Tirando de lado quão asqueroso eh o deputado, alguns pontos jurídicos. Deputado pode ser preso? Sim, em flagrante de crime inafiançável e a Câmara dos Deputados resolve sobre a prisão, por maioria, em 24h. Está na Constituição Federal de 1988, Art. 53, § 2º. 1/n👇🏾
Outros pontos jurídicos pra se ter em mente: 1) trata-se de uma prisão de ofício do STF; 2) base legal da prisão é a lei de segurança nacional, da época da ditadura (pela decisão do STF, a Lei nº 7.170/73, Art. 17, 18, 22, I e IV, 23, I, II e IV e 26). oglobo.globo.com/brasil/veja-in…
3. STF afirma que se trata de um crime inafiançável porque poderia ser o caso de prisão preventiva (artigo 312, c/c 324, IV do CPP), e se trata de flagrante delito pq vídeo “permanece disponível nas redes sociais”. Ou seja,, STF afirma que vídeo impõe ameaça à segurança nacional.
4. é sintomático da nossa democracia que um deputado que celebre a ditadura seja preso com base num dispositivo legal da ditadura. O que pode motivar a tipificação nesta lei não é quão repugnante é a fala do deputado (ela é), mas se ameaça a segurança nacional, no caso o STF.
5. é sintomático, pq o Brasil, diferentemente dos vizinhos, nunca soube lidar de frente com seu passado autoritário. Se tivéssemos um arcabouço legal democrático substituindo a LSN por uma lei pra proteger democracia contra golpistas como o Dep., estaríamos melhor equipados.
6. Pela CF, Dep. são “invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos.” (Art. 53). A pergunta que se deve fazer é se o vídeo não é só uma fala, mas se “com violência ou grave ameaça (ameaça) Estado de Direito” (LSN, Art. 17). STF diz que sim.
7. A disputa entre expressão, mesmo que odiosa, e incitação à violência e ameaça à democracia é antiga. Alguns países estabelecem mais claramente que o Brasil que discursos contra democracia, como do deputado, não são tolerados. É a ideia de democracia militante, que se protege.
8. O próprio STF teve a possibilidade de coibir discurso de ódio do então deputado Bolsonaro e não aceitou a denúncia da PGR, se tivesse melhor esclarecido os parâmetros legais à época não estaríamos com tantos golpistas soltos e eleitos por aí.
8. Se realmente nos preocupamos com a democracia e queremos evitar golpes, é urgente que Congresso reveja a lei de segurança nacional por uma lei que proteja democracia contra golpistas, e que o STF tenha cuidado pra ter uma jurisprudência robusta, não casuística, pra puní-los.
9. E Parlamento e a PGR, como apontou @FellerMarcelo, foram omissos. Cadê punição disciplinar por falas contra democracia? Cadê investigação por ameaça à segurança nacional, discurso de ódio? Instituições não estão funcionando há tempos pra coibir golpismo.
10. Um ponto na decisão é flagrante se dar por um vídeo estar na internet. Ou seja, se alguém postou um vídeo há 1 ano, pode ser preso em flagrante em qualquer momento porque o crime permanece. Isso não significa que a pessoa fique impune, mas é pra se pensar os perigos disso.
11. Outro ponto: como STF traçará lmites entre deputados serem “invioláveis” por suas palavras (Art. 53, CF/88) e grave ameaça a ordem, crime pelo qual Daniel foi preso pela lei de segurança nacional (Art 17). Se o STF não traçar os limites entre os dois decisão ficará frágil.
12. Lembremos que podemos odiar o deputado em questão e a nossa democracia merece ser protegida contra golpistas como ele. Mas os parâmetros jurídicos que o STF estabelecer aqui valerão pra todos, e é melhor que sejam bons pra não ter amanhã deputados críticos ao governo presos.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Thiago Amparo

Thiago Amparo Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @thiamparo

15 Feb
10 Mudanças nos decretos de armas, desenhadas pelo @igarape_org igarape.org.br/nota-a-imprens…
1) “Exclusão de itens importantes da lista de produtos controlados pelo Exército, incluindo projéteis, máquinas e prensas para recarga de munições, carregadores e miras telescópicas”
2) “Comunicação ao vistoriado das ações de fiscalização dos arsenais de pessoa física com antecedência mínima de 24h pelos órgãos responsáveis”
Read 11 tweets
3 Feb
Quem é a Dep. @Biakicis (PSL-DF), que assume a presidência da CCJ da Câmara, comissão mais importante da casa? Bem, não vou falar algo. Só vou deixar aqui alguns dos projetos de leis que a deputada co-assina.
PL 1331/2020
Ementa: Veda as concessões de liberdade provisória ou de prisão domiciliar aos presos ou aos internados recolhidos aos estabelecimentos penais ou socioeducativos, motivadas pela pandemia do coronavírus (COVID-19) no Brasil.
PL 3396/2020
Ementa: Estabelece o sexo biológico como o único critério para definir o gênero dos atletas em competições organizadas pelas entidades de administração do desporto no Brasil.
Read 8 tweets
3 Feb
Hipótese: Gov. Bolsonaro só começou hoje + tese do Centrão mercenário é incompleta. Explico: em 2019, Bolsonaro tentou governar com bancadas temáticas. Perdeu e governou por decreto (vide armas). Arthur Lira une boi, bala e bíblia ao centrão. Inicia assim projeto bolsonarista.
Tese do Centrão mercenário defende, com razão, que estes partidos se alimentam de cargo e recursos pra base. Sim, mas ofusca o lado ideológico da equação adicionado pelo bolsonarismo: sem freios no legislativo, a boiada ultraconservadora pode passar e com isso Bolsonaro se mantém
Bolsonaro não suporta o centrão não porque teria aversão à perversidade com recursos públicos (não tá nem aí pra isso), mas porque sua visão de mundo é muito mais ideológica do que a do Centrão: Bolsonaro quer destruir tudo que tá aí e ser o líder da revolução ultraconservadora.
Read 8 tweets
20 Jan
O QUE FARÁ BIDEN NO 1o DIA? :: Biden correu para o salão oval para assinar ordens executivas revertendo políticas de Trump. Ao todo, são esperadas 17 medidas. cbsnews.com/news/biden-pre…
CORONAVÍRUS: 1) determinar uso de máscara na administração federal; 2) reestabelecer a coordenação da pandemia no governo federal; 3) reafirmar que permanece na OMS.
POLÍTICA SOCIAL E ECONOMIA: 4) entender moratória em despejos; 5) suspender pgto de empréstimos estudantis até setembro.
Read 8 tweets
15 Jan
Legalmente, submeter intencionalmente um grupo nacional, étnico, racial ou religioso a condições de existência capazes de ocasionar-lhe a destruição física total ou parcial constitui crime de genocídio punível pela lei 2.889/56. Pena agrava em 1/3 quando cometido por governante.
Se for crime contra humanidade, punível internacionalmente, nem preciso provar o intento genocida, basta ataque, generalizado ou sistemático, contra população civil, que “cause intencionalmente grande sofrimento, ou afete gravemente a integridade física ou saúde física ou mental”
E o código penal brasileiro tem uma série de crimes contra a saúde pública. Só não vê quem não quer ver ou quem está com as mãos sujas de sangue.
Read 5 tweets
13 Jan
Opções: 1) Senado volta de recesso dia 19, se não mudar isso. Com a eleição na Geórgia de 2 democratas e VP Kamala assumindo a presidência do Senado no dia 20, democratas têm chance de destituir Trump do poder de concorrer a cargo político, que exige maioria simples OU ...
Outra opção é se republicanos decidirem voltar antes do recesso e votar impeachment. Pra destituir presidente do cargo exige 2/3 senadores. Hoje, senador republicano Mitch McConnell disse que não está convencido ainda se absolve ou não o Trump.
Mas que fique claro que Trump só perderia direito de se eleger no futuro se 1) primeiro for condenado pelo senado por 2/3 e depois por maioria simples ter seu direito destituído; 2) se o senado entender que “cargo de honra ou de confiança” inclui a presidência da república.
Read 4 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!