Bom dia. Vamos ao pequeno fio com informações sobre o debate interno no IBGE sobre a possibilidade de realização do Censo em 2021. Lá vai:
1) Há um movimento interno no IBGE, que gerou a proliferação de manifestos nos Estados e localidades onde há equipes: manifestos de coordenadores de informática, de coordenadores operacionais, dentre outros, sugerindo a não realização do Censo neste ano em função da pandemia
2) A questão posta foi: como contratar 200 mil pessoas em meio ao aumento de infectados e mortos pela Covid? Muita gente trabalharia até doente em função da crise de emprego e renda familiar.
3) Foi feito um teste (ou pré-teste) do próximo Censo em Engenheiro Paulo de Frontin, município do interior do Rio de Janeiro, que foi suspenso porque uma diretora de escola faleceu e o prefeito foi pressionado para paralisar as aulas presenciais.
4) Esse movimento para adiar o Censo teve início no RS e vem se ampliando. A direção do IBGE ignorou o apelo interno. Os pesquisadores precisam usar colete, máscara e face shield e no teste realizado em Frontin, todos narraram dificuldades para enxergar a tela do celular.
5) O Censo na área amazônica tem que ter contratação de barqueiros, é preciso ter helicóptero para chegar às aldeias indígenas e o ingresso nas aldeias, nesse momento, é muito mais complexo e difícil.
6) Se os membros de uma comunidade não participam por medo da contaminação é preciso pagar “acompanhantes” dos pesquisadores para ingressarem em conglomerados urbanos. Tais questões não vieram à público
7) A Presidente do IBGE que acaba de pedir demissão achava que poderia ser feito o Censo por telefone. Mas, outro acontecimento embaralhou os planos dela: a PNAD Contínua (PNADC) atingia apenas 50% das pessoas a serem entrevistadas, em alguns lugares, apenas 40%.
8) Os técnicos do IBGE souberam que a ex-Presidente foi para Brasília para conseguir os recursos para o Censo deste ano. Havia muita apreensão. Ela simplesmente não ouvia nenhum coordenador.
9) Não respondeu os 30 ofícios enviados pelo sindicato da categoria – ASSIBGE – e se fechou com seu núcleo duro, formado por ex-diretores do BNDES e um diretor aposentado (acreditam que ele poderá ser o próximo Presidente do IBGE), Eduardo Luiz Gonçalves Rios Neto
10) O diretor de informática, David Wi Tai, foi contaminado pelo Covid19 e veio a falecer. A atual coordenadora do centro de disseminação de informações do IBGE era uma técnica terceirizada, o que revela dificuldades na composição das funções gerenciais e de coordenação do IBGE
11) Os servidores do IBGE estão informando as bancadas parlamentares sobre os riscos de realização do Censo em 2021. Contudo, parlamentares defendem a realização do Censo como parte da denúncia do corte de gastos do governo federal. Enfim, o mundo gira e a Lusitana roda. (FIM)

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Rudá Ricci

Rudá Ricci Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @rudaricci

29 Mar
Nota dos Policiais Antifascismo:

"Surtos como o do Soldado Wesley ocorrido ontem, 28, na Bahia, são cada vez mais comuns entre os militares estaduais, a falsa condição de super herói, a despersonificação institucional do indivíduo, a precária ou ausente assistência psicossocial"
1) (cont.) "(...) os abusos de autoridades, a lida com mazelas sociais em seu modo mais bárbaro criam um contexto que adoecem mentalmente os trabalhadores da segurança pública. "
2) "O falso estigma do guerreiro super herói faz com que a maioria dos policiais e bombeiros militares não procurem o precário apoio psicológico e social disponível (quando há), sob pena deste serem constrangidos entre seus pares e seus superiores."
Read 6 tweets
27 Mar
Sobre o perfil da presidente do IBGE que acaba de se demitir, recebi o seguinte relato:

"Estamos comemorando!

Entrou arrogante, apadrinhada do Paulo Guedes. Disse que ia modernizar o IBGE com pesquisas telefônicas e o Censo seria seu teste. (...)"
(Cont. 1): "Logo concordou em reduzir os custos do Censo de 3,4 bilhões para 2,3.
Não adiantou explicar que respostas por telefone e internet não funcionam. Muito pouco e complicado para pesquisas sociais. (...)"
(Cont. 2): "Ela discordou, destituiu diretores de pesquisa, informática, geociências e Executiva. Retirou a chefe de comunicação. Trouxe gente de fora e fechou um grupo de cúpula que tudo decidiu e desprezou o conhecimento e os pareceres dos técnicos. (...)"
Read 8 tweets
21 Mar
Boa tarde. Estava conversando com minha filha e ela disse que hoje é dia de paredão no BBB. Então, decidimos fazer um paredão nosso e postar no Instagram do Instituto Cultiva. Se você quiser votar, é só acessar. A questão: quais seriam os candidatos pela esquerda e direita?
1) PELA ESQUERDA:

A) Caçador de Likes: adora memes e petições online. Está sempre bem na fita, faz selfie com youtubers e influencers, mas nem sabe direito o que é esquerda
2) Ainda pela esquerda:

B) Estilo BBB: chora muito quando pensa que não é querido. É arrogante quando acha que é querido. No fundo, só quer o prêmio final e o sucesso pessoal
Read 11 tweets
20 Mar
Lá vamos nós para o fio desse sábado: os dados da recém pesquisa nacional realizada junto aos moradores de favelas brasileiras. Image
1) O impacto da pandemia sobre a até pouco tempo o orgulho dos moradores de favela é brutal. A fome retornou e a dependência de doações de alimentos para sobreviver desmantela qualquer expectativa positiva
2) O Brasil possui 16 milhões de pessoas vivendo em favelas: 8 em cada 10 moradores conhecem alguém que foi contaminado pelo COVID19 Image
Read 14 tweets
17 Mar
Prometi um fio sobre a pesquisa Datafolha que todo mundo está comentando. Dei algumas entrevistas, principalmente para rádios (daqui, do RS e de PE). Vou resumir minha observações. Lá vai.
1) Primeiro, os dados: a) 54% reprovam desempenho de Bolsonaro na pandemia; b) 22% aprovam; c) 43% dos entrevistados acreditam que Bolsonaro é o principal culpado pela situação da crise sanitária.
2) Quase metade da população brasileira acredita que o Presidente é quem deve dar respostas para enfrentar a pandemia. Então, temos, neste momento, uma baliza: entre 40% e 50% dos brasileiros desacreditam e criticam Bolsonaro; e entre 20% e 30% o apoiam.
Read 10 tweets
14 Mar
Ontem foi um final de dia bem chato aqui no Twitter. Um pastor do PDT postou uma comparação esdrúxula entre Vargas, Brizola e Ciro Gomes. Eu contestei e ele foi deslizando para o ataque pessoal. Eu revidei na mesma moeda e... descambou. Eu o bloqueei. (continua)
Soube por amigos que são evangélicos que ele continuou me atacando pelo Twitter e chegou a afirmar que sou filiado a um partido, o que não é verdade. O que percebo é que o estilo bolsonarista de ser inundou o meio político brasileiro. Criticar é ser identificado como inimigo
Mas, não é uma inimizade fortuita, mas uma identificação de ataque mortal. Nesse sentido, o inimigo tem que ser atacado em toda sua extensão. No meu caso, facilito a vida desse pessoal porque respondo na mesma intensidade. O que lhes deixa ensandecidos. É parte do meu sadismo
Read 6 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!