Fiz um pequeno estudo de correlação.

A pergunta é: O comportamento eleitoral em 2018 tem correlação com o comportamento sanitário que leva a maior número de mortes pela COVID?

Trocando em miúdos: quem votou em bolsonaro (e segue seus conselhos) morre mais de COVID?
Para isso usei as maiores votações de HADDAD e BOLSONARO, no segundo turno de 2018 e o número de mortos por 100 mil habitantes dado pelo consórcio.

Separei também por cidades normais e capitais.

O resultado é assustador.
As 10 cidades que mais tiveram votos para Bolsonaro
As dez cidades com mais votos para Haddad
As capitais que mais votaram em Bolsonaro
As capitais que mais votaram em Haddad
O primeiro dado é impressionante:

A média de mortes por cem mil habitantes nas cidades que mais votaram em HADDAD é a METADE da média de mortos por cem mil das cidades que mais votaram em BOLSONARO.

Um pouco menos da metade, aliás
O voto em HADDAD (ou sua influência atual) condiciona um comportamento sanitário melhor e REDUZ o número de mortos por cem mil.

O voto em BOLSONARO (ou sua influência atual) condiciona um comportamento sanitário pior e AUMENTA o número de mortos por cem mil habitantes
Mas tem coisas interessantes a mais.

Quanto maior o voto em HADDAD, menor o número de mortos em cidades normais (não capitais)
Quanto maior o percentual de votação em BOLSONARO, maior o número de mortes por 100 mil habitantes em cidades normais (não capitais)
MAS e aí é o interessante, com HADDAD, o padrão nas capitais se mantém. Ou seja, quando maior o percentual de votação, menor o número de mortes por cem mil habitantes.
CONTUDO, com relação a bolsonaro o padrão visto nas cidades do interior INVERTE.

Nas capitais quanto maior a votação em bolsonaro, MENOR o número de mortes.
Algumas interpretações:

Em cidades do interior, com menor acesso da população à informação, o desempenho sanitário tem correlação com o voto. Bolsonaro, portanto, faz mal a essas pessoas. Elas, por seguirem suas orientações, morrem mais.
Em capitais, com maior acesso à informação, o comportamento sanitário não responde ao comportamento eleitoral e o trabalho local tende a sobrepujar as "indicações" de comportamento dadas pelo presidente.
Acho que Bolsonaro está perdendo cada vez mais apoio nas capitais. E por um motivo simples: seguir bolsonaro é aumentar a chance de morrer de COVID.
Só lembro que os dados são poucos (usei poucas cidades) mas acho que se fizermos de todas, no Brasil, vamos achar uma correlação positiva.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Fernando Horta

Fernando Horta Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @FernandoHortaOf

25 Jan
Sabe o que é "normalização" é uma técnica discursiva que busca alterar o padrão de comparação da realidade de forma a tornar imperceptível ou "normal" algo que seria inaceitável e absurdo. Quer exemplos?
(Segue o fio)
Mandetta foi normalizado por Pazuello.
Um ministro que desmonta o sus e defende a diminuição do estado de proteção pública à vacina seria considerado absurdo e inaceitável, mas é aceito e comemorado em comparação com um general genocida na Saúde.
Um governador que oferece ração em farelo para a população pobre, que ordena a retirada de cobertores de populações em estado de rua no inverno seria considerado inaceitável a qualquer padrão social, mas é endeusado perto de um capitão negacionista e genocida. Vira quase um herói
Read 10 tweets
20 Dec 20
A vacinação vai se tornar um enorme problema de saúde pública e gestão no Brasil.

Não me entendam mal, ele é NECESSÁRIA, mas, no Brasil, vai ajudar aos negacionistas e a Bolsonaro.

(segue)
Vamos imaginar que todos os problemas logísticos (seringas e etc.) sejam resolvidos. Que o Ministério da Saúde, chefiado pelo general ignorante, consiga fazer seu trabalho.
Ainda assim veremos um pico de contaminação APÓS a vacina. E não sei se não vai ser maior ...
A vacina precisa ser tomada em duas doses, com diferença de 15 dias entre cada uma. As doses precisam ser do mesmo fabricante (não dá para tomar uma dose da pfizer e outra da coronavax, por exemplo) ...
Read 9 tweets
1 Dec 20
Sobre o incidente em Criciúma, fiz uma postagem relacionando com os grupos fascistas da região e gente zarolha veio tirar sarro. Então vamos falar sério
(segue o fio)
A polícia acredita que cerca de 30 pessoas participaram da ação que durou 1 hora e 45 minutos. Isso nos diz que são pessoas próximas, que convivem juntas e pensam da mesma forma.
Isso porque as teorias de tomada de decisão mostram a dificuldade de os sujeitos acreditarem e confiarem nas atitudes dos outros em grandes números. Grupos de 2 ou 3 são ok. Grupo de 30 é extremamente complicado sem ligações muito mais próximas do que o intuito de roubar.
Read 11 tweets
25 Jun 20
O que a aprovação do PL privatizando água e esgoto pode nos dizer? (fio)

Qualquer manual conservador e liberal de economia (daqueles que defendem o mercado acima de tudo) vai te dizer que o caso da água e esgoto é um caso especial em que a livre concorrência não funciona.
É um caso especial em que o monopólio estatal não apenas se justifica na ótica da segurança e necessidade social da água e esgoto, mas também pela ótica do mercado.
É simplesmente impossível que existam 5, 6 ou 12 empresas "concorrentes" para água e esgoto.
Isso pq apesar do intenso consumo do bem, há um custo fixo para a realização do serviço que é altíssimo e o que torna o ganha marginal com demanda agregada muito baixo, por isso não compensa.
Read 20 tweets
20 Jun 20
Sabe como enfraquecer as redes de esquerda? Sabe como fazer a mensagem da esquerda ser praticamente inócua e ficar circulando em meios cuja eficácia é praticamente zero?
Com o tal "SDV"
Veja como as pessoas que fazem o SDV, mesmo sem saber prejudicam as redes de esquerda (fio)
Levei algum tempo para entender o "SDV". Quando comecei a usar o twitter não conhecia esta "estratégia", mas - para que fique bem claro - ela atrapalha e prejudica as redes de esquerda.
Existe um erro comum às pessoas que falam de redes sociais. Elas acham mesmo que o protocolo de informação é organizado em "rede". Isso admite erroneamente que cada "nó" tem o mesmo peso do outro e que todos os participantes estão entrelaçados de forma horizontal (sem hieraquia).
Read 30 tweets
2 Jun 20
Este é um símbolo antifascista.
As três setas. Bonito, não acha?
Pois, parte da "esquerda" brasileira deveria achar.
(fio)
Existem vários símbolos "antifa". Cada um deles com uma história e um significado. É preciso conhecer para compreender. As cores importam. Os formatos, as posições. Tudo.

Neste desenho, em específico, (as três flechas) há uma simbologia interessante.
Que parece fechar muito bem com alguns movimentos "antifa" e algumas lideranças de "esquerda" por aí.
O símbolo era dos que buscavam acabar com nazismo, na Alemanha, o conservadorismo, e a terceira seta era para acabar com o comunismo.
Read 8 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!