1/17. Presidente, neste ponto, discordo:

A imunidade material há de ser absoluta devendo, o parlamentar que abusá-la, responder na comissão de ética da respectiva casa legislativa.
2/17. Quem definirá “atacar a democracia”? Juiz? Um ministro do STF? Se meras palavras tiverem o condão de “atacar” a democracia a ponto de não estarem cobertas pela imunidade material e, portanto, passíveis de condenação criminal, desculpe, mas nossa democracia é deveras fraca.
3/17. Democracia é vontade popular. Ataque a democracia é, portanto, não respeitar a vontade de povo. Como não é viável uma democracia direta, se estipulou criar instrumentos para vocalizar o anseio popular: as nossas instituições.
4/17. Dessa forma, criticar instituições, ou a ação/omissão de membros das instituições, quando estas não estiverem vocalizando o anseio popular, jamais pode ser interpretado como “ataque a democracia” passível, dessa forma, de condenação criminal - ou, pior, prisão em flagrante!
5/17. Cito exemplos de reais ataques a democracia:

a) quando o PT e o congresso nacional ignoraram o resultado do referendo das armas e impuseram o estatuto do desarmamento;
6/17. b) mensalão: quando o governo petista subvertia a vontade popular manifestada pelo livre voto dos representante do povo, deputados e senadores, através da compra dos votos de parlamentares.
7/17.Certamente, os deputados e senadores de esquerda e outros tantos discordarão destes exemplos que dei. Discordância é salutar numa democracia.

Mas percebam como é ruim e grave a flexibilização da imunidade material (inviolabilidade de opiniões, palavras, votos).
8/17. Viram como é difícil conceituar “ataque a democracia”?

Viram quais podem ser às consequências de fragilizar a imunidade material, ainda mais utilizando termos vagos?
9/17. Voltando às instituições: o poder legislativo, o parlamento, real representante das opiniões e vontades do povo, como a própria etimologia nos mostra serve para “parlar”, falar, debater, argumentar, expor pontos de vista, discutir ideias conflitantes.
10/17. Essa é a função do legislativo: vocalizar as opiniões existentes na população brasileira, tão plural que é. Até as opiniões que nos possam parecer estranhas e repulsivas, se parcela considerável da população as defender, haverá no parlamento algum representante.
11/17. Se a razão de ser do poder legislativo é essa, qualquer limitação a imunidade material é, por si só, um ataque a democracia. Quem abusar de sua imunidade, deve responder única e exclusivamente no comitê de ética da respectiva casa legislativa.
12/17. Não preciso nem dizer que, particularmente, sinto repulsa quando ouço algumas teses defendidas pela esquerda - eles devem sentir o mesmo das minhas!

Mas se estão ali no parlamento, defendendo tais ideias, significa que parcela da população comunga dos mesmos pensamentos.
13/17. E mais: a tentativa de supressão dessas opiniões seria um verdadeiro ataque a democracia.

Aliás, se não existir opiniões conflitantes, não há razão de existir poder legislativo que, repito, é a instituição que vocaliza as vontades do povo brasileiro.
14/17. É por isso que palavras, quando desacompanhadas de qualquer ação concreta, jamais podem ser consideradas “ataque a democracia”, sejam elas proferidas por quem quer que seja, cidadão comum ou, quando mais, se partirem de parlamentares.
15/17. Jamais, inclusive, podem ser enquadradas na Lei de Segurança Nacional, resquício do regime militar, quando desacompanhadas de uma ação dolosa concreta, como no caso do @danielPMERJ.
16/17. Flexibilizar a imunidade material é como tirarmos do poder executivo a execução das políticas públicas ou do judiciário a prerrogativa de julgamento de demandas com base na lei e na CF.
17/17. Portanto, Presidente, defendo o texto do caput do art. 53, nos exatos termos propostos originalmente pela PEC.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Filipe Barros

Filipe Barros Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @filipebarrost

4 Feb
Tendo em vista os recentes e graves episódios de censura promovidos por redes sociais, comunico que iniciarei a batalha que considero como a mais importante atualmente: a defesa da liberdade de expressão contra a tirania das Big Techs.

👇🏻 Segue...
Compartilho com vocês ações que já tomei para garantir o direito de todos os brasileiros de expressar o que pensam livremente.

Ajudem-me nessa luta com manifestações públicas que deixem claro às Big Techs nossa revolta e vigilância.

👇🏻
OF.27/2021: questiono ao YouTube sobre a exclusão do canal Terça Livre, cobrando qual foi o embasamento técnico usado pela empresa para a decisão, se foi respeitado o direito à ampla defesa e solicito cópia do procedimento que cerceou a liberdade de expressão do canal.

👇🏻
Read 8 tweets
22 Jan
Baleia tem twitado que não se pode deixar o legislativo na mão do executivo e que @ArthurLira_ está junto com grupos que apoiam o fechamento da câmara.

Tal afirmação merece resposta.

Segue o fio...👇🏻
Acredito ter havido equívoco por parte do candidato de Maia, afinal de contas ele é do MDB, que sempre esteve, e está novamente, alinhado com PT.

Juntos, os dois partidos, PT e MDB, fecharam EFETIVAMENTE o parlamento através da compra de parlamentares via propina, no MENSALÃO.
O mensalão não foi um simples esquema de corrupção. Foi um dos mais graves golpes à democracia brasileira.

Rebaixou o parlamento brasileiro a mero batedor de carimbo das vontades do poder executivo. Anulou as prerrogativas do legislativo. Fechou a câmara e o senado.
Read 4 tweets
12 May 20
1. Excelente a entrevista do @blogdojefferson na Jovem Pan hoje cedo.

No final, foi questionado sobre o que quis dizer quando disse que deveriam demitir os 11 Ministros do STF. Os jornalistas argumentavam que ao dizer isso, Dr. Roberto estava defendendo o fechamento do STF.
2. Existe hoje, por parte do establishment, uma tentativa de reduzir as instituições brasileiras a pessoas.

Se critica Maia, é ataque ao Congresso.
Se critica Alexandre de Moraes, é ataque ao STF.
Se critica algum jornalista, é ataque contra a imprensa.
3. Agora, criticam @jairbolsonaro o dia inteiro. Não é ataque. É liberdade de expressão.

Mas o fato é: reduzir as instituições aos seus membros, nada mais é do que a expressão do absolutismo moderno. É o novo “L’État c’est moi" defendido pelo Rei Sol: o establishment.
Read 4 tweets
12 Feb 20
Segue minha análise da matéria da @camposmello na @folha:

1. A narrativa que a Folha de S. Paulo tenta emplacar agora, de modo a parecer que não mentiu, é dizer que a matéria à qual Hans River se referiu era a de 2 dezembro de 2018, quando, na verdade, a primeira matéria 👇🏻
2. sobre o caso foi a de 18 de outubro, e trazia como título “Empresários bancam campanha contra o PT pelo WhatsApp”.

É esta matéria, de outubro, que foi usada para tentar difamar a campanha de Bolsonaro em 2018 e, depois, cassar a chapa no TSE. 👇🏻
3. A acusação, contudo, não vingou e, em setembro de 2019, o tribunal inocentou Bolsonaro da acusação.

A decisão da justiça expôs que a acusação da Folha era mentirosa. É por causa disso que a Folha, agora, tenta esconder aquela matéria, de outubro, e insiste em dizer 👇🏻
Read 15 tweets
15 Dec 19
Dr. @AMendoncaAGU:

1. A CF é clara: legislar sobre educação é competência concorrente entre união, estados e municípios. Defender que seja privativa da união, além de não ter respaldo jurídico na CF, não tem respaldo político com o plano de governo “menos Brasília e mais Brasil”
2. Grande parte dos problemas educacionais hoje em dia, se não todos, que colocaram a educação brasileira nas piores posições do PISA, tem uma origem: a centralização da educação na união.
3. Aliás, o argumento “se deixarmos estados e municípios legislares não poderemos questionar, portanto o poder central deve decidir” é o grande foco de TODOS OS problemas brasileiros.
Read 4 tweets
25 Oct 19
A VERDADE SOBRE A CRISE NO PSL

1. Você sabe o que está acontecendo no partido do presidente Bolsonaro? Este é um esclarecimento público à população brasileira do grupo pró-Bolsonaro.
2. Nós, deputados e deputadas federais e senador leais ao presidente Jair Bolsonaro, temos a obrigação de explicar para você o que está acontecendo no nosso partido, o PSL.
3. Você deve ter lido na imprensa ou ouvido por aí que o partido “está em crise”, que existe uma disputa pelo poder, e pior, que essa disputa seria por dinheiro.
Read 21 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!