Todos sabemos como as posições políticas extremadas usam as instituições democráticas para atacar, desacreditar e enfraquecer a própria democracia. O cenário nos EUA estava mais que evidente, diante dos sucessivos arroubos autoritários de Trump.
A invasão dos manifestantes pró-Trump ao Capitólio impedindo a certificação da vitória de Biden é um golpe gravíssimo na democracia norte-americana. A tradição democrática dos EUA foi fortemente atacada e violada. Esse é o perigo da ascensão de um autocrata ao poder.
Os EUA, que sempre se viram como os guardiões da democracia, inclusive fora do seu território nacional, agora se vêem diante de uma usurpação doméstica dos valores que pregaram mundo afora.
Após a derrota eleitoral, Trump precisa sair por uma atuação firme e intransigente das instituições republicanas e democráticas dos EUA.
O que estamos vendo acontecer na maior democracia ocidental é o retrato mais evidente de uma grave e profunda crise. Não se trata de uma crise política pura e simples, mas de uma crise da própria política.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Marina Silva

Marina Silva Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @MarinaSilva

8 Jan
O Instituto Butantan divulga em vídeo o momento em que os dirigentes do Instituto recebem a notícia sobre o teste de eficácia da vacina Coronavac. Na sala, em volta da mesa, vários senhores de cabelos grisalhos ou totalmente brancos aguardam a chegada da informação.
As boas novas chegam e são realmente boas. Os presentes vibram e celebram a ciência brasileira, o trabalho de sua instituição, o desempenho conseguido. Nessas cenas há toda uma simbologia que vale a pena perceber.
Nenhum deles está disperso com seus celulares, há blocos de papel para anotação sobre a mesa. Todos usam máscara. O presidente enfatiza a história que antecede o momento. A porta se abre e um casal jovem entra na sala, a única mulher a estar presente.
Read 9 tweets
27 Oct 20
O que se espera de um réu confesso após sua condenação? Ao menos publicamente, alguma demonstração de arrependimento pelos atos que causaram danos a outros. A consciência da ultrapassagem da barreira do que é aceitável para a convivência social revela-se.
Quando isso não ocorre, estamos diante de alguém que a ciência comportamental já diagnosticou como uma pessoa que dificilmente é capaz de se ajustar ao princípio basal da sociabilidade, o respeito ao outro.
Ontem, no programa #RodaViva da TV Cultura, a audiência teve a possibilidade de se colocar em contato com um destruidor de reputações.
Read 9 tweets
24 Oct 20
Tá lá um corpo no chão

Ela embriagada de álcool, eles de machismo.

Ela sozinha, impotente;
eles em bando, cúmplices e conscientes.

Ela pede socorro:
me tira daqui, me tira daqui;
eles, em perverso gozo, zombam e riem.
Depois do crime cometido,
do mundo ouvem-se os gritos:
uns corretamente indignados
pelas cicatrizes dela
para vida inteira;
outros, indiferentes à sua dor,
lamentam o prejuízo,
à fama e à carreira
de quem o crime praticou.
Que o clamor das pedras se some
aos que por justiça clamam.
Que os montes rujam e se abalem
em repreenda aos que lamentam
só o fim de uma carreira.

Diante do corpo aviltado
no chão da indiferença,
do domínio bestial,
Que impõe impedimento
Às defesa do mal,
Read 5 tweets
23 Oct 20
Não há dúvidas. A devastação faz parte de um projeto do governo, que se orgulha da condição de pária internacional, pelo desmonte que fez na gestão ambiental do país. Como disse o ministro das Relações Exteriores, “que sejamos pária”.
Um dos grandes responsáveis por colocar o país à margem no cenário internacional é o ministro responsável pelo desmonte ambiental, Ricardo Salles.
É pelo desserviço prestado ao Brasil e ao mundo que Salles foi premiado pelo presidente com a honraria do Ministério de Relações Exteriores, ironicamente dado por “serviços meritórios”.

revistagloborural.globo.com/Noticias/Polit…
Read 4 tweets
2 Oct 20
O grupo de estudo para fundir o IBAMA e o ICMBio, criado por uma portaria do MMA publicada no diário oficial, mostra que o governo não pretende apenas passar a boiada, mas embretar todo o sistema nacional de meio ambiente.
Fundir os dois órgãos novamente é um gigantesco e inaceitável retrocesso. Embora ambas as instituições sejam órgãos executores da política nacional de meio ambiente, elas desempenham funções distintas e de elevada especialização.
O IBAMA é responsável pelo controle e a fiscalização sobre o uso dos recursos naturais (água, flora, fauna, solo, etc) e pela concessão de licenças ambientais para empreendimentos de sua competência.
Read 12 tweets
30 Sep 20
Nossa soberania sobre a Amazônia é inquestionável, mas isso não quer dizer falta de compromisso e responsabilidade com uma região tão importante e estratégica para o equilíbrio do planeta e o futuro da humanidade.
É triste, muito triste, vermos o nosso país ser citado no debate das eleições dos EUA como uma ameaça à segurança climática do mundo, quando até bem pouco tempo éramos tidos como parte da solução.
No debate entre Trump e Biden, o assunto Amazônia veio à tona. Joe Biden citou o Brasil: “A Floresta Amazônica está sendo destruída, arrancada”.
Read 4 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!