Saiu o artigo com os dados de fase 3 da Moderna 🚀
PublicadĂssima na @NEJM o estudo contou com a participação de 30.420 participantes num ensaio clĂnico randomizado, cego e controlado por placebo!
Já tinha comentado, em detalhamento, os dados da Moderna aqui nesse fio do documento submetido ao FDA, no momento da análise - e agora já aprovadĂssima - vacina candidata de RNA mensageiro da Moderna
Aqui temos o resumo de toda a pesquisa em uma imagem (cara, amei isso!)
Todas as caracterĂsticas demográficas e clĂnicas dos participantes do estudo podem ser observadas nessa tabela.
Inclui-se pessoas de diversas etnias, com comorbidades (doença pulmonar, cardĂaca crĂ´nica, obesidade severa, diabetes, doença no fĂgado e pessoas positivas para HIV)
A maior parte dos participantes apresentava RT-qPCR para COVID-19 negativa (~96% em cada grupo), ou seja, a maioria não estava com uma infecção pelo SARS-CoV-2.
Nesse primeiro dado, vemos o perfil de seguraça, mostrando eventos locais leves, como dor local, eritema, etc
A frequência de eventos adversos mais severos relatados durante os 28 dias após a injeção foi geralmente semelhante entre os participantes dos dois grupos (placebo e imunizante), ressaltando o perfil positivo de segurança.
Agora, a eficácia! Esses gráficos são muito muito legais e impressionantes. Em azul, vemos o efeito da vacina, ao longo do recorte temporal, enquanto que em cinza, vemos o placebo. As setinhas indicam o dia 1 e 29, quando a dose 1 e 2 foram administradas, respectivamente.
Informações +detalhadas tem no meu fio lá nos primeiros tuĂtes! Fecha-se um ciclo importante, agora com a publicação, de uma vacina aprovada, segura, eficaz e que salvará muitas vidas.
Agora com as campanhas de vacinação, fase 4 deverá seguir para observarmos a duração dessa imunidade!
Vacinas transformaram nossa saĂşde. E hoje quero fazer um apanhado geral sobre o histĂłrico delas, para te mostrar o quanto estudamos elas, o quanto evoluĂmos com elas, o quanto conseguimos proteger nossa sociedade e o impacto delas nisso.
Vem comigo? 🌻
A @WHO estima que 2–3 milhões de vidas são salvas a cada ano pelos programas de imunização, contribuindo para a redução acentuada da mortalidade de crianças< 5 anos em todo o mundo: de 93 mortes por 1.000 nascidos vivos (1990) para 39 mortes por 1.000 nascidos vivos em (2018)
O que precisamos?
- de boas campanhas de vacinação para atingir a melhor cobertura vacinal possĂvel com essas vacinas
- transparência na divulgação e responsabilidade na comunicação dos dados
- de conscientização sobre a importância das vacinas na sociedade
NotĂcia importante! É uma vacina que está sob análise aqui no paĂs, com acordo de transf. de tecnologia. O regime aprovado em UK foi o de 62% de eficácia (2 doses inteiras), prevenindo 100% dos casos graves de COVID-19.
O regime de meia dose + dose inteira que acusou eficácia de 90% não se sustenta nesse momento. Falta a inclusão de mais participantes com idade acima de 55 anos.
Recentemente publiquei um fio comentando sobre o Ăşltimo anĂşncio da AZ
Ali, fala-se que estudos adicionais foram feitos. Mas ainda nĂŁo sabemos dados de fato sobre isso. NĂŁo foram divulgados amplamente, apenas noticiado no Sunday Times.
Novavax anunciou ontem (28/12/2020) o inĂcio, muito esperado por sinal, de seus estudos clĂnicos de fase 3 para verificar a eficácia de sua vacina candidata nos EUA!