Quando falamos de medidas de prevenção e cobertura vacinal, estamos falando de impactar a transmissão de um agente infeccioso. Hoje, o vírus da COVID-19 circula muito intensamente, aumentando o espalhamento na população, com elevado nº de novos casos e óbitos
As medidas de prevenção, como distanciamento físico e uso de máscaras, etc, reduzem/desaceleram essa transmissão, diminuindo o nº de novos casos. É uma estratégia importante e impacta no nº de novos óbitos em decorrência da doença.
Ainda nessa figura, existe 2 casos para a 3ª situação:
1) Ter vacina mas não ter distanciamento/uso de máscara
2) Ter vacina e ter distanciamento/uso de máscara

Nos primeiros meses da vacinação, manter a adoção de medidas de enfrentamento (máscara/distanciamento) será CRUCIAL
Pois não teremos ainda cobertura vacinal, visto que teremos um nº limitado de doses, muitas pessoas ainda suscetíveis etc. Dessa forma, mesmo quem se vacinou, é relevantíssimo seguir adotando as medidas de enfrentamento, se não, ainda teremos uma alta transmissão do vírus
Na 2ª situação, tendo vacina E tendo adoção de medidas de enfrentamento, conseguiremos dai, a medida que a população vai se imunizando, reduzindo a transmissão do vírus para que os suscetíveis não estejam tão expostos. Essa é a situação que precisamos aderir.
Com vacinas disponíveis, entramos em uma estratégia muito interessante: a cobertura vacinal.

A cobertura vacinal pode ser entendida como uma grande quantidade de pessoas imunizadas, ou seja, protegidas, pra um agente infeccioso.
Sabemos que existem grupos que não podem se vacinar por exemplo, permanecendo suscetíveis. Mas e se muita gente se vacina? Essas pessoas imunizadas funcionam como uma "barreira imunológica", impedindo com que o vírus alcance as pessoas suscetíveis, porque sua circulação reduz
E reduz bastante! Quanto mais pessoas vacinadas, atingindo essa cobertura vacinal, menos esse vírus por ex circulará e maior controle vamos obtendo da situação. Para vacinas aprovadas, conseguimos ter controles de muito sucesso de agentes infecciosos como sarampo, polio, etc
Graças às vacinas e a cobertura vacinal! Mas infelizmente, desde 2018, estamos vendo uma redução muito preocupante nessa cobertura vacinal, como menciono no fio abaixo:

Dessa forma, é muito importante que, quem puder, #Vacine_Se! #EuVouTomarVacina porque são seguras, funcionam e porque eu quero e posso contribuir com a cobertura vacinal e com a proteção de quem amamos e da nossa sociedade!
@threadreaderapp compile

Imagens feitas no app @BioRender !

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Mellanie Fontes-Dutra

Mellanie Fontes-Dutra Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @mellziland

17 Dec
Science nomeou a descoberta/desenvolvimento do ano para elas, não podia ser diferente: AS VACINAS!

Para muitas pessoas, parece que todos os planos foram adiados esse ano. Porém, na área da ciência, tecnologia e saúde, os progressos foram imensos.

Acompanhe o fiozinho
Não faz muitas semanas atrás que o mundo respondeu uma pergunta importantíssima, talvez uma das mais relevantes feitas em 2020: podemos obter vacinas seguras e eficazes contra COVID-19.
A matéria começa recaptulando o fatídico 31/12/2019, em que funcionários de saúde em Wuhan, China, relataram um misterioso conjunto de casos de pneumonia que deixou 27 pessoas doentes. Em 08/01/2020, a relação com o SARS-CoV-2 havia sido feita
Read 26 tweets
16 Dec
Está disponibilizado o PNI na versão PDF no site do Governo: gov.br/saude/pt-br/me…

Vou comentar um pouco sobre ele abaixo!
O plano encontra-se organizado em 10 eixos, a saber:
1) Situação epidemiológica e definição da população-alvo para vacinação;
2) Vacinas COVID-19;
3) Farmacovigilância;
4) Sistemas de Informações;
5) Operacionalização para vacinação;
6) Monitoramento, Supervisão e Avaliação;
7) Orçamento para operacionalização da vacinação;
8) Estudos pós-marketing;
9) Comunicação;
10) Encerramento da campanha de vacinação.
Read 26 tweets
16 Dec
Reunião sobre a apresentação do Plano Nacional de Vacinação (PNI) encerrada. O que não vimos?

O Plano Nacional de Vacinação
Alguns pontos:

Quando o PR diz que iremos em breve voltar ao normal com as vacinas, infelizmente pessoal, está errado. Só começaremos a experimentar um normal após atingir COBERTURA VACINAL.
Vacina é uma estratégia populacional. Enquanto não tiver muita gente vacinada, a transmissão do vírus seguirá elevada. Achar que após receber a vacina poderemos voltar ao normal é, infelizmente, uma ilusão. Apenas atingindo a cobertura vacinal é que poderemos pensar nisso
Read 8 tweets
15 Dec
Frequentemente, pegamo-nos desprevenidos quando lemos "variante nova do SARS-CoV-2", "mutação encontrada em tal local", e imediatamente nos preocupamos com as implicações disso. Nesse fio, quero te dar uma perspectiva dentro da virologia sobre isso, trazendo essas notícias

Bora?
Tão simples e tão impactantes, seja de forma positiva, seja de forma negativa. Estão presentes muitos anos antes de o primeiro da nossa espécie conhecer este planeta. São seres vivos? Qual sua relevância?
Só causam doenças ou também podem propiciar adaptações interessantes para as espécies em que se hospedam? ? Essas são algumas das perguntas direcionadas aos vírus, os quais, independente do debate, despertam muitas curiosidades e são alvos de investigações há décadas.
Read 36 tweets
15 Dec
O @US_FDA disponibilizou um arquivo com os dados da Moderna, a nossa outra candidata a vacina da COVID-19 que usa RNA mensageiro! Ela será avaliada nos próximos dias pelo órgão! Vamos dar uma olhadinha no documento?
Link para o documento: fda.gov/media/144434/d…

Link para o documento sobre dados de assintomáticos: fda.gov/media/144453/d…
Nesse fio comentei sobre os dados obtidos pela Moderna após a desenvolvedora atingir o nº de eventos necessários para a última análise:

Read 35 tweets
15 Dec
Hoje foi um dia muito emocionante e fico lisonjeadíssima de estar entre as vozes sobre ciência dentro do contexto da COVID-19 em 2020! Essa rede de divulgação tem muitos, mas muitos cientistas de altíssima qualidade e estar entre eles é um privilégio imenso!
Tive o prazer de me aproximar dessas pessoas, que integram o top5 desse ranking que aparece no recorte deste estudo é algo que não imaginava em 2019 que estaria contecendo em 2020. E é fruto de muita, mas muita dedicação! @oatila @luizaraujo_ @otavio_ranzani @MBittencourtMD
Formei amizades incríveis que quero levar para a vida, conheci mulheres cientistas e jornalistas inspiradoras e que são mentoras nessa jornada, compartilhando seus conhecimentos e experiências, como a @TaschnerNatalia @dogarrett @binerighetti @veramagalhaes e tantas outras
Read 12 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!