Samy Dana Profile picture
21 Jan, 12 tweets, 2 min read
Falta de oxigênio também é fruto do caos tributário

No Amazonas, falta oxigênio nos hospitais. Mesmo assim a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o oxigênio hospitalar no estado é de 18% se for produzido em outra unidade da federação.
Para a produção local, é de 7%.

No mundo louco dos impostos brasileiros, é assim que funciona. Até oxigênio é pauta da guerra fiscal. Mas não é exclusividade amazonense.
Às pressas, o Confaz, conselho nacional formado pelas secretarias de saúde de 26 estados e do Distrito Federal, se reúne nesta quinta-feira para zerar o ICMS do oxigênio hospitalar.
Para não dizer que a situação é só nos estados, importar oxigênio pagou entre 14% e 16% de imposto federal nas duas primeiras semanas do mês.
A alíquota esteve zerada até o fim de 2020 por conta da covid-19, mas foi retomada com a virada do ano até voltar a ser suspensa na semana passada com a tragédia em Manaus.
São exemplos de como o caos tributário no Brasil não apenas pesa sobre a economia e a produtividade. Pode levar à perda de vidas. Para compensar isenções a alguns setores e empresas, governantes encarecem outros. A saúde, por exemplo, acabou sobretaxada.
Medicamentos pagavam até o início da pandemia 34% de imposto, segundo estudo da Federação Brasileira de Hospitais (FBH).

A média mundial de tributação é de 6%. Mas mesmo a França, país com carga tributária alta, só taxa remédios em 2,1%.
Nos Estados Unidos, nem isso, segundo o Sindusfarma, sindicato da indústria farmacêutica. O imposto é zero.

Com dados de 2014 a 2018, o estudo da FBH - mostrou que no preço de um raio-x, 40,3% do valor correspondiam a impostos.
Em uma cama hospitalar 42,8%. Uma ambulância paga mais de 35% de tributos.

Na reunião de hoje do Confaz, os secretários vão discutir zerar imposto também para equipamentos como respiradores e sobre o kit de intubação de pacientes, entre outros. Todos também pagam ICMS mais alto.
É um caso gritante da necessidade de uma reforma tributária séria. De um lado, temos setores e empresas que, pelo poder de pressão e lobby, pagam pouco ou nenhum imposto porque obtiveram uma vantagem tributária. Do outro, cobramos imposto demais de outros setores para compensar
A saúde é cara no Brasil e os impostos a tornam ainda mais inacessível. Fora que as distorções tributárias têm um efeito perverso. Se o remédio é caro, os pacientes de menor renda deixam de comprar, se tornando mais vulneráveis às doenças.
Se o exame é inacessível, esperam na fila do SUS para fazer de graça, o que complica o diagnóstico.

É preciso acabar com as distorções.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Samy Dana

Samy Dana Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @samydana

21 Jan
Na China, a rebelião jovem contra o trabalho excessivo

Na China, a jornada de trabalho mais comum é chamada de 996. Principalmente no setor de tecnologia, o mais procurado, trabalha-se das 9 da manhã às 9 da noite, seis dias por semana.
São 72 horas por semana, o que muitos críticos enxergam como exagero. No país, como no Brasil, a jornada de trabalho oficial é de 44 horas.
Mas jornadas longas e cansativas sempre foram a regra nas fábricas chinesas. Foi assim que o país se tornou praticamente o parque industrial do mundo. A novidade é que passaram a ser copiadas pelos escritórios. São hoje o padrão para muitas empresas que incluem Alibaba e Huawei.
Read 14 tweets
19 Jan
Para mostrar como bens públicos fornecidos gratuitamente ou a um custo muito baixo, a Venezuela é um bom exemplo. Pense no caso da gasolina. A gasolina venezuelana já foi a mais barata do mundo, chegando a custar aproximadamente apenas US$ 0,01 por litro
Durante vinte anos, o governo venezuelano manteve os preços congelados e usou isso politicamente para dar a falsa impressão de um ganho econômico pela população.
A ideia é ótima: subsidiar a gasolina para que a população possa se locomover de maneira barata.
A economia também seria afetada ao reduzir o preço da logística. Até aí todos concordam. O que diferencia boas políticas de más políticas é como gestores querem atingir o objetivo.
Read 25 tweets
19 Jan
Precisamos falar da Petrobras: empresa é acusada de segurar preços

Na primeira semana do ano, a ABICOM, a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis, protocolou no CADE a acusação de que a Petrobrás estaria segurando os preços dos combustíveis.
Esses produtores que fizeram a denúncia importam e vendem derivados de combustíveis com base nas cotações internacionais de petróleo enquanto a Petrobrás define o preço dos produtos com base nos custos de produção e. Isso dá uma diferença de preço para um e para outro.
Até esse ponto tudo certo, é assim com as políticas de preços. No entanto, começaram a circular no mercado rumores de que o represamento se deve à ameaça de greve dos caminhoneiros.
Read 7 tweets
14 Jan
Infelizmente inúmeros colegas jornalistas, comunicadores e veículos de mídia estão reportando dados errados sobre a Coronavac.

Segue o fio. Aos fatos:

1) A eficácia de 50,38% (segundo o @butantanoficial ) O número foi estimado por um órgão internacional e deve estar correto.
Obs1. Só saberemos com certeza quando os dados/estudo completo forem disponibilizados

2) Quanto menor a eficácia, maior o percentual de pessoas a serem vacinadas para conter a epidemia.
3) A eficácia de 50,38% implica, supondo que os vacinados não transmitam os vírus, uma cobertura de aproximadamente de 56% se considerarmos que a transmissão no Brasil seja 1,4 . (epiforecasts.io/covid/posts/na…)
Read 16 tweets
12 Jan
Devido a confusão , segue um resumo do texto da wikipédia sobre p-valor para analisar os dados reportardos da Vacina. Segue o fio...
1 p-valor é a probabilidade de se obter uma estatística de teste igual ou mais extrema que aquela observada em uma amostra, sob a hipótese nula.
2 Em um teste clássico de hipóteses, são definidas duas hipóteses, a nula (H0) e a alternativa (HA). A princípio, um pesquisador começa o teste supondo que a hipótese nula é considerada a verdadeira.
3 Ao confrontarmos a hipótese nula com os achados de uma amostra aleatória tomada de uma população de interesse, verifica-se a sua plausibilidade em termos probabilísticos, o que nos leva a aceitar ou não H0.
Read 9 tweets
13 Oct 20
Ganhadores do Nobel de Economia revolucionaram os leilões

O Prêmio Nobel costuma ser uma ótima ocasião para se conhecer as ideias econômicas influentes, que, por vezes são pouco conhecidas fora do circuito acadêmico. A escolha dos dois ganhadores deste ano é um destes casos.
Nesta segunda-feira, a Academia Real de Ciências da Suécia entregou o Nobel de Economia a dois americanos, Paul Milgrom e Robert Wilson, devido aos estudos desenvolvidos pela dupla sobre como funcionam os leilões.
Os dois são professores da Universidade de Stanford e conhecidos por terem criado o formato usado pelo governo americano no leilão de frequências de rádio para operadoras de telecom nos Estados Unidos, nos anos 90.
Read 11 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!