O que define o neoliberalismo não é a quantidade de intervenção estatal, mas sim a qualidade. A intervenção neoliberal se dá no sentido de desorganizar determinados setores da economia. O avesso do neoliberalismo não é a intervenção; é a organização racional da economia.
Em suma: um general na Petrobrás está absolutamente dentro da lógica neoliberal. Autoritarismo e falta de planejamento econômico.
Lembrando que toda intervenção exige algum tipo de racionalidade. Mas nem toda racionalidade se converte em planejamento econômico. A racionalidade neoliberal é para desorganizar e desregulamentar.
Adendo 1 e desabafo: que miséria de mundo em que se acha que falar em "qualidade" de algo é um juízo moral. Qualidade também pode se referir a caracteristicas específicas de alguma coisa..
Qualidade da intervenção é sobre o TIPO de intervenção e não se ela é boa ou ruim...
Adendo 2: o argumento central é que intervenção estatal ou ausência de intervenção não é o que define neoliberalismo. Capitalismo sem intervenção estatal só existe nos delírios juvenis de ancaps.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Silvio Almeida

Silvio Almeida Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @silviolual

21 Feb
Às inúmeras pessoas queridas que têm mostrado preocupação com as grosserias a mim dirigidas em razão de meu brevíssimo tuite sobre neoliberalismo e autoritarismo, algumas palavras (fio): 👇🏿
1. Eu não tenho problemas com divergências, não tenho problemas em mudar de opinião e nem de aprender. Por isso, fiquem tranquilos, pois eu sei diferenciar ataque de divergência teórica/ crítica. 👇🏿
2. Muita gente que conhece o tema mais do que eu já se pronunciou acerca do debate e eu pude aprender muito. No mais só chorume de gente que claramente nunca leu a literatura mais abalizada sobre o tema e acha que neoliberalismo se resume apenas aquilo que ACHAM que é economia 👇🏿
Read 7 tweets
17 Dec 20
Conceito é um treco importante e, por isso, faço este fio aqui para tratar da distinção entre racismo estrutural e racismo institucional (distinção central em meu livro) e que talvez nos ajude a entender alguns fenômenos:
1. Logo na abertura de meu livro afirmo que "todo racismo é estrutural". O que significa isso? Significa que o racismo, seja em nível das relações interpessoais, seja no plano institucional, é produto de uma estrutura social racista.
2. Isso quer dizer que é justamente a reprodução da economia, do Estado, do direito e da subjetividade (ideologia) é que dá forma ao racismo, que não é uma anormalidade, mas algo inerente à sociabilidade capitalista.
Read 16 tweets
27 Nov 20
Segue um fio sobre o "Comitê" externo e independente do caso Carrefour 👇🏿
1. Fui chamado a participar por outras pessoas que integram o Comitê (e não pela empresa) e que pediram minha ajuda para pensar formas de reparação e responsabilização que fossem efetivas e que não caíssem no esquecimento. Não é e nem nunca foi um grupo de “diversidade”. 👇🏿
2. Após muito refletir e conversar com pessoas próximas concluí que deveria lutar para que a família obtivesse a adequada indenização, mas também que fosse oferecida à comunidade negra uma resposta eficiente, que venha a se tornar um modelo 👇🏿
Read 18 tweets
22 Oct 20
"Em chamas, em cinzas, o Brasil quebrou o espelho. Um mito como Pelé, símbolo do potencial que temos (tínhamos?) para construir um país brilhante, altivo e vitorioso, não cabe muito bem aqui".
Que beleza de texto, @sergiotodoprosa!
"sendo um preto retinto de sucesso avassalador num país dominado pelas cepas mais covardes do racismo, passou a carreira desagradando secretamente a muita gente. Que ninguém tenha dúvida: há na relativa falta de carinho público que o cerca na velhice uma boa dosagem de vingança"
O trecho acima considero avassalador, pois revela como o racismo torna um país autodestrutivo. Não se trata apenas de devidamente apontar os erros de um homem. Há uma sanha pela destruição do que ele representa, do mito que ele encarna 👇🏿.
Read 7 tweets
14 Oct 20
@phsantos há muito tem se revelado um dos mais interessantes críticos de cinema do país. Sensibilidade, inteligência, erudição e ritmo são suas marcas. As análises que faz sobre a série "Lovecraft Country" dão o índice da qualidade do seu trabalho 👇🏿(fio)
Neste vídeo @phsantos fala do episódio 9 de Lovecraft Country, que aborda o massacre de Tulsa (EUA). Em 1921, a próspera cidade negra do Oklahoma foi destruída por brancos que também assassinaram centenas de pessoas. Esse acontecimento foi também tema da série "Watchmen"👇🏿(segue)
A análise de @phsantos impressiona, primeiro pela erudição, pelo conhecimento teórico que vai além do cinema. Particularmente, neste episódio 9 ele se emociona e também nos emociona a todos nós ao conectar Tulsa com o Brasil 👇🏿(segue)
Read 7 tweets
6 Oct 20
A ação da DPU contra o programa de contratação de trainees da Magazine Luiza é mais um capítulo do esfacelamento social e político resultante de nossa atual crise civilizatória. Segue fio com algumas considerações 👇🏿
1. Ao mesmo tempo em que a responsabilidade institucional deve ser ressaltada, é preciso dizer que a DPU não pode ser definida por este ato. Há trabalhos incríveis da DPU, e aqui destaco a recente Ação Civil Pública que pediu a inclusão dos dados de raça nos casos de Covid-19. 👇🏿
2. Sobre a petição da DPU, não quero perder tempo tratando de seu conteúdo jurídico, pois não há nada ali que possa assim ser chamado. É como se alguém pegasse a caixa de comentários de um portal de notícias e organizasse em seções: "dos fatos", "do direito" e "do pedido" 👇🏿
Read 14 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!