Procurando minimizar o estrago resultante das constantes ameaças e intervenções nas estatais, governo enviou ao Congresso uma MP q permitiria a privatização da Eletrobras, algo q eu e o NOVO sempre defendemos.

Mas a proposta tem problemas q a afastam do q seria ideal. Entenda 👇
1. Não permite exatamente venda da empresa, mas estudos p/ emissão de novas ações, que resultaria na redução da fatia da União (de 60% p/ menos de 50%)

2. Permite a continuidade de interferências políticas dando poder de veto ao governo em deliberações da empresa (golden share)
3. Obriga Eletrobras a bancar “políticas públicas” regionais na bacia de Furnas, Rio São Francisco e Amazônia Legal no valor de R$ 900 mi/ano, fora do orçamento da União

Além de ser pouco transparente e abrir espaço p ingerências políticas, custo tende a ser repassado p tarifas
4. Pode concentrar mais o mercado pq torna a Eletrobras maior e condiciona a desestatização à renovação sem licitação de concessões atuais por 30 anos

5. Fortalece o modelo de subsídios pq destina R$ 25 bi de novos contratos a fundo que subsidia a energia elétrica (CDE)
6. Para completar, a MP autoriza ainda a criação de uma nova empresa estatal, para controlar Itaipu. Medida, a nosso ver desnecessária, pois o controle poderia ser repassado a uma estatal existente.
Esforços p/ reduzir a participação do Estado na economia são sempre bem vindos, mas a MP está longe do ideal. Trabalharemos p melhorá-la na Câmara, cientes de q o ambiente não é dos mais propícios.

Precisamos urgentemente de um governo e de um Congresso verdadeiramente liberais

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Tiago Mitraud

Tiago Mitraud Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @TiagoMitraud

23 Feb
Na semana passada, a Câmara aprovou a Nova Lei Cambial, q segue agora p/ o Senado.
O PL, q teve apoio do @novonacamara, consolida regras cambiais hj dispersas em mais de 40 instrumentos legais, q mts vezes contém normas repetidas ou até conflitantes, gerando insegurança jurídica.
A nova lei traz menos regras e mais princípios, delegando ao Conselho Monetário Nacional (CMN) e ao Banco Central (BC) a missão de adaptar e corrigir o que for necessário, tornando o sistema mais facilmente adaptável a mudanças.
Ao estabelecer que as operações podem ser realizadas livremente (observadas a legislação, as diretrizes do CMN e o regulamento do BC) a Nova Lei Cambial inverte a lógica vigente, que proíbe qualquer transação não expressamente autorizada.
Read 7 tweets
18 Feb
As atitudes de Daniel Silveira são deploráveis e representam a antítese do q defendo na política: diálogo, defesa de ideias e respeito, mesmo com aqueles q discordo. O q a Câmara deverá votar, no entanto, ñ é se concordamos ou ñ com Daniel, mas com a decisão q levou à sua prisão
No meu entendimento e do NOVO, a prisão do deputado, para além da questão da inviolabilidade parlamentar, não atende aos requisitos exigidos pela CF p/ q seja ordenada: q o crime cometido seja inafiançável e q a prisão seja em flagrante. Por isso somos contrários à sua manutenção
Tese apresentada por Moraes e referendada pelo STF é, no mínimo, controversa. E meu papel como parlamentar é defender q regras sejam cumpridas, goste-se ou não do acusado. Ao defendermos ferir regras p punir aquele com o qual ñ concordamos, sujeitamos todos à mesma arbitrariedade
Read 10 tweets
4 Dec 20
Tenho visto circular uma tese de "fracasso" do NOVO nas eleições

Mas vejam os números de nosso crescimento entre 2016 e 2020. (Pleito municipal se compara com pleito municipal) 👇🏼

1º, segue o q aconteceu nas 5 cidades em q disputamos em 2016, onde é possível comparação direta:
Belo Horizonte
% votos válidos:
2,98% (2016) -> 5,18% (2020)

Votos:
35.550 (2016) -> 60.575 (2020)

Colocação:
14º + votado (2016) -> 5º + votado (2020)

Eleitos:
1 vereador (2016) -> 3 vereadores (2020)

Ou seja, aumentamos em +70% nossos votos e triplicamos os representantes
Curitiba:
% votos válidos:
2,06% (2016) -> 5,48% (2020)

Votos:
18.144 (2016) -> 43.417 (2020)

Colocação:
21º + votado (2016) -> 6º + votado (2020)

Eleitos:
0 eleitos (2016) -> 2 vereadoras (2020)

Mais do que DOBRAMOS os votos e elegemos a vereadora MAIS VOTADA do Paraná
Read 12 tweets
18 Jul 20
Em 2017, o hj Sec de Política Econômica @ASachsida organizou este livro sobre tributação. Li agora o capítulo 8, q trata da CPMF

Bom saber q há no governo alguém ciente dos efeitos maléficos deste imposto. Espero q sua opinião prevaleça.

Trechos no fio
repositorio.ipea.gov.br/bitstream/1105…
"... por pior q seja a estrutura tribut. brasileira, ainda é possível piorá-la. Prova disso é a constante ameaça
do retorno da famosa (...) CPMF"

"No mundo, ñ prosperou ideia de se taxar movim. financeira. Contudo, no BR, tanto CPMF como IOF são exemplos desse tipo de tributo"
"A distorção e consequente perda de eficiência econômica geradas pela CPMF (e pelo IOF) sugerem q a adoção de impostos (ou contribuições) baseados em movimentação financeira é uma ideia ruim, com potencial d piorar ainda + o já extremamente ineficiente sistema tribut. brasileiro"
Read 6 tweets
11 Jun 20
MP 979 é desastrosa e deve ser devolvida. Mas sabe o q ela tem em comum com o atual processo de eleição de Reitores? A priorização d interesses políticos ao invés de técnicos

Siga o fio e entenda pq eleições diretas não garantem o melhor interesse de quem paga conta: a população
Estudo realizado p ex-reitor da USP Marcovitch com 27 universidades estrangeiras de ponta aponta q NENHUMA adota eleições diretas

Maior parte adota avaliação técnica por colegiado qualificado q indica melhores candidatos p decisão final de órgão superior
jornalggn.com.br/educacao/as-el…
O q experiência internacional ensina, e o q defendo p o Brasil é:

Reitores devem ser escolhidos a partir de um comitê de busca q, através de edital técnico, avalia candidatos de forma independente e indica os mais qualificados p validação do Conselho Superior e escolha do MEC.
Read 14 tweets
12 Sep 19
É triste ver as histórias de alunos que estão com suas bolsas de estudos ameaçadas. Os anúncios abruptos e a comunicação ruidosa do MEC e seu Ministro só pioram a situação e acirram mais os ânimos, e nos fazem esquecer da mensagem por conta do mensageiro.
A mensagem, porém, precisa ser devidamente compreendida. E ela é clara: acabou o dinheiro do governo. Não só na educação, mas em todas as áreas. E em vez de propor alternativas, aqueles deputados que nunca produziram, reproduzem o discurso fácil de apenas pedir mais dinheiro.
A grande vilã do orçamento hoje são as despesas obrigatórias, que crescem sem parar e engessam as possibilidades de investimento. Também têm culpa no cartório o legislativo e o judiciário, cujos gastos são altíssimos e hoje são praticamente imunes a cortes no orçamento.
Read 7 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!