Infelizmente, parece que o #Enem2020 não vai ser adiado, o que é lastimável, mas, tendo isso em mente, que tal umas enquetes com questões de vestibulares passados sobre civilizações pré-colombianas?

Vamos 👇
1- Três dessas civilizações têm a região que ocuparam identificada no mapa.

Assinale a alternativa que associa corretamente o número ao povo que ali se estabeleceu.

Enquete abaixo 👇
1,2,3. Respectivamente:
2- Os incas utilizavam elementos para ativar a memória parecidos com a escrita. Diferentes tipos de nós eram utilizados para registrar as transações mercantis diárias e de longo prazo, ou pagamentos de tributos do império.

Esse instrumento é denominado:
3- Acerca da civilização maia, analise as afirmativas que se seguem e assinale C para as corretas e I para as incorretas.

Sequência na enquete abaixo 👇
.
4- Viveram na região pré-hispânica na qual diferentes povos possuidores de uma ampla e antiga diversificação cultural se desenvolveram, que incluía os paracas, moches, nascas, tiahuanaco, huari, chimus, colas, lupacas e, finalmente:
5- Com base nessa figura que ilustra a ocupação inca na região andina, é correto afirmar que:

Enquete abaixo 👇
.
6- Estima-se que quando os espanhóis chegaram ao continente americano, a capital Asteca, Tenochtitlán, contava com uma população com cerca de 200 mil habitantes. Rica e bela, possuía vários canais e aquedutos apropriados para conduzirem as águas das montanhas até a cidade.

Ela:
.
7- Estudos dizem que as mais antigas culturas complexas conhecidas do continente sulamericano se desenvolveram nas áreas andinas por volta de 2500 AC. a 1000 AC e que esses tipos de culturas surgiram, pela primeira vez na Amazônia, em torno do 1º milênio AC.
 
Assinale a certa:
.
8- Em relação às culturas do cultivo de milho nas Américas, podemos dizer que:

Enquete abaixo 👇
.
9- Os povos pré-colombianos, habitantes do continente americano, formaram sociedades complexas com diversas características sociais.
Sobre esses povos é correto afirmar, exceto:

Enquete abaixo 👇
.
10- Assinale a alternativa CORRETA quanto às cidades-estado que compunham a Tríplice Aliança comandada pelos mexicas:

Enquete abaixo 👇
.
Mais tarde eu venho com as respostas 🥰

Boa sorte a todos que vão fazer o ENEM!
Gabarito:

1- Astecas, Maias e Incas.
2- Quipu
3- B
4- Incas
5- A
6- B
7- A
8- D
9- B
10- A

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Arqueo & Espírito

Arqueo & Espírito Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @arqueoespirito

16 Jan
Afinal, o que é Xamanismo?

O (Neo) Xamanismo vem se popularizando atualmente entre crenças new age e como consequência perdendo seu real significado dentro da sociedade.

No entanto, é parte fundamental da cultura e espiritualidade de muitos povos indígenas.

Segue o fio 🧶👇
O xamanismo é descrito em ‘Shamanism, Archaic Techniques of Ecstasy’ como:

“Um sistema antigo de crenças e práticas que tentam organizar e explicar a inter-relação entre o cosmos, a natureza e o homem.”

(Mircea Eliade)
O Xamanismo tem sido praticado por muitas culturas e historicamente abrange milhares de gerações, desde o primeiro anel de fogo até os nossos dias.
Read 60 tweets
15 Jan
Tatuagens da Senhora de Cao, a primeira mulher governante da América pré-colombiana.

A pele do antebraço, mãos, tornozelos e dedos dos pés mostram, com total clareza, desenhos de cobras, aranhas, e caranguejos, animais que o simbolismo mochica relacionava com o divino.
A senhora de Cao ou Dama de Cao é o nome dado a uma mulher da cultura Moche descoberta em 2006 pelo arqueólogo Régulo Franco no sítio arqueológico El Brujo, cerca de 45 km ao norte de Trujillo, no Departamento de La Libertad.
Antes da descoberta, pensava-se que apenas homens ocupavam cargos importantes no antigo Peru.

Acredita-se que a senhora tinha status de governante na sociedade teocrática do vale do rio Chicama e era considerada um personagem quase divino.
Read 16 tweets
15 Jan
Desabafo: Não aguento mais ouvir/ver que indígenas pré-colombianos do atual território brasileiro eram “primitivos”, “preguiçosos”, “pouco desenvolvidos”, quase que apenas “caçadores-coletores” e também comparações com outras civilizações de Abya Yala (Américas)
Faz tempo que to querendo fazer uma thread sobre arqueologia brasileira pra desmentir esses mitos que estão (muito) longe de serem verdades, eu só peço um pouquinho mais de paciência porque to na busca por um pc/laptop pra poder expandir pesquisas e trazer um material melhor
Além desse tem outros temas e projetos que também to planejando faz um tempo mas que apenas com o celular fica difícil de botar eles em prática, mas é isso, se tudo der certo jaja os conteúdos por aqui devem dar uma melhorada 🙏❤️
Read 4 tweets
14 Jan
Geomancia: Magia da Terra e espaços sagrados.

A geomancia tem dois significados principais:

A arte de organizar, colocar ou construir monumentos e edifícios em locais específicos e a de divinação com elementos terrestres.

Segue o fio 🧶👇 Image
Para muitas culturas, as práticas geomânticas envolviam o contato direto com as energias da Terra, alinhamentos astronômicos, geometria, espiritualidade, montanhas, poços e fontes sagrados, etc, como formas de compreender, viver e manipular o ambiente. Image
No entanto, a geomancia e a arqueologia apresentam alguns debates e pontos de vista diferentes sobre o intuito da localização de monumentos.

Mas aqui, como sabem, além de focarmos na arqueologia, também é um espaço pra tradições espirituais.

ancientpenwith.org/geomancy.html
Read 41 tweets
14 Jan
Você pode achar que os anticoncepcionais são produtos recentes da ciência ocidental moderna, mas curandeiros e parteiras indígenas nas Américas usaram o conhecimento botânico para fornecer abortivos às mulheres muito antes do contato com os europeus.

👇

chacruna.net/medicinal-abor…
“Embora as evidências históricas restantes nem sempre revelem a natureza das substâncias usadas pelas curandeiras, sabemos que alguns dos primeiros remédios vegetais tinham propriedades ‘psicodélicas’ e anticoncepcionais ou causadoras de aborto.
O conhecimento cuidadosamente preservado e escondido das mulheres sobre essas plantas tem sido contestado na lei e na medicina, tornando ainda mais importante olharmos para trás e ver como as mulheres participaram da proteção de informações sobre remédios botânicos no passado.”
Read 12 tweets
13 Jan
Muiraquitã em forma de rã. 🐸

Cultura: #Tapajó

⌛️: 1000-1700 DC; Período Pré-Colonial.

🪨: Pedra verde

📍: Óbidos, região do Baixo Amazonas, rio Tapajós, estado do Pará, Brasil. 🇧🇷

🏛: Museu Nacional do Rio de Janeiro, Brasil. 🇧🇷 Image
Os muiraquitãs, comuns em forma de rãs, mas também de aves, peixes e outros animais, eram fabricados quase sempre em pedras verdes, como jade, nefrita e amazonita.

Utilizados como pendentes, aparecem também adornando toucados femininos de estatuetas em cerâmica de Santarém.
Envoltos em tradições, os muiraquitãs são considerados poderosos amuletos contra malefícios.

Ao que tudo indica, Santarém foi o seu centro de produção, embora haja uma dispersão considerável de peças desse tipo por causa das extensas redes de trocas e de difusão ideológica.
Read 5 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!