Ontem foi um final de dia bem chato aqui no Twitter. Um pastor do PDT postou uma comparação esdrúxula entre Vargas, Brizola e Ciro Gomes. Eu contestei e ele foi deslizando para o ataque pessoal. Eu revidei na mesma moeda e... descambou. Eu o bloqueei. (continua)
Soube por amigos que são evangélicos que ele continuou me atacando pelo Twitter e chegou a afirmar que sou filiado a um partido, o que não é verdade. O que percebo é que o estilo bolsonarista de ser inundou o meio político brasileiro. Criticar é ser identificado como inimigo
Mas, não é uma inimizade fortuita, mas uma identificação de ataque mortal. Nesse sentido, o inimigo tem que ser atacado em toda sua extensão. No meu caso, facilito a vida desse pessoal porque respondo na mesma intensidade. O que lhes deixa ensandecidos. É parte do meu sadismo
O script é sempre o mesmo: da ofensa o interlocutor passa para o ataque pessoal; se eu respondo com demonstração de meu currículo, a resposta é acusação de "carteirada", o que me dá a chance de apresentar mais do meu currículo, o que é fatal: o interlocutor espuma
O problema é como os agrupamentos políticos estão se transformando em seitas. Basta dizer "discordo" ou nem responder. Mas, aí parece acabar a graça. É preciso destruir, como se a crítica a um ideário fosse uma crítica pessoal. Onde nos metemos, afinal?
Da esquerda à direita, a reação é muito parecida. Não envolve a todos, é verdade. Mas, não é raro o conteúdo ser diferente, mas a forma da reação ser exatamente idêntica. Qual a escola que ensinou isso?
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Bom dia. Prometi, ontem, que faria um fio sobre o que acredito ser o rol de principais erros pedagógicos que estamos cometendo durante a pandemia. Lá vai
1) Vou destacar neste fio 4 aspectos que considero erros grosseiros. Começarei pela adoção do famigerado módulo-aula. A aula de 50 minutos é uma leve alteração da aula de 40 minutos adotada nos EUA na última década do século XIX. Foi uma sugestão de Joseph Mayer Rice
2) Rice sustentava que a educação deveria ter o foco na formação para a indústria. Daí, as disciplinas mais importantes seria aquelas vinculadas à produção industrial: matemática, física, química, biologia e comportamento. A leitura (para o operário ler instruções) completava
Querem entender a competência e a confiança que os deputados têm no governo? Sigam a negociação feita pelos sindicatos dos trabalhadores da Receita Federal com o governo e a mesa diretora da Câmara a respeito da PEC Emergencial. Segue
1) Comecemos por entender o papel do FUNDAF, centro das negociações para este segmento. O Fundo Especial de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento das Atividades de Fiscalização, é destinado a fornecer recursos para financiar o reaparelhamento e reequipamento da Receita Federal
2) Pois bem, a PEC Emergencial possuía um trecho que colocava em risco a manutenção do fundo que custeia as atividades do Fisco. O texto aprovado no Senado acabou com a ressalva que protegia o Fundaf, mas privilegiou outros fundos federais.
Farei um fio sobre o impacto gigantesco da decisão de Fachin. O ministro do STF, apoiador da Operação Lava Jato, se desesperou e antecipou a campanha de 2022. Vamos ao fio.
1) O ministro Fachin procurou, já está nítido, preservar minimamente o juiz Sérgio Moro e o legado da Operação Lava Jato ao anular os processos contra Lula por terem sido julgados por um foro não competente. A 13ª Vara Federal de Curitiba. As vara competente seria a do DF
2) Fachin afirmou que retirou-se os casos que não se relacionavam com os desvios praticados contra a Petrobras" e foram distribuídas por todo território nacional as investigações que tiveram início com as delações premiadas da Odebrecht, OAS e J&F, caso das acusações contra Lula
Bom dia. Farei um fio, antes de minha reunião com parte da minha equipe, sobre a mudança de perfil dos estudantes universitários. Este fio é motivado por uma postagem do jornalista e acadêmico uruguaio Leonardo Haberkorn (vou reproduzir ao final). Lá vai:
1) Uma década atrás, senti que algo se quebrava na relação professor-aluno. Até então, minhas aulas atraíam até alunos que já tinham estudado comigo e estavam no final do curso. Eu tinha orgulho dessa relação que me fazia sentir que era útil.
2) Essa relação alimentava minha dedicação: eu alterava planos de aula, estudava a melhor metodologia, ouvia as sugestões. Decidi adotar uma avaliação processual em que os alunos tinham várias oportunidades de melhorar a produção anterior e, assim, tirar a melhor nota
Boa tarde. Recebi um paper que trabalha o perfil de quem se autodefine esquerda e direita no Brasil. O título do paper é Dimensão e Determinantes do Pensamento Ideológico entre os Brasileiros, escrito por Pedro Henrique Marques. Farei um fio sobre os dados (interessantíssimos)
1) A base de dados que o autor usou foi a do Projeto de Opinião Pública da América Latina de 2017. São dois critérios empregados para definir a identidade ideológica: econômica e de costumes.
2) Trata-se de uma definição muito empregada nos EUA (em virtude do conceito de "liberal" por lá). Meio complicado para usar na América Latina, mas, sejamos maleáveis
Sofri um processo alérgico muito forte desde sábado. Pelos sintomas, por precaução, meu alergista pediu que fizesse o teste para Covid. O resultado saiu agora: negativo. Eu desconhecia os protocolos de convívio em casa para quem tem suspeita. Vou socializar aqui:
Você deve ficar num quarto isolado. Seus pratos, talheres, copos, bucha para lavar pratos passam a ser de uso específico. Quem lava tudo que usa é você.
Se andar pela casa, só com máscara. Só pode se sentar em cadeiras ou poltronas para seu único uso. Não chega a parecer um urso de circo, mas fica próximo disso.