Atualmente gastamos 4,5% do PIB e temos péssimos resultados ‼️
O motivo é bem simples: O BALDE ESTÁ FURADO. Pode continuar colocando cada vez mais água ali, mas os INCENTIVOS errados fazem com q a água continue vazando...
Me acompanhe -> 🧵
Lá trás, em 1988, com a Const. Federal, ficou decidido que as responsabilidades da educação seriam divididas em:
- União: Universidades e institutos federais
- Estados: ensino fundamental e médio
- Municípios: ensino infantil e fundamental
Mas Daniel... de onde vem essa grana?
O Governo repassa 18% de todos os impostos federais,
enquanto os estados e municípios são obrigados a passarem, no mín, 25% de sua arrecadação
O dinheiro vem da sopa de letrinhas de impostos: IR, IPVA, ICMS, ISS, ITBI
Mas e aqueles municípios que não conseguem pagar o MÍNIMO?
O MEU PROJETO QUE EXPANDE O ENSINO EM TEMPO INTEGRAL EM SÃO PAULO FOI APROVADO!🙌
Agora vai para a sanção do Governador ✅
Escola em tempo integral = MAIS OPORTUNIDADES PARA TODOS! 💡
Mas deixa eu contar um pouco mais sobre o projeto ->🧵
A meta para 2040 é q 80% das escolas estaduais sejam capazes de ofertar esse modelo e 60% dos alunos sejam atendidos assim. Um desafio e tanto!
Ñ depende de 1 governo. É política de Estado.
A implantação será gradativa, priorizando as áreas com menores índices socioeconômicos!
Os colégios de ensino integral estão conectados à realidade do jovem e ligada ao desenvolvimento de suas competências cognitivas e socioemocionais, tão abaladas pela pandemia...
Um ambiente que busca a capacitação global dos estudantes!
Será q existe uma forma para tornar a escola ATRATIVA p/ alunos e ao mesmo tempo ter professores +SATISFEITOS?
Estudantes engajados e vendo VALOR na educação. Acredite, a receita é simples: MAIS E MELHORES AULAS‼️
EDUCAÇÃO q gera OPORTUNIDADES: o ensino em tempo integral ->🧵
A proposta é que a escola seja conectada à realidade do jovem e ligada ao desenvolvimento de suas competências cognitivas e socioemocionais, tão abaladas pela pandemia...
Um ambiente que busca a capacitação social dos estudantes!
É uma escola que ESCUTA o aluno!
No dia a dia serão incluídas aulas práticas, laboratórios e orientações de estudo
Por isso é necessário ampliar o dia escolar de 4-5h para 7-9h/dia
Chega da desculpa ‘não sei pq estou aprendendo isso’
Por passarem + tempo na escola é evidente q os custos irão aumentar... 💰
BOLSONARO QUER UM DESCONTO NA CONTA DE LUZ DEPOIS DE INTERFERIR NA PETROBRAS ⚠️
Uma ideia coberta de 'boas intenções', mas os resultados já são bem conhecidos 🤯
Vou explicar em detalhes como essa ‘ajudinha’ pode ser prejudicial a você. Me acompanhe 🧵
Vamos voltar lá para 2012, na MP 579:
A medida renovou antecipadamente as concessões de empresas geradoras e transmissoras que venceriam em 2015, desde que elas aceitassem ter os preços DEFINIDOS pela Aneel
Quer renovar? Aceite aqui minhas regrinhas...
Mas calma q tem mais...
A legislação ainda reduziu encargos, previu subsídios e indenização dos investimentos p/ concessionárias
O objetivo era baixar o preço da energia entre 16%-28%, assim o país ficaria + competitivo. Isso é o que contavam, né?
Competição com preços pré-definidos e subsídio? 😖😕
Vimos q fechar escola ñ é a solução para controlar os surtos de #covid
Até msm os países q mantiveram escolas fechadas por pouco tempo estão detectando diferenças de aprendizado
Trago aqui VÁRIOS ESTUDOS q comprovam esse IMPACTO negativo 🧵
Com poucas medidas de restrição, os países europeus registraram:
🇳🇱 Holanda: a média de novos aprendizados foi ZERO
🇩🇪 Alemanha: o tempo de estudo caiu de 7,4h para 3,6h/dia
🇧🇪 Bélgica: DIFERENÇA de 18% de aprendizado entre diferentes escolas
Mas há grupos ainda piores...
As crianças + prejudicadas são as em situações de vulnerabilidade ou refugiadas de guerra
E aquelas cujos pais têm menor escolaridade terminaram as aulas online sabendo MENOS do q no início da pandemia
Realidades à parte, a matéria da @theconomist confirma outro estudo, da @FGV