As vacinas mRNA (da Pfzer-BioNTech e da Moderna) são brilhantes no nível da ciência que têm por trás. O @WheatNOil fez um fio divertido em inglês explicando como elas funcionam, segue aqui minha tradução e entenda essa tecnologia INCRÍVEL 👇🧵
A primeira coisa a saber é como o seu sistema imune funciona. Basicamente, suas células de imunidade atacam qualquer coisa estranha que entra no seu corpo. Se elas veem uma proteína, um vírus, ou uma bactéria ou qualquer coisa que elas não reconhecem, elas lançam um ataque.
Por exemplo, se sistema imune está lutando contra vírus, ele demora para ter contra-ataque completo. Precisa entender qual parte do vírus atacar e então aumentar produção do que ele precisa para atacar essa parte. Pode levar dias. Enquanto isso, o vírus se multiplica e expande.
Uma vez que destrói o vírus, o sistema imune lembra dele. Você tem células no sistema imune com memória. Se elas toparem com o mesmo vírus de novo elas dizem "Eu já vi esse canalha antes!" Seu corpo usa a experiência passada dele para destruir o vírus antes dele te deixar doente.
Então, sabendo disso, voltamos para a vacina. Cientistas olharam para o vírus do COVID e viram que uma proteína do lado de fora do vírus parecia ser uma boa candidata para lançar um ataque imune contra ela.
[São essas vermelhas maiores da imagem]
Por sinal, essa proteína é muito importante para o vírus. O coronavírus usa essa proteína para entrar nas células do seu corpo. Essa proteína faz com que ele seja mais infeccioso. Isto é, essa proteína faz o vírus ser ainda mais canalha.
O coronavírus tem dentro dele um código chamado RNA. Esse código é como uma receita de bolo do vírus, com instruções de como construir todas as partes dele. Os cientistas estudaram todo esse código de RNA e acharam a parte da receita que faz essa proteína. A proteína canalha.
Nota: RNA é a receita para produzir algo dentro da célula. Células partem do DNA, transcrevem ele em RNA, que são as instruções do que a célula precisa produzir. O mRNA (vem de RNA-mensageiro) é só uma receita para célula fazer algo.
[E não entra em contato nem altera seu DNA]
Então os cientistas pegaram a receita de bolo da proteína canalha do coronavírus e fizeram uma versão mRNA dela. Literalmente é apenas a receita de bolo de como fazer essa única proteína.
Essa receita de bolo "é" a vacina.
Eu explico.
A vacina não contém nenhuma parte de fato do vírus. Ela tem apenas a receita de como fazer a proteína canalha. Então não há como você ficar doente de Covid a partir da vacina. Você só recebe a receita dessa única proteína, não do coronavírus inteiro.
Suas células recebem essas instruções e dizem "ok, vou fazer esse bolo". Então suas células fazem um monte dessa proteína canalha.
O seu sistema imune vê essa proteína nova que algumas células suas estão produzindo e diz: "que... merda... é essa?" E começa a atacar a proteína.
Lembre que seu sistema imune nunca viu essa proteína antes. Ele demora para produzir a resposta, então lança uma guerra total contra a proteína canalha. Febre, calafrios, vermelhidão no local da vacina que você sente depois de tomar é o seu corpo bombardeando a proteína canalha.
Então você destrói a proteína canalha! A proteína canalha em si mesma não consegue infectar você, porque ela é apenas uma proteína e não o vírus inteiro.
Agora é a parte importante. Suas células de memória "lembram" da proteína canalha. E lembram exatamente como destruí-la.
Ah sim, o seu corpo quebra a receita de mRNA que você recebeu com a vacina bem bem rápido. Isso é normal. Você não precisa de um monte de receitas penduradas por aí pra sempre. Seu corpo destrói e se livra delas.
Então você quebrou as instruções de mRNA. Você destruiu as proteínas canalhas. Tudo que havia na vacina que você recebeu foi completamente destruído.
Exceto aquelas células de memória que lembram da proteína canalha muito bem.
Então, se aparecer um coronavírus entrando no seu corpo, seu corpo nunca viu um coronavírus inteiro.
MAS ele viu aquela proteína que fica do lado de fora do vírus. Suas células de memória dizem "você tá de brincadeira comigo, ESSE CANALHA de novo? Dê o fora daqui!"
O sistema imune natural do seu corpo de forma rápida e eficiente lança imediatamente um ataque em massa, usando a experiência que ele teve quando ele destruiu a proteína canalha da primeira vez. Ele destrói o vírus antes dele ter tempo de te infectar, replicar e te deixar doente.
Parabéns! Você, agora, está imune contra o COVID-19! Você tem a experiência de guerra para derrotá-lo tão logo ele entrar no seu corpo.
Mas e se o vírus sofrer mutação e parar de produzir a proteína canalha? Bem, como o vírus usava a proteína canalha para entrar na sua célula, se ele sofrer mutação que o deixe sem essa proteína ele provavelmente também será menos infeccioso. É uma sutileza brilhante da vacina!
E aqui o link para esse fio em versão texto corrido :) fim da tradução! Meus agradecimentos ao @WheatNOil pela forma didática e divertida de explicar as vacinas de mRNA. E hoje foi aprovada a vacina da Moderna nos EUA! Viva! threadreaderapp.com/thread/1340118…
Aproveitando o fio para tirar dúvidas! Ainda não sabemos quanto tempo essa memória contra o coronavírus dura. Pelo menos 6 meses parece certo, mas pode durar um ano ou até mais. Na vacina contra o Sarampo a memória dura a vida toda. Vamos torcer!
Vacina Sinovac com Butantan é tradicional, mesma tecnologia da vacina contra paralisia infantil. Matam vírus no laboratório e colocam pedaços inativados na vacina. Corpo detecta partes, produz resposta e destrói. Sobra memória imune: isso é igual em todas!
Em teoria, sim! Essa tecnologia tem um potencial imenso, por isso a comunidade científica está tão extasiada dessas vacinas de mRNA terem funcionado tão bem contra o Covid. Abrem um leque enorme de novas vacinas e curas para doenças nos próximos anos!
Sim! As duas são de mRNA, mas a da Moderna pode ser guardada a -20ºC. O mRNA é facilmente destruído, precisa ser envolto em partículas de gordura para durar. Qualidade desse envelope facilita armazenamento e também torna reações alérgicas ainda mais raras.
O entendimento hoje é que vale a pena se vacinar mesmo se você já pegou Covid. Isso fortalece a memória da resposta imune. Mesmo com vacinação, é comum recomendar mais de uma dose da vacina intercalada algumas semanas justamente para ter esse reforço.
Não é verdade, esse risco não existe, pode ficar tranquilo. O mRNA é uma molécula muito frágil e instável, uma vez no seu corpo podem ser destruídos em minutos. Por isso vacinas de mRNA precisam ser armazenadas e transportadas em temperaturas ultrafrias.
A segunda dose é um reforço. A resposta imune apenas com 1ª dose pode não ser forte, ou memória pode não ser duradoura. A 2ª reforça ambas. E não tem eficácia de 100% porque TUDO em biologia é variação aleatória e adaptação, já é incrível chegar em 95%.
Sim, não há contra-indicação para pessoas imunocomprometidas. Testes da Pfizer e Moderna envolveram ~200 pessoas com HIV e nenhuma teve efeitos adversos. Mas eficácia da vacina pode não ser tão alta nesses grupos.
Com ciência e tecnologia, coisas que aterrorizavam nossos antepassados não existem mais. Daí alguns que sempre viveram no conforto esquecem do que esse bem-estar depende, por ex de VACINAS. Prepare o estômago e segue o fio para saber das doenças que matavam milhões antes delas 👇
VARÍOLA - a doença
Matava por volta de 30% dos infectados pelo vírus. Apenas no século 20, estima-se que a varíola tenha matado mais de 300 MILHÕES de pessoas. Crianças eram principais vítimas.
Na foto de 1901, criança não-vacinada (esq.) ao lado de criança vacinada.
VARÍOLA - a vacina
A 1ª vacina foi descoberta por Edward Jenner em 1796. Jenner investigou por que mulheres que tiravam leite de vacas não contraiam varíola. O gado sofria com variante menos letal da doença e se expor a essa variante criava imunidade contra a varíola humana.
Cenário apocalíptico pela Califórnia durante o grande incêndio que ocorre nas florestas. A tecnologia para prevenir incêndios dessa escala é antiga e dinheiro na Califórnia não falta. Então por que os incêndios voltam todos os anos? É mais complexo do que parece. Segue o fio 👇
1) Por que os incêndios acontecem? A maior umidade é no outono-inverno. Durante primavera e verão, falta de chuvas e alta temperatura secam a vegetação e folhas se acumulam no chão. É o combustível do incêndio. Falta só a fagulha.
2) A fagulha. Ela pode ter causas humanas, mas também há causas naturais e incontroláveis, como raios. Não falta combustível, então é previsível e só questão de tempo. Não por acaso muitas espécies da região tem sementes, folhas e raízes adaptadas ao ciclo de incêndios.
Em tempo de aumento do preço dos alimentos, muita gente lembrando que 70% dos alimentos consumidos no Brasil vem da agricultura familiar. Mas você sabia que essa informação é falsa? A história por trás desse número equivocado é um tanto curiosa. Segue 👇
Para começar, o que significa "70% dos alimentos", como se faz esse cálculo? É uma medida por unidade, por ex "70% das maçãs"? Ou uma medida em quilograma, por ex "70% das toneladas anuais de arroz"? Ou é uma medida por valor de produção, por ex "70% das vendas de feijão"? 👇
Resposta: ninguém sabe. A fonte original dessa estatística parece ter sido notícia em canais oficiais do governo entre 2011 e 2012, mas sem menção a qualquer estudo para avaliarmos qual foi metodologia utilizada. Ao que consta, sequer existe algum estudo por trás da afirmação. 👇
"Ninguém pode obrigar ninguém a tomar vacina", disse falsamente Bolsonaro. E a afirmação é falsa até se você for radicalmente contrário a imposições pelo governo, e até se você rejeitar também o argumento utilitarista de que isso promoveria o bem comum ao salvar vidas. Segue👇
Libertários radicais por vezes invocam o argumento de que a autonomia sobre nosso próprio corpo é um direito inviolável. Poucos chegam ao ponto de serem contrários à vacinação obrigatória, mas entre os anti-vacina o argumento é bem recebido. De toda forma, está equivocado. 👇
Na verdade o problema aqui não é com o direito de autonomia sobre o próprio corpo em específico, mas com outro princípio amplamente aceito por libertários e quase toda outra filosofia política: o princípio de evitar o dano aos outros. 👇
Orientação de Pesquisa Científica no Youtube
02 - Inglês e idioma da pesquisa
Temas do vídeo: 1. Importância geral do inglês 2. Estudo: português vs inglês 3. Publicação: português vs inglês 4. Oportunidades de carreira bit.ly/31sNrEl
Orientação de Pesquisa Científica no Youtube
03 - Gerenciador de Referências 1. O que é, importância 2. Opções disponíveis, Zotero e Mendeley 3. Instalação e uso básico 4. Demonstração bit.ly/2Gmk6kb
Orientação de Pesquisa Científica no Youtube
04 - Mapeando Bibliografia 1. Bases de artigos 2. Unpaywall: artigos gratuitos legalmente 3. Google Acadêmico
3.1. Prós e contras
3.2. Encontrando artigos
3.3. Scholar Metrics
3.4. Criando alertas 4. Organização bit.ly/3jlpLrt
Máscaras cobrem seu rosto dos programas de reconhecimento facial da ditadura comunista chinesa. Também bloqueiam sinais 5G de causar Covid-19 e câncer. Globalistas estão comprando infiltrados para dizer que elas não funcionam, é tudo parte do plano. Precisamos espalhar a verdade.
Usar máscara em todos os lugares é o novo símbolo de protesto contra o plano do Bill Gates de colocar microchips em todos (a marca da Besta). Nós pessoas de bem temos que nos unir usando máscaras ou a Nova Ordem Mundial imporá o governo global.
Você sabia que no Oriente Médio os cristãos estão usando máscara como símbolo de fé e sendo perseguidos por isso? A prima do meu amigo está na Arábia Saudita e prestou testemunho pedindo para o Ocidente usar máscara em todos os dias e lugares em apoio aos cristãos perseguidos.