Sempre lembro do causo de quando eu tinha 20 anos, ter tomado a vacina do tétano. Bem tranquilinha, fui na UBS, tomei e segue o baile. 1 mês depois um parafuso que tava há dias no chão cortou o meu pé, pensa num negócio que tu olha e diz "hmmm que tenso, ainda bem que me vacinei"
Limpei a ferida com o necessário, tudinho e fiz um curativo. Fui pesquisar o que o tétano fazia, ou o que era o tétano.
O tétano, meu povo, é uma infecção bacteriana grave, que causa espamos musculares
No geral, os espasmos têm início no rosto (maxilar) e progridem para o resto do corpo. Têm geralmente a duração de alguns minutos e ocorrem com frequência durante três ou quatro semanas - parece chato, mas ok né?
Não, meu consagrado
Podem ser tão intensos que podem provocar lesões sérias no corpo, dificuldade e engolir, aumento do ritmo cardíaco. A recuperação pode levar meses e cerca de 10% das pessoas vão a óbito.
O causador de tudo isso é uma toxina produzida pelo Clostridium tetani
Geralmente penetra no organismo através de uma abertura na pele, como um corte ou uma punção, feitos por um objeto contaminado.
Tétano é muito sério e pode se manifestar dias após o acidente. Felizmente, TEMOS VACINA!
A vacinação com a vacina contra o tétano previne a infeção. Para pessoas com feridas significativas e menos de três doses da vacina, é recomendada a vacinação e administração de anticorpos contra a toxina tetânica.
E gente, é coisa séria: às vezes esses espamos musculares podem ser tão intensos que compromete a ventilação, movimento para trazer o ar pra dentro dos pulmões (que precisa dos músculos pra acontecer), tendo que fazer ventilação mecânica!
Agora vamos ao problema...
"Com alta taxa de letalidade, tétano continua a ser um grave problema na saúde brasileira." - Dos quase 3 mil casos confirmados no Brasil, entre 2007 e 2016, 973 pacientes morreram em decorrência da doença.
A vacinação é a principal medida de prevenção contra o tétano, cujo esquema vacinal inicia aos 2 meses de idade, segundo o Calendário Criança da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).
No Brasil, entre 2007 a 2016, dos 2.939 casos confirmados de tétano, 973 (33,1%) evoluíram para óbito e 1.542 (52,2%) tiveram cura. As regiões Norte e Sul foram as que apresentaram maiores taxas de mortalidade.
E mais uma coisa importante: muitos associal tétano com ferrugem! Mas na verdade, a bactéria encontra-se no solo, na poeira e em fezes de animais.
Por que a gente tem esse senso que é com coisas enferrujadas? o processo da ferrugem (oxidação) cria fendas no material, onde a bactéria pode se instalar, caso o prego tenha sido exposto a essa bacteria.
Por essas e outras que temos que limpar bem as feridas, com água, sabão, uma água oxigenada dependendo, pra fazer a limpeza adequada. Só nisso, já mata bastante microbichinhos danados.
O fato de a bactéria ser encontrada no solo e no estrume faz, inclusive, que jardineiros e outros trabalhadores agrários estejam potencialmente expostos à doença.
A população urbana também não está totalmente segura: uma calçada ou uma rua empoeirada podem abrigar muitas bactérias como a do tétano
O que fazer pra resolver? PREVENÇÃO! Os pais e responsáveis devem estar atentos aos calendários de vacinação para garantir que seus filhos e dependentes estejam em dia com o esquema de vacinação contra a doença!
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Vi muitos stories, notícias e tuites sobre novas variantes do SARS-CoV-2 atribuindo às mutações o aumento do número de novos casos em grupos populacionais.
Mini fio sobre isso
Comentei recentemente que variantes são esperadas, faz parte da "natureza" do vírus sofrer mutações que podem gerar, ou não, uma adaptação, que pode beneficia-lo ou não. Temos vários centros de pesquisa e pessoas monitorando a presença dessas variantes pelo mundo
E muitas dessas notícias recentes estão atribuindo a uma nova variante o aumento da transmissao do SARS-CoV-2.
Bem:
1) é precoce e mais experimentos precisam ser feitos, com mais pessoas, para confirmar qualquer relação
Muitas pessoas estão com dúvidas, ansiosas ou com receio sobre as vacinas da COVID-19. Sem dúvida, foram um dos maiores assuntos de 2020.
Fiz esse compilado com algumas informações que podem trazer uma luz nesse assunto!
Simbora de fio informativo?
Primeiro lugar: o que são vacinas?
As vacinas são produtos biológicos, ou seja, são formados por partes de um agente infeccioso, ou o próprio agente infeccioso inativado/atenuado, com o objetivo de nos dar proteção contra eles! drauziovarella.uol.com.br/infectologia/v…
E como as vacinas fazem isso?
No organismo, essas partes do agente infeccioso são apresentadas para o nosso sistema imunológico. Este, por sua vez, montará uma resposta específica (anticorpos, células) contra esses pedacinhos, com o lado positivo: faço tudo isso sem ter a doença!
Não faz muitas semanas atrás que o mundo respondeu uma pergunta importantíssima, talvez uma das mais relevantes feitas em 2020: podemos obter vacinas seguras e eficazes contra COVID-19.
A matéria começa recaptulando o fatídico 31/12/2019, em que funcionários de saúde em Wuhan, China, relataram um misterioso conjunto de casos de pneumonia que deixou 27 pessoas doentes. Em 08/01/2020, a relação com o SARS-CoV-2 havia sido feita
Quando falamos de medidas de prevenção e cobertura vacinal, estamos falando de impactar a transmissão de um agente infeccioso. Hoje, o vírus da COVID-19 circula muito intensamente, aumentando o espalhamento na população, com elevado nº de novos casos e óbitos
As medidas de prevenção, como distanciamento físico e uso de máscaras, etc, reduzem/desaceleram essa transmissão, diminuindo o nº de novos casos. É uma estratégia importante e impacta no nº de novos óbitos em decorrência da doença.
Ainda nessa figura, existe 2 casos para a 3ª situação: 1) Ter vacina mas não ter distanciamento/uso de máscara 2) Ter vacina e ter distanciamento/uso de máscara
Nos primeiros meses da vacinação, manter a adoção de medidas de enfrentamento (máscara/distanciamento) será CRUCIAL
O plano encontra-se organizado em 10 eixos, a saber: 1) Situação epidemiológica e definição da população-alvo para vacinação; 2) Vacinas COVID-19; 3) Farmacovigilância; 4) Sistemas de Informações; 5) Operacionalização para vacinação; 6) Monitoramento, Supervisão e Avaliação;
7) Orçamento para operacionalização da vacinação; 8) Estudos pós-marketing; 9) Comunicação; 10) Encerramento da campanha de vacinação.
Reunião sobre a apresentação do Plano Nacional de Vacinação (PNI) encerrada. O que não vimos?
O Plano Nacional de Vacinação
Alguns pontos:
Quando o PR diz que iremos em breve voltar ao normal com as vacinas, infelizmente pessoal, está errado. Só começaremos a experimentar um normal após atingir COBERTURA VACINAL.
Vacina é uma estratégia populacional. Enquanto não tiver muita gente vacinada, a transmissão do vírus seguirá elevada. Achar que após receber a vacina poderemos voltar ao normal é, infelizmente, uma ilusão. Apenas atingindo a cobertura vacinal é que poderemos pensar nisso