Há poucos anos a compreensão da medicina sobre o câncer de pulmão 🫁 evoluiu drasticamente: progredimos de uma simples classificação histológica para uma compressão genética e molecular. Inicialmente, dividíamos a moléstia em tumores de pequenas células, e não pequenas células...
... sendo este último subdividido em mais 03 grupos: adenocarcinoma, carcinoma escamoso e carcinoma de grandes células.
O que sabemos atualmente é que os adenocarcinomas de pulmão se originam dos pneumócitos (células importantes dos alvéolos pulmonares); os escamosos das células basais e os neuroendócrinos (pequenas células) das células com o mesmo nome.
Está era a realidade antes de 2000 e o tratamento não era individualizado, sendo a pedra fundamental a quimioterapia no cenário metastatico.
E como toda receita de bolo, o resultado prognóstico para os pacientes metastáticos era muito ruim: sobrevida média de 8 meses até 2007 mais ou menos....Graças a Deus e a ciência essa realidade começou a mudar....
Atualmente, com o desenvolvimento do sequenciamento genético, moléculas alvos com atuações específicas em genes 🧬 “drivers” estão revolucionando o tratamento e garantindo uma melhor qualidade de vida e sobrevida dos pacientes. Como se fosse chaves 🔑 se ligando a fechaduras 🔒
Os genes 🧬 EGFR, KRAS, ALK, ROS1, NTREK, HER2 , MET, RET são os principais a serem pesquisados, pois já temos “drogas alvos” inteligentes contra as proteínas expressas por eles e que possuem o mesmo nome. Alem disso, não menos importante, o marcador PDL1 por IHQ é importante.
Esse marcador tenta nos mostrar o quão responsivo a imunoterapia é o tumor do paciente e nos dá um norte (ruim) sobre iniciar ou não a essa classe de medicação durante a doença.
A saber: um gene mutado gera uma proteína aberrante, que por sua vez torna-se hiperativa e desencadeia uma série de sinais para proliferação celular anôma-la, causando o crescimento do tumor e metástases.
Segue um breve resumo desatualizado dos genes drivers e das respectivas drogas disponíveis para inibi-los. Esse ano no congresso mundial de pulmão, também temos uma nova droga não disponível no Brasil contra a mutação do Kras.
Seguem abaixo os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de pulmão:
Mesmo não tabagistas estão sob risco nas grandes cidades. Estima-se que um morador de região metropolitana “fume” o equivalente entre 5 a 15 cigarros dias. google.com.br/amp/s/g1.globo…
Isso ajuda a explicar o porque a incidência só aumentar, apesar da mortalidade estar diminuindo.
Sobre rastreamento: de de 2011, está claro que pacientes entre 55 e 74 anos que fumaram pelo menos 1 maço por dia por mais de 30 anos, precisam fazer rastreamento com tomografia de baixa dose. Isso diminui o risco de morte por #cancerdepulmao devido ao diagnóstico precoce.
Pacientes 50 anos ou mais, que fumaram pelo menos 1 maço por dia por mais de 20 anos, também precisam fazer rastreamento (evidência menor) com tomografia de baixa dose. Isso diminui o risco de morte por #cancerdepulmao devido ao diagnóstico precoce.
Sobre rastreamento: de de 2011, está claro que pacientes entre 55 e 74 anos que fumaram pelo menos 1 maço por dia por mais de 30 anos, precisam fazer rastreamento com tomografia de baixa dose. Isso diminui o risco de morte por #cancerdepulmao devido ao diagnóstico precoce.
Pacientes 50 anos ou mais, que fumaram pelo menos 1 maço por dia por mais de 20 anos, também precisam fazer rastreamento (evidência menor) com tomografia de baixa dose. Isso diminui o risco de morte por #cancerdepulmao devido ao diagnóstico precoce.
Pacientes 50 anos ou mais, que fumaram pelo menos 1 maço por dia por mais de 20 anos, também precisam fazer rastreamento (evidência menor) com tomografia de baixa dose. Isso diminui o risco de morte por #cancerdepulmao devido ao diagnóstico precoce.
🇧🇷 Encerrando o novembro azul com um breve fio sobre o câncer de próstata: epidemiologia, prevenção, fatores de risco, diagnóstico precoce, tratamento e debatendo superficialmente os principais pontos que afetam a saúde física e mental do homem. #NovembroAzul
Com o envelhecimento da população e maior longevidade, a incidência da doença vem aumentando mas felizmente com uma diminuição da mortalidade, graças aos métodos de diagnóstico precoce.
No Brasil e no mundo o câncer de próstata é a primeira neoplasia que mais acomete os homens e a segunda que mais mata.
Encerrando o novembro azul com um breve fio sobre o câncer de próstata: epidemiologia, prevenção, fatores de risco, diagnóstico, tratamento e debatendo superficialmente os principais pontos que afetam a saúde física e mental do homem. #NovembroAzul
Com o envelhecimento da população e maior longevidade, a incidência da doença vem aumentando mas felizmente com uma diminuição da mortalidade, graças às métodos de diagnóstico precoce.
No Brasil e no mundo é a primeira neoplasia que mais acomete os homens e a segunda que mais mata.
A pandemia de #Covid_19 e o saneamento básico no Brasil 🇧🇷: Dados da literatura demonstram que o vírus 🦠 pode ser transmitido pelas fezes (ciclo oro-fecal), fato esse relevante e que joga luz 💡 sobre uma grande tragédia nacional: 48% da população não tem acesso a esgoto.
Segundo a @WHO , 88% das mortes por diarreias no mundo são causadas pelo saneamento inadequado. No Brasil, em 2020, estima-se que 15 a 20 mil brasileiros morram por ano devido doenças relacionadas à falta de saneamento e mais de 300 mil internações relacionadas a essa questão.
Dados Brasil: ✅ 35 milhões s/ água tratada. ✅100 milhões s/ esgoto ✅46% do esgoto no Brasil não são tratados.
Como posso afirmar com tanta certeza que estão vazias? Simples: trabalho em uma grande UTI da capital paulistana e outra em São José dos Campos, uma das maiores regiões do estado de São Paulo.
Existem questões numéricas absolutas, demográficas e genéticas populacionais derivadas da miscigenação brasileiras; cobertura vacinal ampla incluindo BCG (Portugal/Espanha), temperatura e clima no Brasil alem de acesso a saneamento básico. Ademais, temos o 3* maior UTI do mundo.
Minha proposta: suspender imediatamente o isolamento no Brasil de forma gradual e protegendo os grupos de risco (idosos, imunossuprimidos etc), associado a um pacto federativo em prol do país. Os entes federados necessitam dialogar! Chega. #Covid_19
Fato: as unidades de terapia intensiva destinadas ao #COVID19 estão praticamente vazias e com pouquíssimos pacientes, mesmo no estado de São Paulo. Por que os leitos de enfermaria não? Simplesmente pelo fato dos pacientes terem internação prolongada pela demora do teste. Falei!
Medicina baseada em “chutômetro”. Segundo os “cientistas do casos” já estaríamos em colapso em abril. istoe.com.br/governo-de-sp-…
Fato: o vírus já estava circulando no Brasil antes do carnaval. Por ter uma alta taxa de transmissão e ser extremamente contagioso já se disseminou no Brasil. Existem vários indícios disso; logo, muita gente infectada, curada e baixa mortalidade. #COVID19
Em tempos de pandemia mundial pelo Covid19, faz-se necessário entender como são as fases da pesquisa clínica para aprovação e desenvolvimento de novos fármacos no mundo e porque esse processo é tão caro e rigoroso. #COVID19#PesquisaClínica#MedicinaBaseadaemEvidência#CEP#CONEP
1) Para cada 10 mil novas moléculas descobertas pela indústria farmacêutica ou universidades, apenas 1 consegue chegar às farmácias e hospitais pois realmente comprova ser eficaz em todas as fases clínicas. O tempo mediano são de 10 anos e milhões a bilhões de dólares necessários
2) Falaremos inicialmente dos estudos pré-clínicos que ocorrem em laboratórios onde a hipótese (projeto científico) é testada “in vitro” -geralmente a medicação é usada contra células de ratos 🐭 sadias ou não-, para se comprovar atividade biológica daquela nova molécula criada.