O Brasil precisa entrar em lockdown. Infelizmente não temos políticos com culhão p/ dizer o que precisa ser dito: é impossível fazer o controle epidêmico com medidas menos drásticas quando atingimos esse grau de transmissão comunitária. Não é a toa que outros países o fizeram. +
Lockdown é um termo utilizado de forma diferente em diferentes locais. O que me refiro é uma intervenção que reduza drasticamente contatos sociais entre pessoas de diferentes domicílios. Para isso pessoas precisam ficar em casa, crianças inclusive, e ENEM não pode ser realizado.
Restaurantes, casas de festa e comércio em geral tem que parar suas atividades, exceto as essenciais. E sim, para que as pessoas possam parar é necessário suporte financeiro e social. Nenhum “lockdown” tem chance de funcionar sem suporte econômico aos trabalhadores e empresários.
Somos um país pobre, mas a epidemia descontrolada sempre custa mais caro, tanto em vidas quanto economicamente. Cada *dia* que um paciente COVID fica na UTI custa ao SUS pelo menos R$1800. Ou seja, 1 dia de UTI equivale a 3 meses de auxílio emergencial. olivre.com.br/no-sus-ou-em-h…
Em média, no Brasil, cada paciente COVID em UTI fica internado por cerca de 12 dias. Portanto cada paciente COVID em UTI no 🇧🇷 equivale a 3 anos de auxílio emergencial para um trabalhador. utisbrasileiras.com.br/sari-covid-19/…
Podemos tranquilamente estimar que para cada morte COVID no 🇧🇷, 2 pacientes sobreviveram. Portanto apenas para as 200mil mortes até agora, temos 600mil internações UTI. Façam as contas de quantos meses de auxílio emergencial isso representa. Fora todos os outros custos…
Pedir um lockdown nunca é uma boa opção, mas em casos como o de agora é a melhor que temos. E não estamos mais diante de um cenário incerto de potencialmente anos até o controle epidêmico. Te(re)mos vacina! O momento é agora, enquanto há benefício possível.
Os céticos do lockdown alegam que não funciona, pois falhou aqui e ali. De fato, um lockdown que só existe no papel, não seguido pela população e não fiscalizado pelas autoridades, não funciona. Para que funcione precisa ser adequadamente implementado, monitorado e fiscalizado.
Outras medidas são impossíveis dado o gigantesco número de casos ativos na comunidade. Nenhum sistema de teste e rastreamento de contatos consegue dar conta desse volume de casos, mesmo que tivesse todos os recursos necessários.
Aumentar a % dos que utilizam máscaras é algo demorado e a eficácia esperada é incerta. Vacinas demorarão muitos meses até que surtam efeito em nível populacional. Isolar grupos de risco implica isolar boa % da pop, e como fazê-lo quando seus filhos e netos farão o ENEM?
Aumentar capacidade hospitalar para dar conta da demanda é impraticável: compramos ventiladores, macas, jalecos e medicamentos, mas recursos humanos especializados já chegaram ao limite. Além disso, isso não impactaria drasticamente nas mortes.
Restrições de fronteiras tem impacto mínimo no cenário atual. Muito provavelmente exportamos hoje mais COVID do que soja e minério de ferro.
Governos estaduais e municipais não tem recursos e equipes suficientes para poder controlar a epidemia sozinhos. E mesmo que conseguissem temporariamente, todo o trabalho seria desfeito se o estado ou cidade vizinha estivesse com a pandemia descontrolada.
No momento que o @minsaude “lava as mãos”, ele condena centenas de milhares de pessoas a morte em nosso país por uma briga política em que todos perdem. Cada vez que estados competem na compra por insumos, o preço aumenta para todos nós. Insanidade.
E por último, lockdown não faz o vírus desaparecer, apenas reduz muito sua transmissão. Isso ganha tempo para as autoridades sanitárias implementarem outras medidas com efeitos a longo prazo. Neste momento essa medida é a vacinação.
Por isso peço a todos os parlamentares que lutem para que implementemos todas as medidas necessárias para drasticamente e rapidamente reduzir a transmissão comunitária da COVID no 🇧🇷. Vacinas só funcionam para os vivos.
Adendo: para os que discordam totalmente de mim, o que os faria mudar de pensamento? Se ao invés de 1200 mortes diárias tivéssemos 2000, seria diferente? E 5000? 10000? Há algum número de sofrimento que o faça mudar de opinião? Como vc chegou a esse cálculo?
Quando o Brasil tinha “apenas” 42 mil mortos por COVID, eu disse que sem coordenação nacional ainda sangraríamos por muito tempo, com elevado número de mortes diárias. Nada mudou, só piorou. E as estatísticas também. oglobo.globo.com/sociedade/a-ge…
E aqui a entrevista que dei ao @JornalOGlobo sobre esse tema: oglobo.globo.com/sociedade/coro…

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Ricardo Parolin Schnekenberg MD

Ricardo Parolin Schnekenberg MD Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @parolin_ricardo

6 Jan
Algum congressista brasileiro está de fato organizando movimento para pressionar o governo federal a efetivamente tentar combater a pandemia? Vacinas são importantes, mas mesmo no melhor cenário não fariam diferença nos próximos 60 dias. Medidas impopulares são necessárias!
No Reino Unido os conservadores implementaram o lockdown nacional. O que a oposição (Labour - Esquerda) fez? Disse que foi a decisão correta, embora tenha vindo tarde.
Ou pensa na reeleição ou tenta salvar vidas. Salvar vidas nessa pandemia implica suicídio político para a maioria dos políticos. Quem está disposto a sacrificar sua carreira política pela vida de centenas de milhares de brasileiros?
Read 13 tweets
5 Jan
Já que o Ministério da Saúde só dá bola fora…
Existem 3 formas pelas quais COVID é transmitido:
💦☔️ Gotículas
🌬️☁️ Aerosóis
🙌🖊️ Objetos
Os principais são gotículas e aerosóis. Segue o fio….
Quando respiramos, falamos, tossimos ou espirramos invariavelmente expelimos secreções de nossas vias aéreas para o ambiente ao nosso redor.
Quanto maiores e mais “pesadas” essas secreções expelidas, mais sofrem ação da gravidade, menos tempo pairam no ar e menor distância percorrem até atingir o solo.
Read 14 tweets
3 Jan
Vários comentários questionando as vacinas de COVID pq as bulas citam que efeitos são incertos para gestantes. Deixa eu lhes mostrar a bula de alguns medicamentos comumente utilizados. Hidroxicloroquina:
http://200.199.142.163:8002/FOTOS_TRATADAS_SITE_14-03-2016/bulas/14007.pdf
Bula da Nitazoxanida (Annita):
static-webv8.jet.com.br/drogaosuper/Bu…
Read 12 tweets
3 Jan
Por favor, jornalistas brasileiros, façam matérias sobre esse tipo de relato. Ajuda e muito a mostrar para a população que esse vírus pode e deve ser combatido, e reduz a desinformação de que “é inevitável” ou de que os dados da Ásia são falsos.
Aqui outro relato, mas de alguém chegando em Taiwan.
E aqui um fio que fiz sobre uma cidade chinesa
Read 5 tweets
3 Jan
Da série “manchetes clickbait irresponsáveis em uma crise de sáude pública”. Notem que a manchete omite a palavra "mesmo”, que muda completamente a compreensão da frase, embora usem-a na primeira frase do texto. +
O gráfico da Pfizer resume a notícia desnecessária. Os pontinhos azuis são pessoas que tiveram COVID após a 1a dose da vacina. Se a eficácia for 95%, significa que em >1 milhão de vacinados em Israel, esperamos que até 50 mil (5%) possam desenvolver COVID após a vacina.
Read 5 tweets
2 Jan
Vacina 1 dose vs 2 doses. Isto é um verdadeiro debate científico. Não há consenso, os dois lados entendem uns aos outros e a dúvida é se vale a pena ou não desviar da evidência científica para um bem comum maior. Totalmente diferente da história da cloroquina e afins.
Explicando a crux do debate:
➡️2 doses: vacina-se menos gente com maior eficácia, demora-se mais t para atingir ⬆️% da população
➡️1 dose: vacina-se mais gente, com eficácia incerta, atinge-se “imunidade de rebanho” mais rapidamente, espera-se que isso ⬇️transmissão comunitária
➡️2 doses: evidência científica plenamente estabelecida, mas benefício para menor número de pessoas, muitas mortes esperadas ao longo do ano
➡️1 dose: desviamos da evidência, maior *potencial* benefício p/ maior número de pessoas, potencialmente reduzimos drasticamente mortes
Read 5 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!