Thread: Durante meu estágio na vigilância (na graduação), tive a experiência de lidar c/ acumuladores. O Transtorno de Acumulação é uma psicopatologia caracterizada pela aquisição compulsiva de objetos desnecessários, desorganização e dificuldade de desfazer-se de tais bens.
Decidi fazer a thread para contar a experiência sobre isso, mas antes, estamos falando de um problema que realmente a pessoa não tem consciência de que tem, ela acredita que a casa está arrumada e que realmente ela precisa daquilo. Não cabe julgamento ;)
Como chega a notificação na SUVIS?
SUVIS (Supervisão de Vigilância em Saúde), uma pessoa (costuma ser vizinhos ou parentes) ligam para vigilância sanitária dizendo que uma pessoa está acumulando "lixo" e q/ está tendo proliferação de ratos e escorpião na rua.
A SUVIS já preparada de que se trata de uma pessoa com TA - Transtorno de Acumulação, e q/ está inclusa no DSM (Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais - APA), então a Vigilância chega ao local com psicólogo e psiquiatra para conversar.
Pacientes com TA tendem a guardar e armazenar itens aleatórios, acreditando que esses objetos poderão ter utilidade futuramente e apresentar algum valor financeiro ou afetivo, sentindo-se mais seguros ao guardá-los. Pode ser objetos e até animais, dependendo da situação.
Na maioria das vezes, não se tem contato com a pessoa dona do local na primeira visita. Então tenta-se várias visitas até chegar ao responsável pelo local! Há várias tentativas de diálogo com o responsável, mas nem sempre é sucesso.
Mesmo que o 'acumulador' aceite a retirada de seus objetos, a dor é tão grande que ele precisa de um tratamento psicológico por um bom tempo. Por isso temos a necessidade de trabalhar na vigilância com a galera da psicologia.
Na maioria das vezes, o comportamento de acumular prejudica diversos aspectos da vida cotidiana, dificultando o convívio com esses indivíduos. Por isso, pessoas com características de TA podem acabar se isolando e, normalmente, relatam não se sentir confortáveis c/ visitas.
Pq/ a vigilância tem que cuidar disso? Decreto Municipal n°57.570/16, consideram-se como situação de acumulação: acumulo excessivo de objetos, resíduos ou animais, dificuldade de organização e manutenção da higiene com potencial risco à saúde individual e coletiva.
Temos que colocar em mente a diferença entre acumuladores compulsivos, acumuladores de animais e colecionadores, são coisas totalmente distintas. ;)
Diversas pesquisas elencam os aspectos comórbidos, evidenciando a importância de fatores genéticos e ambientais, bem como de eventos associados à história de vida para o desenvolvimento do TA.

Leitura Complementar: scielo.org.co/pdf/cesp/v7n2/…

mfpaper.com.br/fulltime/CD/PD…
OFF Topic: Esse aqui é um pequeno fio sobre outro assunto interessante, a síndrome de resignação.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Jonathan Vicente

Jonathan Vicente Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @jonathanvicent

21 Aug
Todos conhecem a sambista Dona Ivone Lara, mas poucos conhecem a história fantástica e o quão ela foi importante na saúde. Montei essa #thread para mostrar a importância dessa mulher negra e periférica, e muitas vezes esquecida nas aulas de Saúde Pública e Psiquiatria.
Ivone Lara nasceu no RJ em 1922 (sendo carioca da gema) de uma família carente, foi criada pelos tios depois de perder os pais ainda jovem. E foi com os tios que ela aprendeu a tocar cavaquinho e ouvir bastante samba, quando chegou aos 17 anos decidiu fazer Enfermagem.
Ao cursar enfermagem na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, viu q/ queria levar sua carreira + a diante. Aos 21 anos, ela fez o concurso p/ entrar no Ministério da Saúde e depois aos 25 foi parar no Instituto de Psiquiatria, foi lá que sua carreira alavancou.
Read 9 tweets
20 Jul
Essa tarde está perfeita para montar um fio (devido a repercussão do tweet esse fds), bora explicar de uma forma um pouco mais detalhada p/ as pessoas oq/ o biomédico faz, quais as habilitações mais comuns e etc. Segue o #thread e leia com atenção (#BiomedTwitter) =D
Para o thread, utilizei o manual do Biomédico (acho que todos devem ter), se não tiver em casa há uma versão disponível digitalmente no site do Conselho Federal de Biomedicina (cfbm.gov.br) ou no site dos Conselhos Regionais. Também utilizei o Código de Ética. Image
O curso de Biomedicina surgiu em 1966, e sua regulamentação em 1979, desde lá o curso tem tido um processo de evolução e crescimento. Uma das mais novas profissões da área da saúde, a carreira oferece um grande/enorme leque de opções e habilitações.
Read 58 tweets
29 May
Como prometido Thread sobre Urinálise (#BiomedTwitter), a análise de urina é importante para descobrirmos e diagnosticarmos doenças renais, nas vias urinárias, hepáticas, hematológicas e metabólicas. Além de ser ótimo para descobrirmos a eficiência do tratamento de doenças.
A urina é formada continuamente pelo rins (Ultrafiltrado do plasma, a partir do qual foram reabsorvidos glicose, aminoácidos, água e outras substâncias essenciais ao metabolismo do organismo). Processo fisiológico:
170.000mL plasma filtrado
conversão
1.200mL (urina diária)
Funções renais:
- Regulação do balanço de água e íons inorgânicos:
(Na+, Cl-, H+, HCO3-, Ca++, K+, Mg++, HPO4--, etc.)
*regulação do equilíbrio hidrossalino e da P.A.
*regulação do equilíbrio ácido-básico (pH sangüíneo)
- Secreção de hormônios: Calcitriol, Renina; Eritropoietina
Read 47 tweets
18 Mar
O @governosp e a fundação @pro_sangue informam que os estoques de sangue tendem a piorar com a #COVID19, eles pedem doações.

Os locais estão sendo limpos e se enquadrando para a não ter infecção.

Segue os locais:

Obs: eles poderiam aceitar sangue de todas as orientações.
Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo

- Posto Clínicas
Av. Enéas Carvalho de Aguiar, 155 1º andar
Cerqueira César - São Paulo / SP

- Posto Dante Pazzanese
Av. Doutor Dante Pazzanese, 500
Ibirapuera - São Paulo / SP
- Posto Mandaqui
Rua Voluntários da Pátria, 4.227
Mandaqui
São Paulo / SP

- Posto Regional de Osasco
Rua Ari Barroso, 355
Presidente Altino
Osasco / SP
Read 92 tweets
14 Mar
[THREAD] Como lidar com a saúde mental durante a pandemia de #COVID19.

Essa thread foi montada graças a @WHO que disponibilizou uma cartilha em inglês sobre como lidar com a pandemia (psicologicamente falando). Coloquei os principais pontos pela who.int

Segue:
Obs: todas as infos estão disponíveis no site da Organização Mundial da Saúde.

Obs: as imagens também tirei de lá, caso queiram utilizar para trabalhos futuros. :)
A cartilha foi dividida em:
- População geral
- Profissionais da saúde
- Coordenadores e Gerentes de hospitais/laboratórios
- Crianças
- Idosos
- Pessoas em quarentena.

Vou começar com POPULAÇÃO GERAL e depois atualizo os demais ao longo do tempo.
Read 21 tweets
19 Feb
Gente sério! Quando pedem exame de fezes/parasitológico pra vocês, não precisa encher o pote não. A gente utiliza só 1 grama pra fazer o exame. Esse é o Tweet!
Já teve casos que a pessoa pediu outro pote pra terminar de preencher. Amados!!!
Até pq né, é um pote de fezes e não de nutella.

Inclusive sdds nutella! 🤤
Read 10 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!