Algum congressista brasileiro está de fato organizando movimento para pressionar o governo federal a efetivamente tentar combater a pandemia? Vacinas são importantes, mas mesmo no melhor cenário não fariam diferença nos próximos 60 dias. Medidas impopulares são necessárias!
No Reino Unido os conservadores implementaram o lockdown nacional. O que a oposição (Labour - Esquerda) fez? Disse que foi a decisão correta, embora tenha vindo tarde.
Ou pensa na reeleição ou tenta salvar vidas. Salvar vidas nessa pandemia implica suicídio político para a maioria dos políticos. Quem está disposto a sacrificar sua carreira política pela vida de centenas de milhares de brasileiros?
Que a tal “frente ampla” comece de forma apartidária em algo que todos queremos, que é, em ordem de prioridades:
1) Drástica redução no número de mortes diárias
2) Drástica redução no número de hospitalizações
3) Redução no número de pessoas infectadas na sociedade
Lembrando que “somos pobres demais” nunca é a resposta certa. Cada paciente em UTI no Brasil custa pelo menos R$ 1800 por *dia* ao SUS. Ou seja, cada dia de um paciente COVID na UTI paga 3 meses de auxílio emergencial para um trabalhador. olivre.com.br/no-sus-ou-em-h…
Se vocês não estão lendo notícias de políticos fazendo tudo o que podem para que esse gigantesco evento de superspreading com data e hora marcada chamado ENEM seja cancelado, é pq seu congressista não está trabalhando. Outros países cancelaram. ..…euroweeklynews.com/2021/01/04/gcs…
Quem são os deputados federais e senadores que representam o seu estado? Marque-os aqui e solicite posicionamento público, enérgico, para que a epidemia seja atacada. Isso requer planos sanitários, econômicos, sociais e logísticos. Sem pressão não há ação.
Jornalistas brasileiros, vamos pressionar esses políticos por declarações e posicionamentos? Claramente o @minsaude já não mais joga no time da Saúde.
Aviso aos políticos: sua omissão pode ser perdoada pelos eleitores da próxima eleição, mas a história não os perdoará. Seus netos e bisnetos aprenderão sobre esse período na escola, aprendendo que “vovô” foi um dos *#**!#%! que referendaram a morte de centenas de milhares no 🇧🇷.
@partidonovo30 vocês que são o “partido dos princípios e valores”, que tal “sair da indignação para a ação” e “contruir pontes” com outros parlamentares para forçar o governo a controlar a epidemia e reduzir o número de mortes?@joaoamoedonovo @ViniciusPoit @pauloganime quem mais?
Até agora o único parlamentar que nos dignou com uma resposta ou posição foi o @gustavofruet. Dos outros, só silêncio...
Tirando a resposta do @gustavofruet, nenhum outro parlamentar se dignou a responder. Realmente não podemos esperar nada mesmo.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Ricardo Parolin Schnekenberg MD

Ricardo Parolin Schnekenberg MD Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @parolin_ricardo

7 Jan
O Brasil precisa entrar em lockdown. Infelizmente não temos políticos com culhão p/ dizer o que precisa ser dito: é impossível fazer o controle epidêmico com medidas menos drásticas quando atingimos esse grau de transmissão comunitária. Não é a toa que outros países o fizeram. +
Lockdown é um termo utilizado de forma diferente em diferentes locais. O que me refiro é uma intervenção que reduza drasticamente contatos sociais entre pessoas de diferentes domicílios. Para isso pessoas precisam ficar em casa, crianças inclusive, e ENEM não pode ser realizado.
Restaurantes, casas de festa e comércio em geral tem que parar suas atividades, exceto as essenciais. E sim, para que as pessoas possam parar é necessário suporte financeiro e social. Nenhum “lockdown” tem chance de funcionar sem suporte econômico aos trabalhadores e empresários.
Read 17 tweets
5 Jan
Já que o Ministério da Saúde só dá bola fora…
Existem 3 formas pelas quais COVID é transmitido:
💦☔️ Gotículas
🌬️☁️ Aerosóis
🙌🖊️ Objetos
Os principais são gotículas e aerosóis. Segue o fio….
Quando respiramos, falamos, tossimos ou espirramos invariavelmente expelimos secreções de nossas vias aéreas para o ambiente ao nosso redor.
Quanto maiores e mais “pesadas” essas secreções expelidas, mais sofrem ação da gravidade, menos tempo pairam no ar e menor distância percorrem até atingir o solo.
Read 14 tweets
3 Jan
Vários comentários questionando as vacinas de COVID pq as bulas citam que efeitos são incertos para gestantes. Deixa eu lhes mostrar a bula de alguns medicamentos comumente utilizados. Hidroxicloroquina:
http://200.199.142.163:8002/FOTOS_TRATADAS_SITE_14-03-2016/bulas/14007.pdf
Bula da Nitazoxanida (Annita):
static-webv8.jet.com.br/drogaosuper/Bu…
Read 12 tweets
3 Jan
Por favor, jornalistas brasileiros, façam matérias sobre esse tipo de relato. Ajuda e muito a mostrar para a população que esse vírus pode e deve ser combatido, e reduz a desinformação de que “é inevitável” ou de que os dados da Ásia são falsos.
Aqui outro relato, mas de alguém chegando em Taiwan.
E aqui um fio que fiz sobre uma cidade chinesa
Read 5 tweets
3 Jan
Da série “manchetes clickbait irresponsáveis em uma crise de sáude pública”. Notem que a manchete omite a palavra "mesmo”, que muda completamente a compreensão da frase, embora usem-a na primeira frase do texto. +
O gráfico da Pfizer resume a notícia desnecessária. Os pontinhos azuis são pessoas que tiveram COVID após a 1a dose da vacina. Se a eficácia for 95%, significa que em >1 milhão de vacinados em Israel, esperamos que até 50 mil (5%) possam desenvolver COVID após a vacina.
Read 5 tweets
2 Jan
Vacina 1 dose vs 2 doses. Isto é um verdadeiro debate científico. Não há consenso, os dois lados entendem uns aos outros e a dúvida é se vale a pena ou não desviar da evidência científica para um bem comum maior. Totalmente diferente da história da cloroquina e afins.
Explicando a crux do debate:
➡️2 doses: vacina-se menos gente com maior eficácia, demora-se mais t para atingir ⬆️% da população
➡️1 dose: vacina-se mais gente, com eficácia incerta, atinge-se “imunidade de rebanho” mais rapidamente, espera-se que isso ⬇️transmissão comunitária
➡️2 doses: evidência científica plenamente estabelecida, mas benefício para menor número de pessoas, muitas mortes esperadas ao longo do ano
➡️1 dose: desviamos da evidência, maior *potencial* benefício p/ maior número de pessoas, potencialmente reduzimos drasticamente mortes
Read 5 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!