Vou ir colocando algumas impressões: fiquei muito feliz de ler nome de algumas pessoas queridas que participaram da elaboração 🌻
A primeira coisa que me chamou a atenção foi a tabela dos imunizantes: na jensenn por exemplo, há alguns erros, como por exemplo na parte que conferem a ela duas doses. A jensenn trabalha num regime de 1 dose e isso é um grande diferencial pra ela (única adenoviral com 1 dose)
Aqui nas contra indicações, provavelmente usaram os documentos da Pfizer/FDA para se basear, pois é o que estamos tendo acesso. Achei bem adequado, e a @dogarrett lembrou que a Pfizer está testando entre naqueles entre 12-18 anos. Talvez em breve tenhamos dados
No mais, não foi testado em lactantes por exemplo. Acho que teria sido importante adicionar esse grupo, tal qual a Pfizer fez na sua bula. Senti falta de ressalva nessa parte para pessoas imunocomprometidas ou imunossuprimidas
Aqui, uma coisa que já esperava: a organização das SMS e SES para a organização dos microplanejamentos de vacinação locais. Aqui deixa aberto que talvez cada local possa ter certa autonomia para uma dinâmica em relação ao PNI
O planejamento da distribuição leva em consideração o que foi apresentado pela AstraZeneca. Eles comentam que pro caso da Pfizer, o planejamento e estratégia (e devo adicionar: a negociação) está em andamento.
Tenho uma opinião firma em relação a AZ de achar que estamos investindo em algo que nos entregou muitas perguntas e poucas respostas de fato.
De igual maneira, poderia ter-se incluído os planejamentos quanto a CoronaVac. Hm 🤔
Ponto positivo interno meu: não colocaram datas e sim planos em meses a partir de uma data viavel. Gostei hehe.
Aqui nessa parte eles colocam indicadores de monitoramento. Os primeiros são relacionados a casos. Espero que a gente possa contar com uma logística melhor de testagem, pois vai ser muito importante minimizar subnotificações nesse processo também.
Importante terem acrescentado nos indicadores os INSUMOS BÁSICOS como seringas, gloria. Até agora não temos uma movimentação clara com logística definida para aquisição de insumos. Talvez no PNI consigamos observar algo pela frente.
E cheguei na PARTE DE COMUNICAÇÃO! Não consegui nem esboçar um sorriso, porque isso devia estar acontecendo HÁ MESES. Comunicação sobre vacinas teve ser construída. Tuitei recentemente minha preocupação sobre o crescimento de população hesitante que estamos vendo.
Teria sido crucial ter feito isso em tempo real ao desenvolvimento e andar de cada fase. Não faltou divulgador científico fazendo, nem pessoas especialistas. Por que não houve uma comunicação entre as partes pra uma parceria com os veículos comunicativos do governo?
Pelo menos: antes tarde do que mais tarde. Mas novamente, isso poderia e deveria já estar bem articulado desde muito tempo, e talvez teríamos já visto um reflexo nas coberturas vacinais de Vacinas já aprovadas pra outras doenças , inclusive, que não atingiram cobertura em 2020
Adendo:
Estabelecer parcerias com a rede de comunicação pública (TVs, rádios e
agências de notícias) para enviar mensagens com informações atualizadas.
O @schrarstzhaupt sabe o quanto eu venho tentando estabelecer essas parcerias locais aqui. Um esforço imenso
Definição de um único porta voz?
??
????????
Sobre as vacinas incluídas: mencionado anteriormente, acho complicado sustentar o plano em vários aspectos na AZ. Ainda precisamos de resposta.
Senti saudades da CoronaVac, da Jansenn que estão sendo testadas aqui, por exemplo. Sei que a Jansenn pode demorar, mas né?
Lembrando que a Covax Facility, que é um consórcio da OMS pra disponibilização de Vacinas, tem a da Moderna, da Novavax lá, o que é super legal! Agora, por que escolhemos só 10%, fica a pergunta, algumas justificativas, mas sem uma reposta contundente
Os anexos, vou ler melhor durante a semana pra poder analisar e me expressar melhor sobre eles, apenas pontuando aqui
Em resumo: confuso, com informações desencontradas (ex tabela sobre as vacinas, entre outras). Vou ler as manifestações dos meus colegas também, mas queria já dar uma olhada e aproveitei pra comentar algumas coisas. Pretendo fazer um fio mais completo durante a semana :))
O @US_FDA disponibilizou um arquivo com os dados da Moderna, a nossa outra candidata a vacina da COVID-19 que usa RNA mensageiro! Ela será avaliada nos próximos dias pelo órgão! Vamos dar uma olhadinha no documento?
Hoje foi um dia muito emocionante e fico lisonjeadíssima de estar entre as vozes sobre ciência dentro do contexto da COVID-19 em 2020! Essa rede de divulgação tem muitos, mas muitos cientistas de altíssima qualidade e estar entre eles é um privilégio imenso!
Tive o prazer de me aproximar dessas pessoas, que integram o top5 desse ranking que aparece no recorte deste estudo é algo que não imaginava em 2019 que estaria contecendo em 2020. E é fruto de muita, mas muita dedicação! @oatila@luizaraujo_@otavio_ranzani@MBittencourtMD
Formei amizades incríveis que quero levar para a vida, conheci mulheres cientistas e jornalistas inspiradoras e que são mentoras nessa jornada, compartilhando seus conhecimentos e experiências, como a @TaschnerNatalia@dogarrett@binerighetti@veramagalhaes e tantas outras
Quando eu submeto um artigo pra uma revista científica, todos os co-autores são notificados e, frequentemente, precisam dar o OK de que aceitam seus nomes estarem inclusos naquela versão final do artigo a ser enviada para o editor da revista. Isso é responsabilidade
Se um grupo de pessoas participa de um documento, seja ele qual for (não vou nem entrar no mérito da relevância do documento em questão), é ético eles terem acesso à todas as versões para dar o seu aval. Afinal, é o nome deles que está ali, assinam tudo que está escrito.
É tão errado não por o nome de pessoas que participaram num documento, quanto por o nome dessas pessoas e não dá-las o direito da ciência das suas versões.
Particularmente, acho ainda mais sério quando a pessoa assina, o documento é alterado sem revisão por ela e vai adiante.
Estamos todos muitíssimos felizes com a aprovação emergencial da Pfizer, pelo @US_FDA ! Mas uma baita notícia rolou recentemente e merece ser compartilhada!
Publicação dos dados de fase 1/2 da NOVAVAX, nossa pequena notável!
Bora dar uma lidinha?
Nesse fio eu falo muito da trajetória da Novavax, especialmente no contexto da Pandemia!
A vacina da Pfizer vem se mostrando muito robusta, com resultados incríveis em um artigo muito bem escrito e publicado. Já tinha recebido a recomendação do conselho, e agora veio sua aprovação.
Dessa forma, é possível a Pfizer solicitar autorização aqui na Anvisa, por exemplo
Está circulando, especialmente no WhatsApp, uma imagem desinformativa de um suposto anúncio do FDA sobre possíveis reações adversas à vacina da COVID-19. Cuidado.
Não há menção disso no site do FDA, e fazendo uma rápida pesquisa no google, nem se encontra tal imagem e dados
Fiz um fio comentando algumas várias tentativas de associar doenças com vacinas e nele, fica muito claro que não há relação de causa entre a vacina com essas doenças. Muitas vezes, são associações temporais
Observando, dá pra ver que 1º é um draft, ou seja, rascunho e 2º eles se referem a possíveis efeitos, porque justamente não há relação causal alguma estabelecida. Ao meu ver, é pra fins de monitoramento