Lidar com a pandemia tem sido cada vez mais difícil. Passamos a ter diversas preocupações ao mesmo tempo, seja com a vida financeira, social ou pessoal e até com fatores externos, os quais não controlamos. E é normal que isso gere gatilhos para uma crise de ansiedade. ⬇️
Os sintomas mais comuns de uma crise são: falta de ar, suor nas mãos, dor no peito, tremores, tensão muscular e tontura.
Os gatilhos que causam as crises de ansiedade são diferentes para cada pessoa, e elas podem acontecer a qualquer momento, durando, em média, 40 minutos. Quando você estiver tendo uma crise, é importante parar e realizar algumas técnicas:
🔹 Lembre-se de respirar: Respire mais devagar, de forma tranquila e profunda. Quando estamos ansiosos, a respiração acelerada aumenta a sensação de desespero. Controlar a respiração é uma técnica muito eficiente para aliviar a crise de ansiedade.
🔹 Controle o pensamento: Tente desviar a atenção do que lhe causou a crise. Pense em um momento em que você estava feliz, se imagine em situações relaxantes. E se mantenha consciente de que toda crise de ansiedade é passageira.
🔹 Busque relaxar: Coloque um som ou uma música relaxantes para se acalmar. Você também pode sentir texturas que lhe tragam conforto, como passar a mão em um travesseiro.
🔹 Relaxe os músculos: A tensão muscular aumenta em uma crise. Faça alongamentos e movimentos para aliviar a tensão da musculatura dos braços, ombros e pescoço.
Você pode repetir os passos até conseguir controlar a ansiedade. E caso você tenha crises recorrentes, é muito importante procurar ajuda profissional para que isso não atrapalhe sua rotina ou qualidade de vida.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Portal Drauzio

Portal Drauzio Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @drauziovarella

18 Mar
Com o agravamento da pandemia no Brasil, médicos e especialistas em saúde têm recomendado o uso de máscaras que se ajustem melhor ao rosto e tenham melhor capacidade de filtração, como a PFF2. Entenda a diferença entre cada tipo de máscara e quais usar:
😷 MÁSCARA DE PANO
Vantagens: Essa máscara protege quem está ao redor. Como podem ser reutilizadas, têm baixo custo.
Desvantagens: Só é eficiente quando todas as pessoas no ambiente a utilizam. Se uma pessoa infectada estiver sem, colocará os demais em risco.
Indicação: Deve ser usada em locais onde há baixo risco de contágio. Ex: se você for caminhar ao ar livre, pode usá-la.
Cuidados: A máscara de pano deve ser de boa qualidade e estar ajustada ao rosto. Lave-a com água e sabão a cada uso, e a descarte em caso de furos ou rasgos.
Read 10 tweets
17 Mar
Olhe para o seu braço direito. Essa marca característica é resultado da aplicação da BCG, primeira vacina que tomamos ao nascer. Ela foi a protagonista do primeiro calendário de vacinação organizado pelo Ministério da Saúde, em 1977, graças ao Programa Nacional de Imunizações. ⬇️
Antes da criação do PNI, a imunização era responsabilidade dos estados. Com isso, apenas os estados mais desenvolvidos conseguiam comprar vacinas e planejar calendários de vacinação, deixando boa parte dos brasileiros vulnerável a doenças para as quais já existiam vacinas.
O PNI mudou essa realidade, mas infelizmente, ele não vem sendo respeitado hoje. Estamos vivendo uma questão inédita: a politização na área de vacinação.
Read 4 tweets
23 Feb
Nunca uma vacina foi tão aguardada e desenvolvida com tamanha rapidez e segurança quanto as vacinas contra a #covid_19. Por enquanto, duas estão sendo administradas no Brasil: a 'CoronaVac' e a 'Oxford'. Venha entender um pouco mais sobre as suas diferenças:
A CoronaVac, produzida pela Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, utiliza o vírus inativado, mesmo processo usado nas vacinas contra gripe e hepatite A. Isso consiste em usar o vírus já "morto" para que ele não se replique e cause a doença quando entra no organismo.
Mesmo assim, sua presença estimula reações do sistema de defesa, que passa a produzir anticorpos. A Anvisa estabelece que o esquema de imunizações é de duas doses, com intervalo entre duas e quatro semanas.
Read 6 tweets
12 Feb
Tá todo mundo cansado.

Temos vivido uma crise social, política, econômica e, desde 2020, de saúde pública. O aumento de sentimentos como angústia e desesperança entre a população brasileira confirma que é impossível falar sobre saúde mental sem falar de política. ⬇️
Atritos virtuais, brigas na família, violência verbal e física. Embora o clima conflituoso não tenha começado no país em 2018, foi durante a corrida eleitoral daquele ano que as tensões políticas atingiram seu ápice. Não havia certeza sobre o presente nem sobre o futuro.
O ser humano está habituado com a estabilidade, com a segurança. Assim como vivenciar um evento traumático, viver momentos de instabilidade ensina o cérebro a criar mecanismos de defesa para lidar com a realidade.
Read 8 tweets
10 Feb
O movimento antivacina tem crescido cada vez mais. Mas será que há motivos para sentir saudades do mundo antes da existência das vacinas? Os números e a ciência respondem que não. E a gente te explica neste fio:
Nas primeiras décadas dos anos 1900, a expectativa de vida raramente ultrapassava os 40 anos. Isso porque de cada 1 mil nascidos no Brasil, cerca de 150 não chegavam a completar um ano de idade. Sarampo, coqueluche, varíola e poliomielite amedrontavam famílias por todo o país.
A partir dos anos 1960, com a expansão da estrutura de saneamento básico e o avanço científico que permitiu o desenvolvimento de tratamentos e de vacinas para doenças evitáveis, a expectativa saltou para os 76 anos. A poliomielite foi erradicada do Brasil. A varíola, do mundo.
Read 5 tweets
27 Jan
A candidíase atinge até 75% das pessoas com vagina em alguma fase da vida e, embora haja essa confusão, ela não é sexualmente transmissível, uma vez que é provocada por fungos que habitam a própria flora biológica. Segue o fio 🧶
A infecção pode surgir por diversos motivos: queda da imunidade, uso de antibióticos, alteração no pH da vagina, anticoncepcionais, imunossupressores e corticoides, gravidez, diabetes, alergias e HPV (papilomavírus).
Os principais sintomas da condição são:

➡️ Coceira na vagina e no canal vaginal;
➡️ Corrimento branco, com aspecto de leite coalho;
➡️ Ardor ao urinar;
➡️ Dor durante as relações sexuais.
Read 6 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!