Quando eu submeto um artigo pra uma revista científica, todos os co-autores são notificados e, frequentemente, precisam dar o OK de que aceitam seus nomes estarem inclusos naquela versão final do artigo a ser enviada para o editor da revista. Isso é responsabilidade
Se um grupo de pessoas participa de um documento, seja ele qual for (não vou nem entrar no mérito da relevância do documento em questão), é ético eles terem acesso à todas as versões para dar o seu aval. Afinal, é o nome deles que está ali, assinam tudo que está escrito.
É tão errado não por o nome de pessoas que participaram num documento, quanto por o nome dessas pessoas e não dá-las o direito da ciência das suas versões.
Particularmente, acho ainda mais sério quando a pessoa assina, o documento é alterado sem revisão por ela e vai adiante.
Dessa forma, enquanto não houver uma versão final, revisada e com a ciência dos especialistas que participaram, não me sinto no direito de comentá-la.
Acho assombroso que tal situação tenha acontecido, somado a um momento tão sensível e de espera de todo mundo.
Eu cheguei a inicialmente comentar algumas coisas que achei do PNI, mas foi antes de ter ciência das manifestações dos pesquisadores envolvidos.
É simplesmente assombroso.
NOTA TÉCNICA do grupo técnico do eixo epidemiológico do Plano Operacional Vacinação contra a COVID-19
O @US_FDA disponibilizou um arquivo com os dados da Moderna, a nossa outra candidata a vacina da COVID-19 que usa RNA mensageiro! Ela será avaliada nos próximos dias pelo órgão! Vamos dar uma olhadinha no documento?
Hoje foi um dia muito emocionante e fico lisonjeadíssima de estar entre as vozes sobre ciência dentro do contexto da COVID-19 em 2020! Essa rede de divulgação tem muitos, mas muitos cientistas de altíssima qualidade e estar entre eles é um privilégio imenso!
Tive o prazer de me aproximar dessas pessoas, que integram o top5 desse ranking que aparece no recorte deste estudo é algo que não imaginava em 2019 que estaria contecendo em 2020. E é fruto de muita, mas muita dedicação! @oatila@luizaraujo_@otavio_ranzani@MBittencourtMD
Formei amizades incríveis que quero levar para a vida, conheci mulheres cientistas e jornalistas inspiradoras e que são mentoras nessa jornada, compartilhando seus conhecimentos e experiências, como a @TaschnerNatalia@dogarrett@binerighetti@veramagalhaes e tantas outras
Vou ir colocando algumas impressões: fiquei muito feliz de ler nome de algumas pessoas queridas que participaram da elaboração 🌻
A primeira coisa que me chamou a atenção foi a tabela dos imunizantes: na jensenn por exemplo, há alguns erros, como por exemplo na parte que conferem a ela duas doses. A jensenn trabalha num regime de 1 dose e isso é um grande diferencial pra ela (única adenoviral com 1 dose)
Estamos todos muitíssimos felizes com a aprovação emergencial da Pfizer, pelo @US_FDA ! Mas uma baita notícia rolou recentemente e merece ser compartilhada!
Publicação dos dados de fase 1/2 da NOVAVAX, nossa pequena notável!
Bora dar uma lidinha?
Nesse fio eu falo muito da trajetória da Novavax, especialmente no contexto da Pandemia!
A vacina da Pfizer vem se mostrando muito robusta, com resultados incríveis em um artigo muito bem escrito e publicado. Já tinha recebido a recomendação do conselho, e agora veio sua aprovação.
Dessa forma, é possível a Pfizer solicitar autorização aqui na Anvisa, por exemplo
Está circulando, especialmente no WhatsApp, uma imagem desinformativa de um suposto anúncio do FDA sobre possíveis reações adversas à vacina da COVID-19. Cuidado.
Não há menção disso no site do FDA, e fazendo uma rápida pesquisa no google, nem se encontra tal imagem e dados
Fiz um fio comentando algumas várias tentativas de associar doenças com vacinas e nele, fica muito claro que não há relação de causa entre a vacina com essas doenças. Muitas vezes, são associações temporais
Observando, dá pra ver que 1º é um draft, ou seja, rascunho e 2º eles se referem a possíveis efeitos, porque justamente não há relação causal alguma estabelecida. Ao meu ver, é pra fins de monitoramento