Eu me sinto dizendo o óbvio, mas infelizmente, quando o óbvio é incômodo, a memória dos fãs não o registra.

Então é preciso repetir:
Lula só aceitou ser ministro de Dilma para evitar ser preso. Mas aquilo só serviu para ampliar ainda mais a rejeição de Dilma.

Lula só se candidatou à Presidência em 2018 porque achou que não prenderiam o líder da corrida presidencial. Mas o prenderam mesmo assim.
Lula insistiu em ser candidato mesmo preso na esperança de que os eleitores o libertassem pelas urnas. Mas a estratégia do grande estrategista deu tão errado que o Brasil findou presidido por Jair Bolsonaro.
Em 2019, o caso Queiroz faz com que o próprio Bolsonaro migre para o grupo que quer sabotar o combate à corrupção. A migração se consolida num acordo entre Bolsonaro e Dias Toffoli no 21 de maio com participação ativa de Lula mesmo da cadeia.
Qual o papel de Lula nesse dia: ele dá a ordem para que a oposição pare de fazer oposição a Bolsonaro. E de fato temos a oposição mais frouxa que este país já viu. Até o PSDB foi mais oposição ao PT. Até Michel Temer sofreu mais oposição do PT do que Bolsonaro sofre.
E deu tão certo que, seis meses depois, mudaram a lei para que Lula e grande elenco saíssem da cadeia.
Arthur Lira é o candidato de Bolsonaro à Presidência da Câmara. Se vencer, Bolsonaro terá um aliado para colocar em pauta os planos mais absurdos. E para negar pedido de impeachment mesmo com ruas lotadas de manifestantes num momento menos arriscado da pandemia.
A proposta de Lira ao PT é basicamente enfraquecer ainda mais o combate à corrupção. E há toda uma ala do PT que enxerga em Lira o melhor representante.
Essa ala é minoritária por apenas 4 deputados. Por isso, o partido oficialmente apoiou a candidatura de Baleia Rossi, candidato de Rodrigo Maia. Mas a votação é secreta. Tudo indica que os 23 deputados que não apoiaram Rossi votarão em Lira.
Em paralelo, Lula aguarda que Kassio Nunes, único indicado de Bolsonaro ao STF, vote pela suspeição de Sergio Moro, fazendo com que todo o trabalho da Lava Jato volte à primeira instância, o que deixaria a ficha de Lula limpa para voltar a se candidatar a cargo público.
Alguém pode achar a sacada de gênio. Mas estamos lidando com o mesmo estrategista que, em 2018, mais colaborou com a tempestade perfeita que resultou na vitória de Bolsonaro.
Eu queria dizer que Lula já não sabe o que faz. Mas sabe. Ele só age em benefício próprio. Para isso, vale arriscar a credibilidade do partido, a imagem da esquerda, a estabilidade democrática, ou mesmo fazer acordo com quem enalteceu o torturador que torturou Dilma Rousseff.
Como que tem gente esclarecida que ainda aposta em Lula como salvação para o país? É o que também me pergunto.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Marlos Ápyus

Marlos Ápyus Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @apyus

31 Dec 20
Desde que, pela primeira vez, ouvi o Tommy, imaginei que seria divertido entrar 2021 cantando 1921. Ainda sem um bom domínio do inglês, eu não percebia que a letra abordava justamente o trauma que deixaria cego, surdo e mudo o garoto do título.
Décadas se passaram, já consigo ler e ouvir em inglês com razoável tranquilidade, mas ironicamente me sinto preso a um país cada dia mais cego, surdo e mudo.
Eu não vejo o Brasil como um caso único. Um ótimo professor já me ensinou que a história é lógica, com cada grande acontecimento reagindo a acontecimentos anteriores, sendo raros os casos em que poucos indivíduos atuam como motores de tais mudanças.
Read 32 tweets
29 Dec 20
Como todo mundo, tive um 2020 complicado, dificílimo. Mesmo assim, consegui dele colher bons frutos. Como está todo mundo carente de notícia boa, achei que valia rememorar alguns desses bons momentos com vocês.
Assim que o ano se iniciou, achei que cabia fazer uma nova aposta em projetos pessoais. E comuniquei a @o_antagonista que só continuaria com eles até o final de fevereiro.
mais.oantagonista.com
Nos dez meses dessa segunda passagem por O Antagonista, assinei com @CedeSilva uma coluna diária na versão paga do site, roteirizei a retrospectiva de 2019 em vídeo, participei do renascimento do Resumão Antagonista, e do nascimento do Boletim A+.
Read 20 tweets
13 Dec 20
Eu falo desde o primeiro mês de governo: Jair Bolsonaro não vai melhorar porque não quer melhorar. É um sociopata rindo de quem espera algo construtivo dele. É o maior erro que o eleitor brasileiro já cometeu. Precisa ser contido. Quanto mais demorarmos, mais estrago fará.
A cobrança não deve ser feita a ele, mas a quem ainda tem força para contê-lo. Falo do Congresso Nacional, do STF, da imprensa, e da oposição.

Já perdemos a PGR, a PF e as Forças Armadas. Não podemos perder mais estruturas, ou ele atinge o objetivo.
E o objetivo dele é algo como um capitalismo distópico, no qual milicianos escravizam o resto da população. É a destruição. É a morte.

E ele tem conseguido avançar lentamente nessa direção.
Read 6 tweets
11 Dec 20
Nos últimos 30 anos, ouvi várias histórias de que "Pipi Popô" era uma música do Ultraje, de Lulu Santos, dos Paralamas, Leo Jaime ou até de Sergio Malandro.

Era dos Titãs!
acervofolha.blogfolha.uol.com.br/2018/12/18/198…
Mais especificamente, um "projeto secreto" tocado pelos Titãs, Paula Toller e Jorge Mautner.
Anos depois, no pré-vestibular, cantávamos esse refrão para decorar: "seno a, cosseno B, seno B, cosseno A".
Read 5 tweets
28 Nov 20
Com o perdão de quem já conhece essa história, mas vamos contá-la mais uma vez...
Há uns 20 anos, quando entrei na faculdade de jornalismo, eu me aproximei dos alunos mais esquerdistas do curso (até porque nem havia direita por lá). Nessa época, eu me dizia esquerdista.
Mas minhas divergências com a esquerda foram me expurgando do grupo. Ao ponto de, uns 10 anos depois, as críticas que eu fazia às gestões petistas me premiarem com toda uma nova leva de amizades, dessa vez, de direita.
Read 34 tweets
27 Nov 20
Thaís Oyama cometeu um erro comum a quem apresenta programa ao vivo, que é o de se perder com o relógio. O problema é que quem trouxe o vídeo às redes sociais o tratou como um erro deliberado para prejudicar Guilherme Boulos.
Pior, muita gente não estava entendendo que se tratava do final de uma longa sabatina, e comentava como se deliberadamente tivessem ativado o cronômetro para reduzir o tempo de resposta de Boulos em um debate.
Com esse entendimento, a indignação explodiu. E muita gente passou a xingar a jornalista de todo tipo de absurdo. E a pregar contra a imprensa, defendendo boicote não só à Folha, mas a basicamente qualquer jornal.
Read 10 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!