vamos distribuir? #useMascara
Otavio, mas temos que esperar a publicação final e seguimento para comemorar de verdade? Sim
Você já viu mudanças, ou quando sai o artigo, as coisas não eram assim como falado na press-release? Sim
Devido ao que estamos vivendo no mundo, porém, seria improvável que as empresas
estariam blefando, por várias razões.
Também é bem provável que mesmo ao final do seguimento a eficácia se mantenha, os modelos bayesianos que se construíram simulando o que relataram mostram boa margem (o trial da pfizer é baysiano).